5 dicas para gerenciar uma agência de marketing e publicidade

Gerenciar uma agência de marketing e publicidade pode ser uma tarefa muito trabalhosa. São diversos projetos para serem desenvolvidos, alguns funcionários para coordenar e clientes para atender. 

Então, como administrar a empresa e ainda garantir que ao final do processo você terá resultados interessantes e um bom ambiente de trabalho? Como melhorar seus resultados se eles não estiverem satisfatórios? A seguir, listamos cinco dicas para gerenciar sua agência de marketing, confira!

1.Tenha um planejamento

Um dos pilares de uma agência de marketing ou publicidade é ter um planejamento. Para fazer um plano de negócio, é essencial que você tenha em mente quais são os objetivos e metas da empresa, além de como fará para alcançá-los.

Além disso, é importante documentar os processos e as experiências da agência para que posteriormente se analise o que funcionou e que não deu certo. Assim, o planejamento poderá melhorar cada vez mais.

2. Mantenha sua equipe informada

Para que tudo saia como planejado, é fundamental que seu time esteja ciente de todos os processos de sua empresa. Mesmo que nem todos os funcionários participem de todas as etapas, é importante que eles compreendam o que está sendo produzido no ambiente.

Com a equipe trabalhando de forma integrada, as chances de ser feito um bom trabalho na agência aumentam. Afinal, quando o indivíduo sabe de suas responsabilidades, do que deve ser entregue a ele e como deve ser o produto final, o desenvolvimento das tarefas fica mais fácil.

3. Valorize seus colaboradores

Além de informar seu time sobre os processos da agência, é importantíssimo engajá-lo! Todas as pessoas que gerenciam um número de funcionários  não somente na área de marketing, mas em qualquer campo  sabem que um colaborador incentivado produzirá algo muito melhor do que um indivíduo que é desmotivado a cada dia.

Dessa forma, é imprescindível que a empresa valorize seus funcionários e dê recompensas para aqueles que se dedicam ao negócio. A gratificação pode ser em forma de reconhecimento na instituição, prêmios e bonificações financeiras.

4. Conheça e controle suas finanças

Para gerenciar uma agência de marketing e publicidade, você deve conhecer suas finanças! Ou, pelo menos, ter alguém responsável por conhecê-las e controlá-las.

Se for sabido qual é o orçamento da empresa, quais são as despesas, se os pagamentos estão em dia e qual é o fluxo de caixa da agência, as atividades serão melhor planejadas e executadas.

Além de ter essas informações, é indispensável controlar as finanças para que elas não sejam desperdiçadas. Se a parte financeira estiver em dia, todas as outras atividades ficarão mais fáceis de ser pensadas e realizadas!

5. Invista em softwares de gestão de projetos

Atualmente, eles podem ser um grande diferencial na agência. Cada cliente tem um projeto com suas particularidades, e organizar estas características (custos, prazos, objetivos etc.) em um software pode ser muito mais simples, deixando os afazeres mais ordenados.

A empresa pode escolher um software de sua preferência para documentar as informações de cada campanha. Assim, ela garante que a comunicação será mais ágil, com as singularidades sendo compartilhadas com todos.

A visualização do planejamento ficará mais clara quando ele for estruturado na plataforma e, consequentemente, será mais simples de acompanhar o desenvolvimento das ações. Dessa forma, você também poderá ver o progresso de sua agência!

Administrar uma agência de marketing e publicidade realmente pode ser uma função muito árdua. Porém, algumas ações são capazes de facilitar este trabalho, como fazer um planejamento das realizações da empresa ou investir em um software que organize seus diversos projetos.

E você, gostou de nossas dicas para gerenciar uma agência de marketing e publicidade e está pronto para colocá-las em prática? Compartilhe nosso artigo com seus amigos nas redes sociais!


Comentários

Comentários

Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *