Veja como fidelizar clientes no e-commerce em 4 passos

Muitos empresários não sabem, mas fidelizar clientes pode ser de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar novos, segundo Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing no mundo.

Isso se deve porque o cliente já conhece os produtos e construiu um relacionamento com a marca, e portanto não é necessário investir tantos recursos se comparado com ações para atrair um novo consumidor. Sem contar que eles correspondem a cerca de 65% do faturamento de uma empresa, são peças fundamentais para a evangelização da marca e têm o poder da propaganda com o famoso  “boca a boca”, recomendando os produtos e serviços para amigos e familiares.

Apesar de ser menos trabalhoso fidelizar ou manter um cliente fidelizado, também é necessário dispor de algumas estratégias, com ações que buscam estreitar o relacionamento e deixar o consumidor sempre com a ideia de que comprar na sua loja significa fazer um bom negócio.

Para te ajudar, a seguir vamos mostrar como fidelizar clientes no e-commerce em 4 passos. Confira!

1º Passo: atendimento

Muitas empresas preocupam-se apenas com o atendimento no momento da compra, e se esquecem de que o atendimento pós-venda é essencial para que o cliente retorne outras vezes na loja.

Portanto, é muito importante que se invista na preparação dos funcionários para atender os clientes e saber solucionar problemas que podem vir a ocorrer depois da compra, de maneira rápida e eficiente.

Além disso, é imprescindível dispor de vários canais de atendimento para que o consumidor entre em contato com a empresa, caso necessite. Hoje em dia, existem várias opções para isso, como o chat online, telefone, redes sociais, e-mail, entre outros.

2º Passo: programas de fidelidade

Os famosos programas de fidelidade podem ser uma ótima alternativa para fidelizar clientes no e-commerce e dar um tratamento diferenciado aos consumidores que já compram com frequência na sua loja.

Geralmente, um programa de fidelidade premia clientes por meio de um processo de pontuação, ou seja, quanto maior o número de produtos ou valor de compras realizados pelo consumidor, mais pontos ele ganhará. Depois de acumular determinada pontuação, ele poderá trocar por prêmios, itens da loja, descontos, etc.

É interessante, também, criar um clube exclusivo para aqueles clientes mais fiéis, de forma que eles tenham mais vantagens como descontos ou brindes e atendimento diferenciado pela sua empresa.

3º Passo: cupons de descontos

O cliente adora quando sente que está levando alguma vantagem em uma compra, e os cupons de descontos podem ser uma ótima alternativa para isso.

Os cupons também podem ser uma forma de presentear os clientes aniversariantes, de lembrar aqueles que compraram apenas uma vez na sua loja ou até mesmo fazer com que o consumidor que abandonou o carrinho de compras decida por finalizá-la com o benefício do desconto.

4º Passo: redução no valor ou prazo de entrega

O e-commerce dá ao consumidor um mundo de opções. São centenas de lojas vendendo produtos semelhantes, e como consequência, o cliente analisa qual a melhor empresa para realizar suas compras. Portanto, pequenos diferenciais podem determinar a escolha e assiduidade do consumidor na sua loja.

Que tal reduzir o valor do frete? Veja se é viável para sua loja. Uma boa dica é realizar a entrega grátis a partir de determinado valor da compra. Analise, também, se é possível fazer com que o prazo de entrega seja encurtado, afinal, se o cliente estiver precisando rapidamente de um produto, isso pode fazer toda a diferença.

Mas atenção, é muito importante o prazo prometido seja cumprido, não há nada mais desmotivador para um consumidor do que receber o pedido com atraso, e isso com certeza será um bom motivo para que ele jamais volte à sua loja.

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