4 motivos para levar a sua loja física para internet

O mercado digital não para de ganhar espaço no Brasil e a tendência é que o varejo online continue crescendo no país. Só no primeiro semestre de 2013 o aumento registrado foi 24% maior do que no mesmo período do ano passado. No total, foram mais de R$ 12,74 bilhões de gerados pelos e-commerces e a quantidade dos pedidos chegou a 35,54 milhões, o que equivale a um crescimento de 20%. Como se não bastasse, a previsão é que o faturamento até o final de 2013 chegue a mais de R$ 28 bilhões.

Esses números, por si só, seriam bons motivos para qualquer lojista investir em uma filial virtual. No entanto, não nos contentamos apenas com os índices percentuais e listamos algumas outras razões para você expandir os negócios e ingressar de vez no mercado e-commerce. São muitas as vantagens, pode acreditar!

Acompanhamento das tendências de mercado

A tecnologia mudou as formas de consumo e quem não se adequa às novas exigências do mercado, infelizmente perde boas oportunidades de negócio. Levar uma loja física para o ambiente virtual significa modernizar as práticas comerciais, alcançar mais visibilidade e usar as ferramentas tecnológicas a favor do crescimento da empresa. Lembre-se que o e-commerce veio para ficar. Ele não é uma moda passageira e sim o melhor instrumento para acompanhar as tendências do mercado com todo o dinamismo que o contexto atual exige.

Ampliação da cartela de clientes

Você está muito enganado se estiver pensando que o público da sua loja física é o mesmo que compraria na sua loja virtual. Isso pode até acontecer esporadicamente, mas o perfil do e-consumidor é bem diferente do perfil do cliente convencional. Eles podem até buscar os mesmos produtos, mas os métodos que adotam são distintos.

O e-consumidor procura acima de tudo comodidade. Se ele compra pela internet, é porque não tem tempo ou vontade de ir até a loja física. Isso significa que ao abrir as portas de sua loja virtual, provavelmente cartela de clientes irá não só aumentar, como também diversificar.

De acordo com relatório feito pela e-bit, o número de e-consumidores cresceu bastante, inclusive na classe C. Hoje já são aproximadamente 37,6 milhões de clientes virtuais no Brasil. Observe que mercado expressivo! Você não gostaria de ter uma pequena parte desses e-consumidores comprando na sua loja? Pois é! Isso só será possível se você montar o seu e-commerce.

É barato levar a sua loja física para a internet

Que empreendedor não sonha ampliar a sua presença no mercado? Abrir filiais costuma estar nos planos de negócio, mas além de requerer um grande investimento, esse acaba sendo um projeto passível de concretização a longo prazo.

Abrir uma filial virtual, pelo contrário, é um processo bastante desburocratizado, que demanda pouco tempo e baixo investimento financeiro. Se você já tem uma loja física, é mais simples ainda, afinal você já possui estoque, fornecedores e funcionários. Só falta mesmo dar o pontapé inicial para lançar o seu e-commerce.

Lojas online são fáceis de gerenciar

Como qualquer negócio, as lojas online exigem bastante cuidado na gestão, mas essa tarefa acaba sendo mais fácil do que administrar empreendimentos físicos. Já existem no mercado, plataformas de lojas virtuais que apresentam um painel de controle completo, com interface simplificada e múltiplos recursos para gerir os negócios e organizar as rotinas da loja.

Opte por uma plataforma que ofereça relatórios administrativos, controle de estoque, monitoramento de pedidos, otimização nas ferramentas de busca, análise de risco, cálculo automático de fretes, cadastro detalhado de produtos, dentre outras funcionalidades que facilitem no dia a dia da sua empresa. Se você escolher a plataforma certa, sua loja tem grandes chances de ser um sucesso.

E aí, está convencido de que levar a sua loja física para a internet é um bom negócio? Ainda não? Então só mais um argumento: lojas online são ideais para quem quer faturar muito. Vai continuar marcando bobeira? Invista no mercado digital! Ele pode te levar longe.

Para aprender mais dicas para o seu ecommerce, continue ligado no blog da iSet!


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