Por que a minha marca precisa vender online?

Conforme dados coletados pela Ebit, somente em 2014 foram realizados mais de 83 milhões de pedidos em lojas virtuais, com um faturamento de 28,8 bilhões de reais. Se não vender online na atualidade, certamente sua empresa está perdendo dinheiro.

Se você possui um produto ou serviço de qualidade, e tem capacidade para atender seus clientes satisfatoriamente pela internet, está na hora de começar a planejar como marcar presença nesse meio.

Caso ainda esteja em dúvida, separamos a seguir alguns tópicos interessantes para você verificar como vale a pena vender online. Confira até o final e descubra por que ter uma loja online é um excelente negócio.

Sua empresa passa a funcionar 24h sem parar

Numa loja física, há limitações com relação ao horário de funcionamento. Já no meio virtual, enquanto você e seus funcionários estão dormindo, a loja continua aberta para os internautas, que podem realizar as compras normalmente.

Quando acordar, basta conferir os pedidos, direcionar para os setores responsáveis e tomar as providências para a entrega.

Limites geográficos são irrelevantes para vender online

No momento em que passa a oferecer seus produtos na internet, você projeta sua marca em nível global. É bem certo que, a depender do tipo de produto que comercialize e as suas possibilidades logísticas, talvez não seja algo desejável. Mas, no mínimo, o seu limite de atuação deixa de ser seu bairro ou cidade, expandindo-se para outras cidades, estados e para todo o país.

É importante frisar que essas pretensões devem ser bem estudadas e planejadas, afinal, para que sua loja tenha sucesso você precisa realmente ser capaz de honrar com os compromissos assumidos.

O alcance e valorização da marca são potencializados

A projeção da sua empresa no meio virtual torna seus produtos e serviços disponíveis para milhares, talvez milhões de pessoas. Depende apenas da sua estratégia de divulgação e da forma usada para conquistar a credibilidade no mercado.

Estar presente na internet permite às pessoas que elas encontrem o que precisam, o que inclui o produto ou serviço que você oferece, ainda que nunca tenham ouvido falar da sua empresa. Isso aumenta significativamente o reconhecimento e a valorização da marca.

Haverá maior dinamismo e agilidade para promoções

No decorrer do ano existem diversos momentos especiais, nos quais as pessoas têm uma maior tendência a adquirir produtos, principalmente para presentear. Na expectativa de conquistar esse público, a maioria das grandes companhias lança campanhas publicitárias em rádio, TV, jornal etc.

Estando na internet você também poderá criar essas campanhas e atrair muito clientes, sem precisar gastar fortunas com publicidade. É possível lançar promoções online que entram no ar imediatamente após alguns cliques, tanto com o Google Adwords quanto por meio do Facebook Ads. Tudo isso com um investimento não muito alto. Quem determina os limites é você.

Existem baixos custos de manutenção 

Se a sua loja for vender online exclusivamente, você estará eliminando custos com aluguel e todas as despesas que acompanham a manutenção de um espaço físico. Por outro lado, se já possui uma loja física, ao criar um site você estará duplicando a sua capacidade de atendimento a um custo bem inferior.

Além disso tudo, vender online tem mais um benefício: a praticidade no monitoramento e na projeção de vendas. Todas as plataformas conhecidas atualmente contam com relatórios detalhados, com possibilidade de exportar para planilhas, segmentar por data, produtos, campanhas. Com todos esses dados em mãos, fica fácil identificar o que está dando certo e investir cada vez mais em melhorias para alavancar o seu crescimento.

O que achou dessas dicas para ajudar você a tomar a decisão de ter sua loja online? Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais e poder esclarecer também outras pessoas!


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Equipe iSET

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