5 estratégias para fidelizar clientes no e-commerce

Cada vez mais, as lojas virtuais estão buscando compreender o comportamento do consumidor. Nesse sentido, é primordial traçar as estratégias mais eficientes para melhor atendê-los, afinal, fidelizar clientes no e-commerce é um desafio diário para qualquer empresa.

A concorrência está cada vez mais acirrada, independentemente do nicho de mercado. Isso é reflexo do aumento crescente das compras online, e se destacar em meio a essa competição é um desafio.

Por isso, preparamos 5 estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. Continue a leitura para conferir quais são elas!

1. Ter excelência no atendimento ao consumidor

Um dos requisitos que os consumidores levam em consideração é se a loja virtual tem um bom suporte para eventuais dúvidas ou problemas.

Uma grande variedade de canais de atendimento ― chats online na própria plataforma ou nas redes sociais, e-mail e telefone ― fará com que o consumidor tenha mais confiança em sua marca.

Além da estruturação sólida do atendimento, procure solucionar as demandas de maneira rápida e efetiva, pois essa será sua oportunidade de encantar os clientes.

2. Oferecer um mix de produtos exclusivos

Não são só os canais de atendimento que precisam ser variados, o seu mix de produtos também.

Oferecer um mix de produtos exclusivos poderá se tornar um diferencial perante os seus concorrentes. Independentemente do nicho de atuação do seu e-commerce, os clientes geralmente acabam optando por lojas que tenham uma variação maior de produtos, além, em alguns casos, de priorizarem empresas que ofertem produtos exclusivos.

Se sua empresa não traz novidades constantes para os consumidores, o interesse deles em sua loja pode diminuir. Como consequência, eles podem procurar o concorrente. Isso não é interessante para o seu negócio, certo? Por isso, procure inovar na oferta do mix de produtos.

3. Disponibilizar várias formas de pagamento

O fato de o seu e-commerce contar com várias formas de pagamento fará com que o consumidor enxergue esse ponto como um benefício e diferencial perante as outras lojas.

Permitir que o consumidor pague por um produto utilizando dois cartões de crédito, por exemplo, trará mais comodidade para ele. Além disso, ofertar o pagamento com “apenas 1 clique” fará com que o consumidor ganhe mais agilidade no momento da finalização de suas compras.

4. Surpreender na entrega dos produtos

Comodidade é um termo muito associado às lojas virtuais, já que, com alguns cliques, os consumidores podem comprar praticamente qualquer produto sem sair de casa.

Mas se por algum motivo a entrega desses produtos não for feita da maneira esperada, isso fará com que toda essa comodidade acabe se tornando um incômodo para os consumidores.

Garanta a qualidade na entrega dos produtos dos clientes: procure estruturar bem a logística da sua loja virtual, assegure que o estoque esteja correto e evite que haja informações divergentes.

Como na maioria das vezes o cliente precisa esperar que o produto seja entregue, uma opção interessante é possibilitar a retirada na própria loja física. Isso unirá o melhor de dois mundos: a comodidade da compra online e o produto em mãos de maneira rápida da loja física.

5. Fidelizar clientes no e-commerce por meio de brindes

Surpresas positivas sempre serão bem-vindas, por isso, busque maneiras de superar as expectativas dos consumidores.

A ansiedade pela espera do produto pode ser recompensada com o envio de um brinde para o consumidor. Além dos brindes, poderão ser ofertados descontos exclusivos.

Compreender o comportamento dos consumidores é a base para o desenvolvimento dessas estratégias. Por isso, sempre pesquise e converse com essas pessoas para entender quais são as suas necessidades e busque solucioná-las.

A ação de fidelizar clientes no e-commerce é realizada por meio do bom relacionamento com os clientes em qualquer etapa do processo de contato com sua marca.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de ler nosso artigo sobre a importância do pós-venda para reforçar ainda mais o relacionamento com os consumidores.


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Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.