3 coisas que podem estar faltando na sua loja virtual

O e-commerce ainda é uma forma de comércio que está em pleno desenvolvimento. Além de dar oportunidade a diversos tipos de produtores, dos menores aos maiores, essa forma de fazer negócios também apresenta alguns desafios. Por exemplo, é bastante comum que alguns lojistas, sobretudo os menores, apenas abram sua loja online e já comecem a operar, sem se preocupar com alguns aspectos básicos desse tipo de empreendimento.

Por mais que essa iniciativa e disposição seja necessária para qualquer empresa, existem alguns processos e sistemas importantes, que podem contribuir muito para o crescimento de sua loja. Veja a seguir 3 coisas que podem estar faltando na sua loja virtual:

Descrições de produto personalizadas

As descrições de cada produto em sua loja virtual são imprescindíveis para que seus consumidores tenham boas experiências de compra. Muitas das barreiras enfrentadas em razão da distância entre o consumidor e o produto podem ser solucionadas dessa forma.

Quanto melhor a descrição dos produtos, mais segurança terá o cliente em relação à compra, e mais negócios serão fechados. Por essa razão, evite a todo custo utilizar descrições genéricas, que podem ser encontradas em outras lojas virtuais.

Tome um tempo para criar descrições apuradas, personalizadas e detalhadas de cada um dos produtos oferecidos. Você verá que valerá a pena o esforço.

Estratégia de e-mail marketing

Uma boa estratégia de e-mail marketing começa bem antes da primeira compra de seus clientes. Por exemplo, você pode oferecer um campo em seu site para que consumidores interessados se inscrevam para receber notícias, promoções e catálogos virtuais da loja. Além disso, esses cadastros preliminares e de clientes efetivos devem ser ao máximo segmentados, para que futuramente você possa, inclusive, desenvolver diferentes estratégias de marketing — a depender do público que quer atingir.

Por isso é importante colher informações como faixa etária, região de residência, áreas da loja pelas quais o cliente tem interesse, entre outras informações.

É também importante evitar alguns erros comuns em e-mails de marketing, como uma frequência excessiva de mensagens (que pode gerar aversão em sua clientela), bem como o envio de mensagens muito genéricas e não personalizadas com o nome do cliente, por exemplo.

Pós-venda eficiente

Poucas lojas virtuais realmente se preocupam com o pós-venda, mas esse pode ser justamente o que te diferencia de outras lojas de e-commerce. Para não errar no pós-venda, é necessário continuar o atendimento ao cliente da melhor maneira possível. Para isso, envie pesquisas de satisfação e solicite comentários de feedback sobre o produto; solucione eventuais incongruências entre o que o cliente esperava e o que ele recebeu para mantê-los e fidelizá-los; monitore os níveis de satisfação e insatisfação de seus clientes ao longo do tempo, para aprimorar seus negócios no futuro, entre diversas outras táticas que você pode estabelecer para tornar o cliente sempre um comprador efetivo.

O que achou dessas dicas? Experimente incorporar algumas delas em seus negócios e aproveite para aumentar suas vendas! Ainda tem dúvidas ou sugestões? Deixe aqui nos comentários. Aproveite para ler também como fazer uma gestão de estoque de sucesso no e-commerce.


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