Descubra como lucrar mais através do ecommerce de nicho.

Conhecer o público que se deseja atingir é o primeiro passo para se iniciar qualquer comércio. Para ter sucesso, é preciso entender a quem se destina o produto que você pretende vender, a fim de direcionar suas estratégias de marketing de maneira mais certeira. No e-commerce sabemos que estes conhecimentos precisam ser ainda mais estudados, ainda mais se você se especializar em um mercado específico.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre o e-commerce de nicho e como você pode direcionar as suas táticas para lucrar mais. Se interessou? Então confira o texto na íntegra:

Como funciona o e-commerce de nicho: exemplo e conceito

Vamos começar com um exemplo: uma pessoa que entra em uma loja física para comprar sapatinhos de crochê para bebês, até pode sair de lá com um brinquedo, mas na internet o processo é diferente. O indivíduo faz uma busca mais focada no produto que ele deseja e quanto mais informações úteis o site tiver, mais interesse ele terá em permanecer naquela página.

Se você fosse desenvolver um site de vendas para esse produto você precisaria saber o gênero, faixa etária, nível de escolaridade, classe social e profissão das pessoas que buscam por este tipo de produto. É preciso, então, ter um perfil detalhado para direcionar o conteúdo que deverá publicar no site, atraindo a atenção dessas pessoas.

Com essas informações também é possível definir o layout e os recursos necessários, como o tipo de imagem, cor, tipografia e template mais atrativos e funcionais para esta audiência.

Isso é o e-commerce de nicho: encontrar um segmento específico de vendas no varejo virtual e investir nele. E qual a vantagem de reduzir o seu leque de produtos? Ao focar em uma especialidade, você se diferencia dos demais sites de venda, que oferecem de tudo, tem mais domínio do mercado e atrai um público mais interessante e fiel ao seu negócio.

O e-commerce de nicho facilita o posicionamento da marca

Voltando aos sapatinhos, se essa é a sua especialidade e você deseja vendê-los na internet, colocá-los em um site que vende outros produtos destinados a bebês vai fazer com que eles sejam apenas mais um item da lista. Agora, criar uma plataforma específica para a venda deles, mostrando as diversas opções de modelos e cores vai destacar a sua marca no universo virtual.

Esse posicionamento preciso da marca facilita a comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente – peças-chave para o sucesso dos comércios virtuais.

Produção mais eficaz e segmentada

Quando você conhece bem o seu público e tem um bom relacionamento com ele fica mais fácil identificar o tipo de produto que vai atrair a sua atenção, direcionar sua energia produtiva para esse caminho e, dessa forma, otimizar as vendas.

Fidelização do cliente

Todo esse esforço em reconhecer as necessidades do cliente, seus hábitos e interesses possibilita estreitar os laços e trazê-lo cada vez mais para perto da sua marca.

Desenvolver uma relação de proximidade com os seus clientes faz com que eles nunca abandonem a marca e tenham sempre o seu produto como referência.

Publicidade mais direcionada: maior retorno de campanhas

A publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação, já que ela está diretamente ligada ao público que se pretende atingir. Por isso, você garante mais conversões, uma vez que consegue focar os anúncios, por exemplo, no caso dos sapatinhos de crochê, eles apareceriam em sites e blogs sobre maternidade – pessoas com muito potencial de compra.

E você, está pensando em especializar o seu comércio eletrônico em algum segmento específico? Compartilhe com a gente suas ideias e dúvidas! Até a próxima!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *