Como fazer sua loja virtual bombar no Instagram!

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Vivemos um excelente momento para as lojas virtuais no Brasil e no mundo. No passado, elas eram usadas por um número limitado de pessoas, mas devido à democratização da internet, o e-commerce popularizou e hoje é a forma favorita de fechar negócios de grande parte da população. Os empreendedores do ramo não param de comemorar!

Se você também quer sua fatia desse bolo, precisa aproveitar a explosão das mídias sociais! Algumas podem ser de grande valia para ajudar a alavancar suas ações de marketing.

O Instagram, por exemplo, já é uma das mídias sociais com maior número de usuários no mundo e não pára de crescer. Focada em imagens e vídeos, é a vitrine ideal para mostrar seus produtos e vender mais!

Quer descobrir como fazer sua loja virtual bombar no Instagram? Confira nossas dicas a seguir:

 

Use a hashtag correta

No Instagram, as hashtags são uma febre! Você pode usar isso a seu favor e fazer sua loja bombar. Vale lembrar que toda hashtag transforma a palavra taggeada em um link indexável pelos mecanismos de busca.

Para começar a crescer, você precisa de um hashtagging excelente, pois é isso que facilita que as pessoas encontrem você quando buscarem termos específicos. Seu objetivo nessa rede social é envolver o seu público atual e ao mesmo tempo promover e atrair um público futuro para que o número de seguidores não pare de aumentar.

É evidente que publicar fotos interessantes e envolventes é fundamental para cativar o público, mas fique atento: os usuários de Instagram preferem algumas hashtags a outras.

Entre as mais comuns estão #amor, #instagood, #me e #followme. Pesquise! Observe como as fotos que você mais gosta são taggeadas. Alguma delas é interessante para sua empresa? Dê uma espiada na concorrência! Se você usar as hashtags mais populares dentro de suas fotos, você aumentará muito a probabilidade de conquistar novos usuários e de ser descoberto.

Fique atento e veja quais palavras combinam com sua empresa e suas imagens. Isso trará o engajamento e o retorno que você está buscando.

 

Acerte na escolha do filtro

Hashtags não são a única coisa na qual você deve prestar atenção. A comunidade do Instagram também responde melhor a certos filtros de fotos. E eles podem trazer um impacto muito positivo para seu perfil.

Entre os mais populares estão o Valencia, Earlybird, X-Pro II, Amaro e Rise. A escolha certa melhora a interação dos usuários perante o seu perfil. Mãos à obra! Utilize testes e descubra quais filtros são os favoritos de sua audiência. Também existe a possibilidade de seu público gostar de fotos #nofilter.

Concluiu qual é a preferência a respeito da apresentação das fotos? Invista na opinião de seus seguidores!

 

Publique na hora certa

O Instagram — assim como todas as redes sociais — tem horas com mais movimento e outras com poucos acessos. Além disso, seu público-alvo pode ter também momentos preferenciais de login ao longo do dia e você só descobrirá isso testando.

Existem programas que permitem uma análise detalhada do quanto seus posts estão produzindo engajamento e em que medida estão sendo observados. É possível, com base nos dados, analisar os melhores momentos do dia e quais dias da semana são ideais para postar.

Trabalhando dessa maneira, você evitará que boas publicações sejam pouco visualizadas. Promova encontros entre seu conteúdo e os horários em que seu público está mais exposto a ele — e mais propenso a se engajar!

 

Estimule a interação social

Incentive seus seguidores a marcar os amigos em uma publicação. Isso favorece seus negócios! Por exemplo, se você tem um e-commerce de surf, você pode postar a promoção de uma prancha com a seguinte descrição: “Marque seu amigo surfista que gostaria de ter essa prancha…”

Ações assim ajudam a fortalecer a indicação do negócio por meio de outros usuários. Cada vez mais pessoas irão conhecê-lo e seguir o seu perfil!

 

Atraia os seguidores da concorrência

Uma das melhores maneiras de crescer no Instagram é atraindo o público que está seguindo seus concorrentes.

O motivo é simples: essas pessoas já possuem interesse pelos produtos e serviços que você oferece, agora você só precisa convencê-las de que possui um diferencial em relação ao que elas estão acostumadas.

