10 marketplaces que podem impulsionar seu negócio

Você já ouviu falar no conceito de marketplace? Talvez você não o conheça por esse nome, mas provavelmente já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de estratégia na internet.

Marketplaces são ótimas ferramentas utilizadas para ajudar as lojas virtuais de pequeno ou médio porte a alavancar suas vendas e alcançar um público muito maior.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue conosco!

O que é marketplace?

Imagine uma pequena vendinha de sucos localizada em uma rua de uma cidade do interior. Apesar do pouco movimento, a vendinha consegue se sustentar, mas não obtém o lucro que gostaria.

Um dia, vários outros empresários donos de vendinhas de sucos se juntam para ocupar um lugar numa praça de grande movimentação, que passa a ser conhecida como a “Praça do Suco”, cujo local é visitado por pessoas interessadas em provar os diferentes tipos de sucos da região.

A vendinha entra nesse negócio e agora ganha o dobro ou o triplo, apesar da concorrência no mesmo local.

Essa história pode ser considerada uma analogia a um marketplace. pois, basicamente, estamos falando de locais na internet que reúnem vários e-commerces e lojistas para divulgarem seus produtos para uma audiência bem maior. 

Os melhores marketplaces do mercado

Abaixo, listamos 10 dos marketplaces mais famosos do Brasil para alavancar de vez o seu negócio. Confira:

Elo7

A Elo7 é um marketplace especializado em produtos artesanais dos mais diversos nichos, desde produtos para festas de aniversário até roupas e objetos decorativos.

Esse marketplace exige do empresário que a loja virtual seja incorporada na própria plataforma.

Estante Virtual

Estante Virtual é um marketplace especializado em sebos e livrarias. O site fornece um serviço de loja virtual para sebos localizados no Brasil inteiro e faz a integração com o estoque físico dessas empresas.

Mercado Livre

O Mercado Livre é, talvez, o marketplace mais conhecido do Brasil. O site reúne todos os tipos de produtos comercializáveis e também representa uma ótima opção de divulgação para micro e pequenos empresários.

Nele, produtos de todos os tipos podem ser vendidos, mas devem ser cadastrados dentro da própria plataforma, a exemplo da Elo7. Assim, apesar de poder ter uma loja virtual fora do Mercado Livre, será preciso criar outra lá dentro.

Submarino

O Submarino é um marketplace brasileiro muito popular, mas funciona de modo diferente dos outros citados na lista.

O sistema do Submarino funciona com uma API inserida na sua loja virtual, que passa a disponibilizar os seus produtos na listagem do próprio Submarino.

Extra

Assim como o Submarino, o Extra possui um sistema de marketplace no mesmo sistema de API, listando seus produtos dentro do próprio Extra.

Podem ser listados produtos de diversas categorias por lá, atraindo milhares de visitantes por dia.

Casas Bahia

Outro marketplace que funciona no mesmo sistema é o das Casas Bahia.

A diferença é que as Casas Bahia aceitam menos categorias de produtos do que as outras listadas acima – livros, por exemplo, não costumam ser vendidos por esse marketplace.

Ponto Frio

Com 12 milhões de acessos mensais, o Ponto Frio é outro marketplace nacional de grande importância, especialmente para quem trabalha com móveis ou eletrodomésticos.

O sistema do Ponto Frio é similar aos já listados e tem uma oferta de produtos parecida com o das Casas Bahia.

Tanlup

O Tanlup é um marketplace focado em artesãos. Um dos seus diferenciais em relação ao Elo7 é que, apesar de ser um centro para reunir o trabalho dos artesãos, o Tanlup também permite que a loja virtual do seu usuário tenha um domínio próprio.

Holipet

Outro bom exemplo de marketplace de nicho (mostrando que esse tipo de empreendimento não precisa ser generalista) é o Holipet, destinado a reunir petshops, lojas e prestadores de serviços ligados a animais domésticos, sendo que  Ongs também podem ser listadas.

Hotmart

A Hotmart é um marketplace focado principalmente em infoprodutos. Tudo que é comercializado nessa plataforma é digital e reúne milhares de produtores, criadores e profissionais do mais diversos nichos de mercado

O que achou da nossa seleção de marketplaces? Ficou interessado em algum para ajudá-lo a divulgar o seu negócio? Comente conosco!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *