Primeiro Passo – Como Decidir o que Vender Online

O crescimento em ritmo acelerado do e-commerce no Brasil mostra além de qualquer dúvida: é um excelente negócio vender online. Se você está considerando começar a sua própria loja virtual, seu primeiro questionamento provavelmente será sobre o quê, exatamente, você deve comercializar. Vamos ver hoje alguns passos para tornar esta escolha mais fácil. Acompanhe:

Seus gostos, conhecimentos e paixões

Se você está começando sem nenhum direcionamento específico, pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar com assuntos que sejam do seu interesse. Avalie dentro das áreas que você mais gosta onde há espaço para o comércio de itens relacionados. O seu know-how sobre determinado assunto é um fator que ajudará a sua loja a se diferenciar dos concorrentes. Além disso, se é muito mais feliz trabalhando com o que se realmente gosta!

Segmentação é fundamental

Imaginemos que você sempre gostou de esportes, e decidiu que venderá artigos esportivos. Como você irá competir com os gigantes do ramo? Seria impossível ir de frente contra empresas grandes e bem estabelecidas. Por isso, procure por segmentos específicos dentro deste mercado para se especializar. Talvez um esporte específico ou mesmo algum tipo de material ou equipamento. Uma loja especializada em hidroginástica, material para yoga ou mesmo camisas de times de vôlei, por exemplo, tem chances muito melhores que uma que tentar vender de tudo.

Apelo junto ao público

Uma vez definida a sua área de atuação, você deve começar a estudar qual será a aceitação do público para os itens. De nada adianta possuir um largo catálogo de mercadorias que ninguém tem interesse! Para isto, estude o seu público alvo. Entenda quais são os seus interesses e necessidades e foque nos itens relacionados a isto.

Margem de lucro

Com uma seleção de mercadorias já definida, levante com alguns fornecedores qual seria o custo de aquisição para cada um deles. Some a isto os seus custos com a loja e compare com o preço que você pretende oferecer na loja. A diferença entre o preço de venda e o seu gasto com cada item é a sua margem de lucro. Se a margem for muito pequena fica complicado lucrar com eles, a não ser que sejam itens com um volume muito grande de vendas.

Sazonalidade

Alguns itens têm demanda constante o ano inteiro, enquanto outros -por uma infinidade de fatores- varia com a estação do ano. Você deve conhecer bem este ciclo antes de tomar decisões. Os itens de demanda perene devem ser priorizados, justamente pela sua estabilidade. Mas isto não quer dizer que mercadorias sazonais devem ser ignoradas. O importante é saber a hora certa de comprar e vender.

Qualidade

Quando você opta por vender um determinado produto, você coloca a sua reputação em jogo. Se o produto é de má qualidade, certamente isto tem implicações negativas para o fabricante, mas a impressão ruim também afeta a sua loja. Afinal, foi uma decisão sua vender aquele produto. Sempre se pergunte se você compraria aquilo, ou daria de presente para alguém sem problemas. Se não, é melhor procurar em outro fornecedor.

Com o passar do tempo, sua linha de produtos irá mudar e se aperfeiçoar naturalmente. Fique atento às métricas de venda de cada item, ao comportamento do seu público alvo e às flutuações do mercado, para saber quando deve incluir itens novos ou deixar de oferecer algum.

Boas vendas!

 


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Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.

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