Entenda qual é a diferença entre marketplace e loja virtual

Nem todos sabem a diferença entre marketplace e loja virtual, pois ambos são canais de venda pela internet. Contudo, apesar de serem semelhantes, apresentam significativas diferenças.

De acordo com o E-bit e ABComm, o faturamento dos negócios virtuais foi superior a R$ 41,3 bilhões em 2015, e para 2016 a previsão de crescimento é de 18% em relação ao ano anterior.

Nesse cenário promissor, trouxemos no post de hoje informações relevantes para você entender tanto os marketplaces quanto as lojas virtuais, descobrindo também as vantagens de cada um desses formatos. Acompanhe!

Diferença entre marketplace e loja virtual

Em linhas gerais, loja virtual é um modelo de negócio de uma única marca, enquanto o marketplace é semelhante a um shopping center, em que vários vendedores estão reunidos para comercializar em um só portal.

Vantagens do Marketplace

  • Visibilidade

A visibilidade de um marketplace é superior à de uma loja virtual. Isso ocorre porque os marketplaces investem em divulgação e apresentam um leque maior de produtos (e vendedores) quando comparado a um e-commerce, que precisa de tempo para amadurecer e consolidar a marca junto ao consumidor.

Um marketplace pode contabilizar milhões de acesso por mês, o que dificilmente ocorre com uma loja virtual com menos de seis meses de mercado. É como comparar uma pequena lojinha na rua com um grande supermercado em que os consumidores estão mais propensos a comprar.

  • Baixo investimento

Lembra da parte da divulgação feita pelo marketplace? Você não paga a mais por ela. Nem por isso, nem por questões relacionadas a segurança, tecnologia da informação entre outros fatores que deveriam ser pagos por uma loja virtual.

  • Crescimento da marca

Dentro de um marketplace a marca pode criar conteúdo exclusivo, fazer promoções e traçar uma estratégia de crescimento, principalmente por ter custos que você conseguirá prever. Dessa forma, é possível estabelecer metas escaláveis e chegar até elas.

Vantagens da Loja virtual


  • Maior alcance de consumidores

A loja virtual permite aumentar o alcance da marca em relação ao marketplace. Isso porque é possível trabalhar apenas com a imagem de sua marca de forma mais exclusiva, investir em SEO e outras técnicas de marketing especificamente, sem ter que dividir com outros vendedores.

  • Maior possibilidade de personalização

Uma loja virtual permite que o gestor possa modificar o layout, adicionar ferramentas, entre outras medidas personalizadas para o seu público-alvo — algo que nem sempre é possível em um marketplace.


  • Maior margem de lucro

Isso vai variar conforme os custos de plataforma e a manutenção. Contudo, geralmente as margens de lucro são maiores em uma loja virtual do que no marketplace por não haver intermediadores.


  • Menor custo de manutenção

Comparado a uma loja física, a loja virtual demanda menos custos, uma vez que não há vendedores, não há o custo de manter um ponto, entre outros. Também é possível automatizar processos (inclusive de marketing), ganhando tempo e trazendo dinamismo ao negócio.

Em suma, a diferença entre o marketplace e a loja virtual está relacionada aos recursos e à visibilidade que eles oferecem. Você pode optar por ambos ou aquele que mais se encaixe em suas necessidades mercadológicas e investimentos disponíveis.

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