Dicas para fazer marketing da sua loja online fora da internet

Sem dúvidas, um dos fatores que mais colaboram com o sucesso das lojas virtuais é o domínio sobre marketing digital! Seja com a ajuda de agências especializadas no e-commerce, de plataformas que automatizam processos ou por conta própria, este conhecimento é fundamental.

Presença nas principais mídias sociais, links patrocinados e busca orgânica  para aumentar a audiência do site, e-mail marketing para divulgar as ações promocionais, campanhas de branding a fim de aumentar a credibilidade da marca e falar com o público alvo: esses e outros tantos recursos de marketing online são fundamentais para uma loja virtual conquistar mais consumidores.

Entretanto, é importante perceber que todas as lojas virtuais que realmente se destacam nessa concorrência têm uma boa base e uma gestão que vai muito além do site. Nesse sentido, já pensou como uma campanha de marketing offline pode ser eficaz em conjunto com o seu site? Veja abaixo algumas dicas de como promover sua loja online fora da internet!

Invista na Identidade Visual da sua empresa

Um cartão de visita criativo e papelaria personalizada são ideias simples que geram uma impressão bastante positiva nos clientes. Cartões de visita são uma alternativa barata e, quando possuem uma arte criativa, podem encantar seu futuro cliente já de início. Envelopes personalizados, papel timbrado e etiquetas são outros exemplos interessantes. Uma proposta impressa no papel timbrado da sua empresa e enviada dentro de um envelope personalizado é um toque de atenção e cuidado memorável.

Dependendo da sua área de atuação, a produção de catálogos impressos de produtos pode ser interessante. Dê atenção ao design! Procure um bom profissional de design gráfico para que possa fazer uma arte consistente e bem feita. Um trabalho mal feito pode surtir efeito contrário e comunicar falta de profissionalismo.

Brindes

Apesar de parecer algo muito comum, utilizar brindes para surpreender seu cliente pode ser uma ótima opção. Hoje, é possível encontrar variados tipos de brindes junto aos fornecedores e fugir dos tradicionais “calendário e caneta”. Uma dica importante é pensar em algo que tenha a ver com a atividade da sua empresa e que seja realmente útil para seu cliente. A palavra chave para agradar os clientes com brindes é novidade.

Dê algo útil e inusitado e atrairá a atenção das pessoas. Ainda em relação a brindes, cupons de desconto são sempre bem-vindos! Eles podem ser enviados a seus clientes após uma compra, junto com a mercadoria, ou mesmo caso o cliente tenha apenas se cadastrado no site. Será um incentivo extra para que ele que ele compre em sua loja, além de uma demonstração de atenção e valorização do cliente, assim como os brindes. Você pode e deve contar com o apoio de uma empresa especializada para implementar sua campanha de mala direta

Feiras e Eventos

Participar de feiras e eventos que tenham relação com o setor de atuação da sua empresa é uma excelente forma de marketing offline. Uma opção é levar seu material de divulgação (cartão de visitas, brindes, catálogos de produtos, cupons de desconto) para deixar com possíveis parceiros, fornecedores e clientes. A chave para ter sucesso em feiras e eventos é aprimorar sua rede de relacionamentos. Vá disposto a fazer novos contatos e, principalmente, mantenha esses contatos após a feira.

Boca a boca

Sem dúvida, essa é uma das formas mais baratas e eficazes de divulgar sua empresa. É certo que um cliente satisfeito trará outro cliente. Por outro lado, um cliente insatisfeito pode espantar vários clientes. É imprescindível estar atento à opinião que seus cliente têm da sua empresa.

Uma estratégia que, apesar de ignorada por muitos empresários, traz grandes resultados é um bom serviço de pós-vendas. Sempre que efetuar uma venda, entre em contato com o cliente para saber o que ele achou do produto ou serviço. Você terá muito a ganhar com esse contato:

  • Seus concorrentes provavelmente não entram em contato com os clientes para receberem um feedback. Logo, este será um importante diferencial;
  • É possível efetuar uma segunda venda através desse contato;
  • Aumentam as chances de que o cliente o indiquem para outras pessoas;
  • Se o cliente estiver insatisfeito, você saberá em quais pontos deve melhorar e terá a chance de compensar seu cliente, transformando-o de um cliente insatisfeito em um consumidor fiel.

Somando essas ações com a sua iniciativa de marketing online, sua empresa certamente estará sempre presente na mente de seus clientes!

Já implementou alguma destas estratégias? Teve bons resultaos? Compartilhe suas experiências conosco!

 


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