Segundo Passo – Como começar a vender online: Escolhendo os fornecedores

Na primeira parte do nosso guia (como decidir o que vender) você viu algumas dicas para escolher um nicho lucrativo para começar o seu próprio e-commerce. Agora que você já decidiu exatamente o que irá vender em sua loja virtual, é hora de escolher os seus fornecedores. Vamos aprender hoje algumas dicas para fazer boas escolhas e garantir a tranquilidade no abastecimento do seu estoque! Confira:

Pesquisa, pesquisa, pesquisa

Seu primeiro passo será levantar uma lista com o máximo de fornecedores na sua área de atuação. Procure em listas, catálogos e fale com lojistas de ramos afins. É importante ter o máximo de opções para comparar antes de fazer uma escolha. Não ter uma alternativa para determinado produto significa ficar na mão daquela empresa. Se os preços sobem, por exemplo, você não tem alternativa além de aceitar, sacrificando sua margem ou elevando seu preço final. Procure manter uma lista sempre atualizada, com o máximo de fornecedores, mesmo sabendo que você não irá fazer negócios com todos eles no início.

Saia da internet

Quando falamos em pesquisar, a imagem que vêm à mente da maioria dos empreendedores é sentar no computador e abrir o Google! Você deve usar ao máximo as ferramentas à sua disposição online, mas ater-se apenas à elas é uma armadilha. Frequente feiras e eventos relacionados ao seu negócio. Faça visitas à fábricas, associações comerciais e centros de produção da sua região. Converse com as pessoas que trabalham na sua área, inclusive com os seus concorrentes quando possível. Uma rede de contatos pode lhe fazer indicações e recomendações valiosas. Além disso, nem todas as pessoas fazem negócios online ainda. Se restringir ao computador pode lhe privar de parcerias valiosas.

Preço não é tudo

Você deve, antes de começar qualquer negociação, saber o preço de um mesmo item em pelo menos 3 fornecedores diferentes. É necessário ter uma base realística para o começo de qualquer negociação. Entretanto, a sua decisão final não deve ser baseada apenas no preço mais baixo. Mais: desconfie de quem oferece preços muito abaixo do mercado. Muitas vezes são mercadorias negociadas sem nota fiscal, de qualidade inferior ou mesmo fruto de roubo e descaminho. Além dos problemas legais, lidar com este tipo de produto mancha a reputação do seu negócio.

Outro fator determinante é a forma de pagamento que cada fornecedor oferece. Pode ser vantajoso pagar um pouco mais caro em um item quando a oferta de prazo é maior, por exemplo. Examine com detalhe quais os juros cobrados em parcelamentos e quais são os prazos, além da oferta de descontos para pagamentos à vista.

Se informe sobre o histórico do fornecedor

Antes de fechar negócio, sobretudo em compras maiores, procure saber qual é o histórico anterior deste fornecedor no mercado. Peça ao representante de vendas que indique clientes mais antigos para que você entre em contato. Pergunte sobre a regularidade nas entregas, cumprimento de prazos e como eles se comportaram em casos onde houveram problemas.

Pesquise junto à quaisquer agências reguladoras da sua área se são distribuidores autorizados e se não têm impedimentos legais ou problemas pendentes na justiça. Na impossibilidade de levantar informações mais detalhadas, faça compras menores no começo, mesmo que fique um pouco mais caro. É melhor que ver um investimento significativo ser perdido em produtos não entregues!

A escolha do fornecedor é importante para que seu negócio consiga manter a competitividade, tanto em seus preços como prazos. Um fornecedor não deve ser apenas um prestador de serviço para a sua empresa. Deve ser um parceiro, que mantenha boas relações e tenha interesse em ver sua loja online crescer. Afinal, seu lucro é dele também.

Com estas orientações você poderá fazer escolhas mais tranquilas, e começar suas vendas com o pé direito.


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