Entenda o que é a taxa de conversão e a sua importância para a sua loja

Ao montar uma loja virtual, é muito importante que sejam acompanhadas algumas estatísticas, também chamadas métricas, para conseguir administrar melhor suas decisões e estratégias. A partir desse acompanhamento, podem ser gerados relatórios com os dados mais relevantes para suas necessidades, e, através da detecção de gargalos poderão ser articuladas melhorias para a loja com um embasamento estatístico.

A iSet, sabendo disso, oferece um sistema de estatísticas de acesso, que pode ser acessado e posteriormente incorporado à sua loja clicando aqui. Estas métricas o ajudarão a fixar metas, analisar a arquitetura da navegação, precificar espaços publicitários, monitorar campanhas, e a gerar relatórios personalizados para suas necessidades particulares. Hoje falaremos de uma métrica que pode ser obtida ao comparar duas estatísticas do seu site: a taxa de conversão.

O que é conversão?

Antes de entendermos o que é a taxa em si, é importante compreender o que é conversão. Toda estratégia tem definidos um ou mais objetivos específicos. A conversão é cada vez que o usuário realiza aquela ação desejada dentro daquela página. Por exemplo, no caso de uma seguradora que trabalha com cotações online, conseguir que um possível cliente faça um orçamento pelo site, pode ser uma conversão. No caso das lojas virtuais, a conversão é geralmente atribuída ao ato da venda, ou ao cadastramento em uma lista.

A Taxa de Conversão

Em uma loja virtual, uma das estatísticas mais importantes é a taxa de conversão. Mas o que isso significa? Ela é uma fórmula utilizada para calcular a frequência com que uma visita em uma determinada loja, se transforma em algo relevante, como o fechamento de uma venda ou uma inscrição em newsletter ou feed. A taxa é calculada em um espaço de tempo predefinido, dividindo-se o número de conversões pelo número de visitantes que acessaram o site naquele intervalo e multiplicando o resultado por 100. Vejamos um exemplo:

A loja virtual ‘X’ obteve 5 mil visitas no mês de outubro. Destes visitantes, 200 concretizaram suas compras.

Taxa de Conversão = Total de Vendas / Visitantes x 100

Taxa de Conversão = 200 / 5000 x 100 = 4%

Neste exemplo, a loja virtual ‘X’ apresentou uma taxa de conversão de 4% no mês de outubro.

Qual a importância disso?

A taxa de conversão é um dos mais importantes indicadores de desempenho que sua loja pode gerar. É uma informação crucial sobre a performance das suas vendas. Portanto, a taxa de conversão deve ser monitorada ao menos uma vez por mês, para que sejam detectados problemas no menor espaço de tempo possível, e possibilitar assim a realização de todos as modificações necessárias, em busca da otimização da conversão de seu site.

Uma variação negativa na taxa de conversão diz que sua loja está vendendo proporcionalmente menos do que no período anterior. De posse desta informação, o lojista pode tomar as devidas providências, como experimentar mudanças no layout, novas estratégias de marketing ou alocação de recursos para divulgação. A cada mudança realizada, podem-se comparar as taxas, para verificar qual configuração render melhores resultados. O aprendizado proporcionado por este comportamento, ensina o lojista sobre o seu público, as estratégias mais adequadas para atingí-lo e práticas melhores para gerir seu negócio. Isto se reflete em uma loja melhor e que vende mais!

Queremos saber se você utiliza essa e outras métricas para melhorar suas vendas! Comente e conte-nos!


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