Como ter uma gestão de estoque no e-commerce de sucesso

Uma das principais reclamações dos clientes de e-commerce está ligada ao atraso nas entregas das mercadorias. Mas o que muita gente não sabe é que esses atrasos, algumas vezes, não são culpa apenas da distribuição, podendo ter sua origem no estoque da loja.

Uma gestão de estoque no e-commerce eficiente é imprescindível para qualquer negócio, pois — além de deixar os itens bem organizados — influencia diretamente na saúde financeira da empresa. No entanto, a atividade de gerir bem um estoque não é tão simples assim.

No post de hoje vamos oferecer algumas dicas de como ter uma gestão de estoque de sucesso. Quer saber mais? Confira:

Defina como será o seu estoque

Primeiramente, você precisa saber se terá um estoque físico dos seus materiais ou se eles ficarão com o seu fornecedor. Quando você opta por não gerir o estoque, eles ficam com o fornecedor e você só compra os produtos à medida que a demanda vai surgindo. Você pode optar por fazer a gestão do estoque de forma tradicional, o que requer mais atenção e planejamento.

Gerencie os indicadores

Os indicadores são uma das principais formas de ter uma visão mais ampla do seu estoque. É através deles que você consegue identificar pontos importantes como sazonalidade, taxa de obsolescência, índice de rupturas (quando o estoque disponível não é o suficiente para atender aos pedidos) e oportunidades de melhorias.

Com os indicadores, você tem maior conhecimento de sua operação e possui uma base sólida para o processo de tomada de decisão.

Faça inventários cíclicos

Os inventários são uma excelente forma de controle do seu estoque e podem ser ainda mais eficazes quando feitos periodicamente — em alguns casos, até diariamente. O inventário cíclico permite que os problemas sejam detectados mais rapidamente, aumentando a chance de descobrir quais são as causadas daquela anomalia e até mesmo estabelecer ações rápidas para controle e resolução do problema.

Os inventários também auxiliam a manter um saneamento constante do estoque, identificando quais itens estão obsoletos.

Tenha critérios de endereçamento

Todo estoque é dividido em ruas e números, que são chamados de endereço. O ideal é que as mercadorias com alto giro estejam mais acessíveis, enquanto as de baixo giro podem ficar em endereços mais altos. Assim, a retirada desses produtos com maior saída se torna bem mais fácil.

Além disso, deve existir a preocupação de estocar cada item no seu devido lugar. Isso ajuda a evitar furos, perda de tempo procurando os materiais, perda de produtividade e até mesmo atrasos no envio da mercadoria.

Saiba comprar

Para fazer uma boa gestão do estoque, é fundamental saber comprar. Comprar grandes quantidades de itens que não possuem giro pode fazer com que você eleve seus custos de estoque, ocupe um espaço maior do que o que precisa e ainda comprometa o seu capital de giro e o fluxo de caixa.

Por outro lado, comprar poucas quantidades de itens que tem muita saída pode causar rupturas no seu estoque e afetar consideravelmente o seu nível de serviço de atendimento de pedidos.

Como podemos perceber, a gestão do estoque do seu e-commerce vai muito além de guardar seus materiais em um espaço e reflete em outras áreas da sua empresa também. Portanto, fazer uma gestão de estoque adequada, além de organizar melhor as rotinas da empresa, pode trazer vantagem competitiva para o seu negócio, visto que as taxas de não atendimento de pedidos são reduzidas drasticamente, além de fazer com que você tenha mais capital disponível em caixa para investir em outras áreas.

O que achou do nosso artigo de hoje? Como é feita a gestão de estoque do seu e-commerce? Conte pra gente através dos comentários!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Um comentário em “Como ter uma gestão de estoque no e-commerce de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *