6 métricas essenciais para se dar bem no e-commerce

Posicionar-se bem e divulgar sua marca é essencial para ter sucesso no mundo do e-commerce. Para se dar bem no comércio digital, você precisa de estratégia de marketing completa, eficiente e financeiramente sustentável. Para isso, é imprescindível saber medir bem os resultados através do acompanhamento de métricas essenciais para o seu site. Por isso, separamos algumas dessas medidas para medir o desempenho do seu site e alcançar ótimos resultados. Confira!

Tráfego

Esse índice visa medir quantas pessoas acessaram o seu site a cada dia. Ter um site atraente, com conteúdo legal, direcionado para o público correto é o primeiro passo para ter um número cada vez maior de pageviews. Lembre-se: este número deve sempre crescer! Se o número de visitantes estiver parado ou caindo, o seu site precisa rever urgentemente a estratégia de marketing para criar pontos de acessos e atrair mais pessoas interessadas!

Origem

Essa métrica visa apontar de onde vieram os cliques no seu site. É recomendado separar essa medição de cliques em dois grupos: links pagos, como os anúncios e links de baixo custo, como pesquisas em sites de buscas, redes sociais e em acessos diretos. O objetivo é que o sua página suba nos rankings dos sites de busca e esteja mais visível nas redes sociais, aumentando o número de acessos através de links gratuitos e reduzindo custos de marketing da sua empresa.

Interação

É essencial que as pessoas interajam com seu site, comentando e divulgando seu negócio. As curtidas, menções, tweets, pins e outras ferramentas ajudam a medir sua popularidade e a levar sua marca para várias pessoas. Essa métrica pode ser calculada assim: divida o (número de interações) pelo (número de visualizações de cada post) multiplicado por 100 (por cento). Quanto mais adequado e inteligente for seu conteúdo, mais interações ele terá nas redes sociais, e consequentemente, mais popular ele será!

Tempo médio

A internet é um mundo repleto de distrações! Fazer com que uma pessoa se interesse no seu site e gaste alguns minutos no seu e-commerce é cada vez mais difícil. Quanto mais tempo os clientes passarem na sua página, eles ficarão mais propensos a pensar na sua empresa na hora de fazer algum negócio! Se o tempo médio for muito baixo, talvez seja necessário rever sua estratégia de marketing, oferecendo um conteúdo mais atrativo e um site com uma melhor funcionalidade.

Taxa de conversão

Ter uma página bem acessada é muito bom, mas será que estes acessos são realmente convertidos em mais vendas? Essa métrica foi feita para responder essa pergunta. Ela é calculada assim: Some o Total de vendas, multiplique por 100, e divida pelo número de visitas. O número resultante é o percentual de aproveitamento. Ou seja, quantos dos seus visitantes se tornam clientes. A Taxa de conversão varia muito dependendo do produto que a loja oferece. Um bom parâmetro de comparação são os números das lojas concorrentes. Sabendo dessa medida, você pode também fixar metas para seu e-commerce e trabalhar a sua estratégia para conseguir melhores resultados!

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Essa métrica é essencial para saber quanto a sua loja gasta com marketing para captar novos clientes. O CAC pode ser calculado somando as Despesas de Marketing e Atendimento, como gastos com divulgação, designers e outros serviços, e dividindo pelo Número de Novos Clientes que o seu e-commerce captou naquele período. Se o CAC estiver muito alto, significa que você precisa rever a sua estratégia para reduzir custos de marketing e uma campanha mais sustentável.

Acompanhe as métricas e faça seu planejamento!

Agora é a sua vez! Acompanhe esses indicadores regularmente para conhecer melhor o potencial do seu site e desenvolver planejamentos de marketing mais efetivos e sair na frente dos seus concorrentes! Gostou das nossas dicas? Então curta, comente, tuíte e compartilhe o nosso blog!

 


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