Saiba a importânca de definir personas para seu e-commerce

Para que as estratégias de venda e marketing, por exemplo, sejam bem sucedidas, é necessário que se conheça melhor o público para o qual a comunicação será direcionada. Nesse sentido, a definição de personas não só é fundamental, como também é um dos fatores cruciais para o sucesso do negócio.

No post de hoje vamos falar sobre esse assunto, explicando qual é a importância de definir uma persona para o seu e-commerce. Quer aprender um pouco mais a respeito do tema? Então continue conosco e confira a seguir!

O que é a persona?

Podemos definir uma persona como a criação de um personagem fictício, mas que reflete de forma mais precisa quais são os hábitos, as preferências e as necessidades de seus clientes em potencial.

Sendo assim, a definição de persona visa identificar, em detalhes, qual é o perfil perfeito para comprar os seus produtos.

Qual a diferença desse conceito para o de público-alvo?

Apesar de as ideias serem parecidas, o conceito de público-alvo é mais amplo. Ou seja, ao definir o público-alvo, você cria um certo perfil de quais são os prováveis clientes do seu negócio. Por exemplo: jovens adultos, de 25 a 30 anos; com ensino superior em andamento, ou concluído; residentes na região “x”; com um estilo mais informal. Nota-se, que, apesar dos detalhes, esses dados não são suficientes para criar uma estratégia mais precisa.

A definição de persona, por sua vez, utiliza mais detalhes, que direcionam melhor a criação de campanhas, e podem ser obtidos fazendo algumas perguntas mais específicas, tais como:

  • Quais são as necessidades dos meus clientes?
  • Quais são as principais reclamações com relação aos concorrentes?
  • O que o meu negócio pode fazer para resolver esse problema?
  • Quais redes sociais essas pessoas mais utilizam?
  • Com que frequência usam lojas virtuais para realizar compras?

Por que a definição de personas é importante para o e-commerce?

Como dissemos, a definição de personas é fundamental para o sucesso do negócio, que vem como consequência da melhora no relacionamento com os clientes. Sendo assim, existem inúmeras razões para a realização dessa atividade. Dentre os principais benefícios, podemos citar:

Definição mais precisa do tom da comunicação

Quando se sabe melhor quem é a persona, fica mais fácil definir qual será o tom da comunicação que será utilizada. Por exemplo: se a persona é uma pessoa jovem, com um estilo despojado, a comunicação pode ser totalmente informal, bem próxima e utilizando algumas gírias, principalmente nas redes sociais.

Melhora na comunicação

Além de melhorar o tom da conversa, a identificação da persona ajuda a tornar a comunicação mais direcionada e precisa, de forma que chame a atenção do destinatário e desperte o seu interesse.

Criação de campanhas de marketing e divulgação mais precisas

Outra grande vantagem da definição de personas é que ela ajuda a elaborar e-mails, posts para as redes sociais e promoções bem mais atraentes para os clientes. Ou seja, torna-se possível criar ações mais eficazes, sem que seja necessário investir uma quantia muito grande de dinheiro.

Como você pode ver, a definição de personas é um aspecto essencial para o marketing do seu e-commerce e a forma como você se relaciona e atrai os seus clientes. Mas, para que ela seja eficiente, é preciso ter cuidado com “achismos” e outras definições que não possuem muito embasamento, na hora de determinar esses perfis.

O que achou desse post? Suas dúvidas foram esclarecidas? Utilize os comentários para expressar suas questões e opiniões sobre esse tema!


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