6 dicas para aproveitar melhor sua mala direta

Engana-se quem pensa que a mala direta é coisa do passado. Este tipo de correspondência comercial continua a ser uma ótima ferramenta de relacionamento, pois como o nome já diz, fala diretamente com o consumidor, inclusive os que curtem comprar no comércio eletrônico.

Quando enviada por meio da internet, a mala direta serve como um complemento para a estratégia de e-mail marketing. Esta medida torna o informativo mais prático de ser enviado e mais eficaz, já que permite a mensuração dos seus resultados em dados concretos.

Se usada com critério, a mala direta ajuda na conquista de novos clientes e na ativação de antigos, no aumento das vendas, na construção da marca da sua empresa e na expansão do seu negócio.

Veja aqui seis dicas que separamos para você utilizar a ferramenta de forma eficiente no seu e-commerce.

Acerte na mensagem

A mala direta precisa ser relevante, convincente e motivadora. Não há uma fórmula mágica, mas ao elaborar a mensagem e o formato do informativo você deve pensar no produto que será ofertado, possíveis descontos e condições de pagamento; na linguagem a ser utilizada, que deve estar de acordo com seu público-alvo; e nos benefícios que você vai propor aos clientes.

Use uma mensagem direta, com frases claras e concisas, e escolha elementos visuais que chamem a atenção, sempre com imagens de boa qualidade do seu produto ou serviço. Uma mala direta bonita e funcional tem muito mais chances de ser assertiva.

Mande no momento certo

Para trazer resultados efetivos, a mala direta precisa ser enviada no momento certo. Mandar muitos e-mails a esmo pode fazer com que o destinatário ache sua mensagem chata e inconveniente.

Primeiro avalie os aspectos do seu negócio, como se há uma época em que o seu cliente está mais disposto a comprar ou se o que você vende está relacionado a uma data comemorativa em que as pessoas compram mais.

Outros ótimos momentos para o envio da mala direta são lançamentos de novos produtos e liquidações. Se for aniversário do cliente, aproveite para mandar uma oferta especial para ele, ou envie descontos exclusivos aos seus consumidores mais fieis.

Segmente os destinatários

A plataforma do seu e-commerce com certeza oferece ferramentas para identificar o padrão de consumo dos clientes que já estão cadastrados.

Estas ferramentas permitem que você identifique, por exemplo, os tipos de produtos mais comprados ou pesquisados por cliente.

Assim, quando uma área da sua loja virtual estiver em liquidação, você pode enviar uma mala direta com algumas ofertas apenas para os consumidores que buscaram produtos deste segmento.

Evite que sua mensagem seja considerada spam

Sabe o que geralmente acontece com mensagens com apenas uma imagem ou arquivos em anexo? Elas acabam na pasta de lixo eletrônico dos destinatários. Para não correr este risco, sua mala direta deve conter também links para que os clientes possam visualizar as imagens.

Outra medida importante, principalmente na hora de preparar o informativo a possíveis novos clientes, é fornecer um link de auto-exclusão da sua lista de endereços. Lembre-se que muitos programas de e-mails (como o Outlook) barram as mensagens que não têm esta opção.

Pense em estratégias para captar mais clientes

Se você considera a sua base de clientes pequena, desenvolva uma estratégia criativa para alimentar sua própria lista de endereços.

Por meio de sorteios e promoções, é possível captar mais contatos de pessoas interessadas em seus produtos. Seu site também deve ter uma página de cadastro com um formulário fácil de ser visualizado e acessado.

Não compre listas de e-mails. Dessa forma, além de não queimar cartucho com consumidores sem potencial para serem clientes da sua empresa, você evita de mandar sua mala direta para endereços que vão classificá-la como spam.

Verifique os resultados

Na hora de mandar o informativo, utilize um sistema que forneça dados estatísticos sobre o retorno das ações.

Assim, você identifica quantas pessoas abriram o e-mail, quantas clicaram nos links para acessar sua loja e quantas realizaram a ação final desejada.

Estas informações são importantes para que você identifique os melhores momentos para enviar os e-mails e quais são os formatos de mensagens mais adequadas para cada tipo de cliente.

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