Defina uma estratégia de marketing para empresas familiares

Independentemente da sua empresa ser de grande, médio ou pequeno porte, criar estratégias de marketing para empresas familiares é fundamental para profissionalizar e destacar o seu negócio no mercado. Entretanto, por onde você pode começar?

A princípio, é fundamental conhecer bem a sua marca, quais os seus valores, sua cultura, sua missão e sua visão que regem a empresa familiar. Após essas definições, é possível criar um plano de marketing claro e conciso. As dicas abaixo vão te auxiliar nessa tarefa:

Defina seus objetivos

Para que você quer criar uma estratégia de marketing? Para ampliar seus negócios? Ser reconhecido internacionalmente? Fidelizar seus antigos clientes? Para saber quais metas serão atingidas, é necessário, antes de tudo, mensurar seus resultados e descobrir, com certeza, o que está faltando no seu negócio para buscar uma meta realista.

Assim que descobrir qual a falha, é preciso pensar criticamente na solução. Por exemplo, você vai usar o e-mail marketing para fidelização de clientes? Ou você pensa em atrair novos públicos por meio de marketing digital no seu e-commerce? Pesquise quais as principais tendências do seu nicho de mercado para criar uma divulgação efetiva e invista nelas!

Assuma as suas forças e as suas fraquezas

Por meio de uma pesquisa mercadológica bem feita, é possível analisar o micro e o macroambiente, e, dessa forma, identificar os fatores que mais afetam o seu negócio.

O microambiente é um fator interno e é caracterizado pelo nível básico do funcionamento da sua empresa. Ele pode ser analisado por meio das pessoas mais importantes para o seu sucesso, como clientes, fornecedores e concorrentes.

O macroambiente é caracterizado por fatores externos, difíceis de serem controlados pela empresa e que, geralmente, dependem da região ou do local em que ela se encontra. A política, a demografia, a economia e o meio ambiente são exemplos desses elementos que podem influenciar bastante na atuação da sua marca no mercado.

Crie a sua identidade visual

Apesar de não ser muito abordada na maior parte dos planejamentos empresariais, a definição do logotipo da sua empresa deve fazer parte da sua estratégia de marketing. Afinal, será ela a responsável por representar a sua instituição para o seu público, seus clientes e potenciais clientes.

Os objetivos do planejamento de marketing e a história da empresa devem ser unidos e apresentados em uma mesma identidade visual. Para isso, elas devem dialogar e fazer um sentido completo, para transmitir uma única mensagem às pessoas. Sendo assim, o cliente se encantará pela padronização e pela atração da sua marca.

Invista em uma estratégia de marketing digital

Para finalizar o planejamento de marketing, é uma boa ideia criar uma estratégia própria, original, para solucionar os seus problemas utilizando, para isso, o marketing digital. Ao estabelecer o orçamento e o cronograma dos seus projetos, não será difícil implementar novas ferramentas e aplicativos que estejam de acordo com o seu negócio.

Seu público gosta de se informar sobre assuntos específicos? Faça marketing de conteúdo por meio de um blog da sua empresa! Você não está vendendo tanto por meio físico? Abra uma loja virtual! Já tem o seu e-commerce e continua sem aumentar as vendas? Migre para as redes sociais!

Diante das dicas apresentadas, é fácil criar estratégia de marketing para empresas familiares de um modo singular e criativo sem, no entanto, descartar um planejamento sério. Mesmo as pessoas que não possuem muita experiência administrativa conseguem elaborar um plano de marketing simples e consistente após se informar melhor sobre isso.

Gostou de aprender mais sobre o planejamento de marketing? Já usou alguma dessas dicas na sua empresa? Então, comente no post e nos conte a sua história!


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