Veja quando e como migrar uma loja virtual

Há diferentes opções e perfis de plataformas de e-commerce, mas nem sempre a escolhida se adapta às demandas do negócio. De acordo com a fase que a loja virtual está passando, há sempre um tipo de plataforma que favorece aos objetivos de crescimento no médio e longo prazo. A migração pode ser, então, a melhor saída para as lojas virtuais.

Saiba quais fatores levar em conta e como migrar uma loja virtual. Acompanhe!

Quando mudar a plataforma da loja virtual?

Exceto se você tiver iniciado sua loja já em uma plataforma mais complexa, será preciso pensar em uma forma de evoluir cedo ou tarde, pois a infraestrutura e a tecnologia da atual vão se tornar, crescentemente, incompatíveis.

A necessidade de migração depende de como a plataforma atende às demandas do negócio. Mas há fatores importantes a avaliar, como:

Instabilidades na plataforma atual

Eis o ponto mais crítico em lojas virtuais. Bugs e instabilidades podem ser frequentes, contudo, alguns deles são facilmente resolvidos. O problema é perceber uma frequência maior nesses inconvenientes, impactando negativamente as vendas.

Atendimento às expectativas de crescimento do negócio

O negócio possui um planejamento eficaz, com perceptível crescimento? Que bom! O próximo passo é avaliar até quando a plataforma atual será capaz de corresponder à escalabilidade da loja virtual. Se for uma plataforma destinada ao início do negócio, em algum momento, será necessário considerar a migração.

Propagandas persuasivas de outras plataformas

Outras plataformas parecem muito melhores e mais completas? Isso é normal; é essa a função da propaganda. Mas, se as plataformas anunciantes focaram mais nos pontos negativos da concorrente, é hora de repensar a parceira.

Você deve fazer um comparativo justo entre suas opções, sem se deixar levar pelas tentativas de convencimento, e analisar os pontos positivos de outras plataformas, para determinar qual delas consegue suprir suas expectativas.

Quais os riscos de migrar de plataforma?

A migração nem sempre é 100% efetiva contra falhas. Há sempre alguns riscos, entre os quais podemos listar:

  • a instabilidade, mas é importante salientar que ela pode ocorrer apenas durante os primeiros dias;
  • o investimento e o tempo de migração, que podem ser maiores do que você esperava;
  • a adaptação às mudanças, que vai impactar as equipes e a ligação com outras ferramentas de mensuração de resultados.

Como migrar uma loja virtual?

Inicialmente, é preciso conhecer as opções, avaliar o atendimento e as soluções de segurança das possíveis plataformas. Além disso é preciso se atentar aos seguintes tópicos:

Migração de dados

Será necessário exportar produtos, conteúdos, lista de clientes, listas de e-mails e pedidos. Por isso, é importante questionar o fornecedor da nova plataforma a respeito de informações sobre:

  • provedor;
  • capacidade de armazenamento;
  • possibilidade de expansão;
  • processo de migração dos dados.

Dessa forma, é possível se preparar e evitar dores de cabeça.

SEO

A migração requer cuidado com as URLs, principalmente se houver um trabalho extenso de SEO e um bom ranqueamento nos mecanismos de buscas. Nesse caso, a nova plataforma deverá oferecer suporte para manter os mesmos endereços ou direcioná-los de forma eficaz.

Formulários

Durante e após a migração, é preciso certificar-se de que formulários e e-mails estão funcionando adequadamente. Um eficiente sistema de backup não deixa que os gestores percam o controle dos formulários e listas de endereços, permitindo configurá-los no novo sistema.

TTL (Time to Live)

Antes da migração, é importante acessar a conta do provedor e atualizar os registros DNS. Dessa forma, o TTL é reduzido e os visitantes não acessam a loja virtual pela plataforma antiga, mas pela nova.

Testes

Testes são fundamentais na migração. Eles ajudam a encontrar erros durante o processo e a verificar se a nova plataforma está corretamente conectada a seu:

  • e-commerce;
  • intermediador de pagamento;
  • sistema de segurança e demais áreas.

Quais as vantagens de mudar de plataforma?

Em linhas gerais, é possível enfatizar a modernização do negócio, sobretudo quando associada a novas ferramentas de gestão, monitoramento e medição de resultados. Tudo isso dará um suporte maior para o crescimento do negócio e a busca por novos nichos de atuação.

Esperamos que esse post seja útil para tirar suas dúvidas sobre como migrar a loja virtual. Aproveite e assine nossa newsletter para receber sempre conteúdo interessante.


Comentários

Comentários

Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *