5 motivos para investir em ecommerce

O ecommerce, ou comércio eletrônico, invadiu o dia a dia das pessoas. Não é a toa! Cada vez mais pessoas estão preferindo a comodidade de comprar em casa no lugar do corre-corre das ruas e shoppings. As lojas virtuais, entretanto, oferecem muito mais do que praticidade e comodidade ao consumidor. Também oferece muitas vantagens para o lojista!

Separamos neste post os principais benefícios para quem quer empreender no oceano azul que é o ecommerce. Confira:

São milhões de oportunidades

O comércio via internet é um dos setores que mais crescem na economia. Segundo o Sebrae, são mais de 30% ao ano. A estimativa é que o setor tenha um faturamento de R$ 35 bilhões em 2014, para um público de cerca de 60 milhões de e-consumidores. É praticamente 1 terço da população brasileira conectada fazendo compras. Mesmo com ótimos números, ainda há uma grande parcela da população que nem começou a acessar a internet.

O advento de smartphones e tablets de baixo custo, além das conexões 3G cada vez mais acessíveis está mudando este panorama. O Brasil está cada vez mais conectado! Com isto, o mercado de ecommerce também não para de crescer.

Flexibilidade e controle

O ecommerce oferece um nível de controle muito maior para o empreendedor. Seja no acompanhamento de vendas, gerência de estoque ou monitoramento do consumidor, as ferramentas online possibilitam uma gestão mais inteligente e maior controle sobre os processos da empresa.

Com um bom sistema de loja virtual, administrar as vendas, fornecedores e faturamentos se torna uma missão muito mais simples! É possível gerar -com facilidade- relatórios completos, aprimorando suas estratégias e controlando seus investimentos. O sistema pode também gerenciar seu estoque, atualizando a disponibilidade de produtos em tempo real. É possível até controlar um estoque a partir de múltiplas localidades. Isto permite que sejam usados produtos de estabelecimentos parceiros dentro da sua loja automaticamente!

Outro aspecto que ajuda o lojista é a capacidade de entender seus clientes e segmentar seu público. Coletando dados e preferências do seu consumidor, se consegue promover conteúdo, direcionar promoções e otimizar seu site baseado nos gostos e preferência do seu público. Receita certa para bons resultados.

Exposição da marca e do produto

No mercado online, expor sua marca e torná-la reconhecível é uma tarefa mais fácil. Não há necessidade de orçamentos milionários e investimentos em ônibus e outdoors. Ferramentas como o AdWords do Google e Facebook Ads permitem que se faça a exibição de comerciais direcionados para o público específico da sua loja. Há ainda o universo das redes sociais, que são uma ótima solução para promover e engajar seu público.

Retorno sobre investimento mais rápido

No ecommerce o investimento inicial para começar seu negócio é muito mais baixo. O custo para se criar uma loja online é pequeno e não envolve gastos como aluguel e reforma de espaços, que são indispensáveis às lojas físicas. Como é rápido e barato começar a sua operação, os retornos também vêm com maior agilidade!

Como não estão amarradas à estrutura física do varejo tradicional, o ecommerce também reage mais rápido às mudanças no mercado. Fazer promoções ou alterar o seu mix de produtos, seja em função de uma oportunidade favorável ou mesmo à sazonalidade é um processo rápido e de baixo custo nas lojas virtuais.

Seja para estender a atuação da sua loja física ou começar um novo negócio, o investimento no ecommerce mostra-se cada vez mais uma ótima opção para os empreendedores.

O que você acha dessa história? Já tem experiência com o varejo online? Acha que é o futuro ou apenas uma moda passageira? Deixe seu comentário!

Quer começar no mundo do ecommerce? Fale com a iSET!

 


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *