Conheça a importância do checkout transparente

Imagine que você está em uma loja e, após decidir levar um produto, o atendente informa que você precisa preencher uma série de formulários e que o pagamento deve ser feito lá do outro lado da rua. Com certeza você vai desistir da compra, além de pensar duas vezes antes de voltar ao comércio, certo?

Quando o assunto é experiência de consumo, quanto maior a agilidade e menor a burocracia, melhor. E isto vale não só para as lojas físicas, mas para as virtuais também. Por isso é tão importante contar em seu e-commerce com o checkout transparente, sistema que permite ao consumidor pagar suas compras sem deixar o site da loja.

Para quem ainda não está familiarizado com a ferramenta, veja a importância e algumas vantagens de contar com este serviço no seu negócio.

 A importância do checkout para o e-commerce

Muitos empreendedores se preocupam em atrair público para os seus sites e mostrar seus produtos, aumentando a chance de venda. Nesse contexto, imagine que um consumidor entrou na sua loja virtual, visualizou vários produtos, escolheu a melhor oferta e decidiu comprar.

Com o objetivo da venda quase completo, só falta ele finalizar o pedido. Porém, nesse momento, você direciona o seu potencial cliente para outra página, pede diversas informações desnecessárias e isso acarreta na desistência da compra por parte do consumidor. Ou seja, todo o seu trabalho foi jogado fora!

Para evitar isso, tenha em mente que o checkout é um passo importante na venda e não pode ser desprezado de forma alguma. É nesse processo que todo o seu trabalho será convertido em lucro.

Inclusive, uma pesquisa feita pelo Baymard Institute, com e-commerces dos Estados Unidos, aponta que a taxa média de abandono de carrinho foi de 69,23%. Desse número, os principais motivos foram:

  • custos extras (frete, impostos, entre outros) — 61%;
  • necessidade de criação de cadastro — 35%;
  • processo de checkout longo e complexo — 27%;
  • dificuldade em calcular o valor total do pedido — 24%;
  • erros da plataforma online — 22%;

Com esses dados, fica evidenciada a extrema importância de se preocupar em oferecer um checkout transparente, fácil e intuitivo.

As vantagens de ter um checkout transparente

Mostramos a importância de criar o checkout transparente e agora vamos identificar as vantagens dessa estratégia. Confira!

Maior agilidade

O checkout é um momento crítico na compra, pois envolve uma série de decisões do consumidor — qual a melhor forma de pagamento, em quantas vezes é possível parcelar, o valor do frete e quais tipos de entrega. Por isso, o serviço deve ser claro, assertivo e contar com facilitadores.

Do contrário, se além de passar por todas estas etapas, o cliente ainda for levado a outros sites para completar passos adicionais — geralmente com a requisição de informações que poucos sabem de cor (como o número do cartão de crédito, por exemplo) —, ele desistirá da compra na hora.

Por outro lado, com o checkout transparente, o consumidor fica no seu e-commerce durante todo o processo de compra, sem a necessidade de cadastro em páginas intermediárias de pagamento.

Uma vez que o número de etapas na parte final da compra é reduzido, o número de taxa de abandono de carrinho pelo checkout ser muito longo, reduzirá bastante. Assim, é possível garantir uma experiência de consumo mais direta e integrada. Sem contar que a transação será mais transparente, com mais clareza nas mensagens de confirmação e melhor orientação no final do processo.

Maior facilidade

Checkouts que não são integrados à loja virtual costumam ter a interferência de telas pré-formatadas e pop-ups. Se ao navegar na internet, seja qual for o site, já é chato ser interrompido por uma janela pop-up, imagine na hora da compra.

Outro problema gerado pelos pop-ups é que estas janelas externas podem efetivamente atrapalhar o processo de compra na medida em que a abertura das janelas é bloqueada por muitos navegadores, dependendo da configuração. Neste ponto, é de extrema importância otimizar o checkout, fazendo do seu site e do módulo de pagamento algo único.

Desse modo, garantir transparência e agilidade em todos os processos do seu e-commerce — principalmente na hora de fechar o negócio — com certeza vai fazer com que você fidelize clientes e aumente sua taxa de conversão.

Maior sensação de segurança

Muitos consumidores ainda têm receio de disponibilizar seus dados pessoais e bancários na internet, visto os casos de roubo de dados, quando a empresa não investe em certificados de segurança. Por isso, no momento de finalizar a compra, ser direcionado para outra página fora do site pode causar certo medo e fazer com que o cliente desista do pedido.

Dessa forma, investindo em um checkout transparente, o cliente tem a certeza de que está operando somente dentro do e-commerce, com todos os seus dados seguros.

Maior possibilidade de personalização

Com o checkout inteiramente dentro da sua plataforma, se torna possível personalizar a página e fazer testes, reduzindo a taxa de abandono. Você pode, por exemplo, alterar a cor dos botões, a disposição das informações, os textos utilizados e o próprio design da página.

As alterações são importantes, pois permitem avaliar quais são as melhores opções. O que atrai mais o seu público-alvo e o faz tomar a decisão de compra dentro do seu site.

A melhor maneira de fazer um checkout transparente

Para criar um checkout transparente, você deve seguir os seguintes passos:

  • insira todas as etapas dentro do site;
  • reduza ao máximo o número de páginas durante o checkout;
  • exiba todos os produtos selecionados no carrinho;
  • para a confirmação do pedido, exiba todas as informações relevantes;
  • disponibilize opções de pagamento e envio;
  • invista em certificado de segurança para o site;
  • otimize o preenchimento de dados (login pelas redes sociais é uma dica);
  • invista em um chat online para tirar dúvidas no momento da compra.

Todas essas ações ajudarão a minimizar a desistência da compra, fazendo com que mais vendas sejam concluídas e que o lucro do seu empreendimento aumente.

O aumento das vendas pelo checkout transparente

Como vimos em nosso artigo, diante das possibilidades que a internet oferece, muitos consumidores utilizam os e-commerces para fazer suas compras, mas o número de abandono de carrinhos é muito grande. Dentro dos motivos, os principais são relacionados ao processo de checkout: número excessivo de etapas, informações solicitadas, demora para fechar o pedido, entre outros.

Sendo assim, oferecer um checkout transparente, com todo o processo ocorrendo dentro do seu site, de forma otimizada, pode aumentar as vendas e reduzir a taxa de abandono de carrinho.

Ficou alguma dúvida sobre a importância do checkout transparente? Então deixe seu comentário e participe dessa discussão!


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