Como montar um pós-venda impecável

No primeiro encontro é assim: a melhor roupa, o melhor perfume, as palavras mais agradáveis e os lugares mais bonitos. Enquanto não houver certeza de que o parceiro foi conquistado, tudo serão flores. E depois da conquista? Quem se importa? Uma grande parcela do mercado também funciona assim.

As empresas não poupam esforços para conquistar seus clientes, mas assim que eles finalizam a compra são deixados de lado. Uma falha estratégica de quem tem pouca visão e que custa muito caro. O processo de vendas deve ser encarado de modo contínuo e cíclico, em que o fim de uma etapa, é o primeiro passo para o início de outra.

O que é o pós-venda?

O pós-venda consiste na continuidade do atendimento prestado ao cliente. É focado em satisfação e se divide em pós-venda ativo e pós-venda receptivo. O pós-venda ativo são os esforços voltados para a aproximação e fidelização do público. Já o pós-venda receptivo consiste nos canais disponibilizados, e as demais ações realizadas pela empresa, para que o público entre em contato caso precise de qualquer suporte ou assistência.

Quais os benefícios do pós-venda para a minha loja?

Um pós-venda bem executado faz com que o consumidor se sinta especial, pois demonstra que a marca se importa com cada cliente, e que ele não é só mais um número no faturamento da empresa. O pós-venda deve ser visto como um investimento. Uma vez que manter um cliente demanda menos custos do que conquistar novos.

O maior consumo para a realização desta etapa do processo de vendas será de tempo. O suporte dado após a venda é um guia rumo à fidelização do cliente. Além de mantê-lo, a empresa também estará ganhando um defensor que fará um excelente marketing boca-a-boca para sua marca. Tenha em mente que um ótimo pós-vendas é o primeiro passo para a próxima venda. Clientes satisfeitos compram mais e atraem mais clientes.

Como realizar um bom pós-venda?

O processo de pós-venda é simples, não requer altos custos, traz muitos resultados e pode ser trabalhado de modo estratégico como diferencial competitivo. Para isso, sugerimos algumas dicas para você dar continuidade ao seu processo de vendas.

  • Disponibilize canais de contato para o público;

  • Resolva os problemas de imediato, não faça o cliente passar por várias etapas para solucionar um problema;

  • Se adiante às necessidades do cliente;

  • Mantenha sua equipe comprometida. Os próprios vendedores podem ser responsáveis por realizarem o pós-venda. No entanto, certifique-se de que sua equipe está alinhada com as diretrizes da empresa e preparada para realizar este atendimento;

  • Preserve o mesmo nível de qualidade ao longo de todo processo de atendimento. É fundamental que o cliente seja tratado de forma única, antes, durante e depois da venda;

  • Trato é trato. Se você prometeu algo, não se esqueça de cumprir. Se atente ao ditado: “O combinado não sai caro”;

  • Ofereça serviços complementares deixando seus clientes cada vez mais satisfeitos;

  • Mantenha seu banco de dados atualizado para melhor direcionar as ações e mensagens de atendimento. No entanto, realize isso de modo a não chatear o consumidor;

  • Monitore a satisfação do cliente através de questionários após as vendas e atendimentos, sempre sem importuná-lo;

  • Acompanhe os resultados das ações de pós-venda para saber onde continuar a investir e o que aperfeiçoar.

         Empresas que mantém um pós-venda competente, trabalhando para a satisfação dos seus clientes, além de construírem uma imagem de marca positiva, passam segurança para seu público. Isso retém e conquista a clientela aumentando seu percentual de lucro.


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