Publique material relevante, invista em conteúdo, siga os perfis do seu público: eles virão correndo e sua loja vai bombar no Instagram!

 

Use bem o Instagram Stories

Para quem ainda não conhece, o Instagram Stories é uma ferramenta recente, que permite criar posts rápidos que permanecerão ativos apenas durante 24 horas na rede social.

A estatística indica que esse recurso tem alto engajamento: 70% dos usuários seguem contas empresariais e mais de 33% das Stories mais vistas são de empresas.

A grande novidade é que será possível fazer anúncios em tela cheia — mais uma maneira de alcançar o consumidor, se usada com inteligência. Além disso, o Instagram Stories passará a contar com ferramentas de mensuração do engajamento dos usuários com as publicações.

Ou seja, será possível visualizar o alcance, impressões e respostas geradas por cada uma das histórias do seu negócio. E os recursos de segmentação são capazes de tornar os anúncios mais atraentes para um público-alvo específico. Com tanta informação em mãos, sua empresa poderá tomar decisões e rever suas estratégias de conteúdo.

 

Invista nas transmissões ao vivo

A nossa última dica para fazer a sua loja virtual ganhar espaço é utilizar o Instagram Live, que são transmissões ao vivo — outro recurso do Instagram Stories.

Para quem ainda não conhece esta ferramenta, ela possibilita fazer transmissões em tempo real pela rede social e os vídeos desaparecem assim que a transmissão é encerrada!

Aproveite e mostre pitadas da rotina do seu negócio de maneira mais descontraída. Pode não parecer, mas o público gosta de saber como é o dia a dia das empresas que eles admiram!

Em dúvida sobre qual tipo de vídeo exibir? O Instagram tem uma seção chamada Top Live, que reúne os vídeos mais populares que estão sendo transmitidos naquele momento. Inspire-se!

Atenção: aplique a dica sobre horários de posts também para as transmissões ao vivo! Não tem como o Instagram do negócio não bombar depois disso!

Siga nossas dicas e faça seu Instagram catapultar sua loja virtual para o sucesso!

Gostou de nossas sugestões e está pronto para aumentar a visibilidade do seu negócio e bombar no Instagram? Então compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!


Comentários

Comentários

 

16 comentários

  1. gostaria de usar esta ferramenta coo faço

    • Olá Marcos, tudo bem? Vejo que você já utiliza a plataforma iShopping como solução para a sua loja virtual, já um excelente começo. Agora, para usar o Instagram você precisa criar uma conta na página do site e baixar o aplicativo em seu smartphone ou tablet para manter contato com seus novos seguidores. Recomendo ainda que dê uma lida nestes artigos: .
      Boas Vendas!

  2. Breno disse:

    Estou começando agora , e essas suas dicas dispertarão muito meu ponto de vista . Obrigado !

  3. Marini disse:

    Gostaria de montar uma loja virtual como posição tratar vcs ? Quero valores ! Fico no aguardo de um contato

  4. Laura disse:

    Thiago, bom dia!

    Já tenho uma conta pessoal no Instagram e vou começar uma loja virtual utilizando a mesma ferramenta. Gostaria de dicas para esse inicio, especialmente a respeito da parte legal… Preciso formatar empresa imediatamente ou começo como um negócio informal?
    Obrigada!

  5. […] que tem feito para melhorar a taxa de entrega das suas mensagens? Aproveite para ler também sobre como fazer sua loja virtual bombar no Instagram. Até a […]

  6. Vitórya disse:

    Simplesmente adorei a dica. Criei um perfil comercial no instagram para vender para pessoas mais próximas de mim. Porém, preciso de uma certa ajuda na parte de criar realmente uma loja virtual para me desprender os limites de venda somente na minha cidade e para tornar o negócio mais atrativo e interessante.

  7. felipe emerson disse:

    Boa noite,

    Gostaria de abrir minha loja no instagram, existe algum profissional que poderia da o start no meu negocio. Como criação de logo, fotos e instagram

  8. […] causa disso, promover seu e-commerce no Instagram tornou-se quase uma obrigação para quem deseja gerar visibilidade para sua marca e, […]

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