Como expandir a visibilidade e gerar mais vendas para o seu e-commerce

Ter uma loja virtual hoje é sem dúvida um ótimo negócio, afinal, segundo economistas a previsão é de que os e-commerces no Brasil continuem em crescimento nos próximos anos. No entanto, não adianta ter um negócio com grande poder de atuação no mercado e não conseguir atingir um volume de vendas esperado.

Para que o seu e-commerce tenha sucesso é preciso investir em sua visibilidade, ou seja, em estratégias de marketing e acompanhar métricas para alcançar os melhores resultados.  Veja a seguir como você pode fazer isso e gerar mais vendas para o seu e-commerce:

Deixe sua loja virtual navegável

Certifique-se de que o seu site é “navegável”, ou seja, se ele é de fácil acesso: se as pessoas não têm dificuldade na localização de produtos, preços, informações sobre o serviço, prazos de entrega e realização de pagamento. Aposte em uma aparência mais limpa e defina categorias para os seus produtos. Um site com layout muito rebuscado pode dificultar a venda dos produtos.

Invista em campanhas de marketing digital

O investimento em campanhas para divulgação da sua loja e produtos deve ser constante, entretanto, antes de colocar dinheiro nas ações, é necessário traçar um planejamento detalhado dos processos, delimitando com exatidão o público-alvo e definindo os canais de comunicação mais indicados.

Como falamos, é essencial definir métricas e fazer a mensuração destes investimentos. Para isso, temos o ROI — uma das mais importantes taxas para se medir o resultado dos investimentos realizados.

O cálculo do ROI é bem simples: é o lucro do investimento menos o lucro do investimento divido pelo custo do investimento. É importante também mensurar o retorno da visibilidade do e-commerce.

Para obter resultados pontuais e coerentes adote alguns indicadores, como acesso,  RTs,  curtidas, seguidores, amigos, comentários entre outros. Geralmente, nestes casos, a equação adotada é a seguinte: ROI = (3x + y) ÷ z

X = valor de indicadores mais importante (acesso ao site,  seguidores, ente outros);

Y= valor dos indicadores menos relevantes (curtidas, RTs, comentários, entre outros);

Z= investimento.

Programe publicações diárias de acordo com seu público-alvo

Não adianta sair publicando qualquer conteúdo a qualquer hora.  Crie uma programação para as suas publicações. A equipe de comunicação deve avaliar o que mais funciona, seja  promoções, notícias, imagens, dados ou alguma informação sobre os produtos, e qual o melhor canal e horário para divulgar essas informações.

O importante é chamar atenção do público que você deseja atingir. Lembre-se: empresas que não se mostram, não conseguem vender. Crie publicações que incentive o engajamento e que sejam relevantes para o seu consumidor.

Anuncie em canais de grande visibilidade e conheça os seus correntes

Para converter, é preciso publicar na hora, no lugar e no momento certo. Com um estudo mais aprofundando sobre o seu publico alvo, certamente você conseguirá identificar por onde ele transita mais na web.

Além de estudar a fundo sobre as características e necessidade dos seus clientes, uma dica valiosa é conhecer também sobre os seus concorrentes. Fique atento às publicações e estratégias de marketing que estão desenvolvendo. Não é regra adotar as mesmas táticas de conversão, pois o que funciona para um pode não funcionar para você, no entanto, conhecer mais sobre os seus concorrentes, pode te dar mais artifícios para desenvolver campanhas mais eficientes.

E você, quais estratégias utiliza para ganhar mais visibilidade em seu e-commerce? Compartilhe com a gente e fique ligado em mais dicas no blog!

 


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