A importância das categorias de produtos no e-commerce

Como não há nenhum funcionário para ajudar o consumidor durante a compra, toda loja virtual precisa oferecer meios simples de direcionar seus clientes para os produtos que eles desejam. Nesta hora, um bom trabalho de categorização de mercadorias é essencial.

Isso porque as categorias, quando bem elaboradas, tornam a navegação no site mais intuitiva e, consequentemente, permitem que cada produto seja encontrado com mais facilidade e com poucos cliques.

Pense o seguinte: se o usuário chega logo ao produto que ele quer, as chances desta busca se converter em vendas são maiores, certo?

Então, fique por dentro dos benefícios que uma categorização organizada e eficiente pode trazer para o seu e-commerce, auxiliando nos mecanismos de busca interna da loja, na taxa de conversão e na fidelização de clientes.

Busca mais ágil

Quanto menos tempo o usuário levar para encontrar o que procura, melhor. Categorizar os produtos de acordo com suas características, criando filtros e definições de departamento, faz com que as mercadorias possam ser encontradas mais rapidamente.

Para isso, fique atento aos detalhes da categorização. Porém, sintetize sua loja virtual em poucas categorias. Pesquisa feita pela Universidade de Columbia mostrou que quando o consumidor tem uma variedade grande de opções, as chances dele desistir da compra são maiores.

Dessa forma, com uma infinidade de categorias, ele acaba ficando perdido ou indeciso. Por isso, tenha foco na navegação em funil, criando tipos específicos de produtos com informações detalhadas e dividindo as mercadorias em filtros ou por atributos.

Mais opções de produtos

Seu cliente está em busca de um produto que não está na sua loja? Com uma categorização eficiente, seu site pode mostrar, após a busca, produtos semelhantes ao que o usuário deseja. Isso pode despertar o interesse do consumidor, mesmo que a sugestão não seja exatamente o modelo buscado.

Venda de produtos similares

A categorização dos produtos também ajuda no cross-selling, uma técnica de venda em que a loja virtual aproveita para oferecer um artigo complementar ou relacionado ao que o consumidor buscou.

Se você tem um e-commerce de eletrônicos, por exemplo, e o cliente quer comprar um celular, sua loja pode sugerir produtos como cases e películas para proteger o aparelho. Dessa forma você incentiva o cliente a fazer uma compra maior.

Promoções por categorias

Ao definir os tipos de produtos e separá-los por categorias, fica mais fácil realizar promoções segmentadas. Assim, é só estabelecer um parâmetro para determinar a regra da promoção.

Esta estratégia é muito eficiente para aproveitar a sazonalidade do segmento em que você atua ou quando é necessário diminuir o estoque de determinado produto.

Aparência mais profissional

A organização por meio das categorias também ajuda a vender. Isso porque um site organizado tem uma aparência mais profissional, o que passa confiança ao consumidor. Ele se sente seguro na hora de comprar e acaba fechando negócio.

Agora que você já sabe da importância das categorias, é só colocar estas dicas em prática. Está com dúvidas sobre como realizar a categorização dos seus produtos? Então clique aqui e veja como é fácil usar a ferramenta da iSET.


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