Como obter sucesso vendendo roupas online?

O mercado da moda é super dinâmico; todo dia tendências são lançadas e novos produtos chegam às prateleiras. Ao caminhar pelas ruas e shoppings, somos bombardeados por ofertas tentadoras e surpreendidos por vitrines convidativas. Nesse ramo, as lojas estão por toda parte e sempre escolhemos as que possuem um diferencial, seja nas peças que oferecem, no atendimento ou no preço.

No e-commerce também é assim. A quantidade de lojas virtuais de moda só aumenta, as ofertas são tentadoras e quem busca sucesso na área tem que se destacar de alguma forma. Você possui ou pretende abrir um negócio de roupas na internet? Então confira as dicas que preparamos para que sua empreitada seja bem sucedida.

Acompanhe as tendências

A sazonalidade manda no segmento de moda e quem deseja obter sucesso nesse ramo, especialmente no mercado online, precisa estar antenado às últimas tendências.

O empreendedor virtual deve ficar atento aos editoriais, participar de eventos e verificar todos os detalhes dos produtos, como qualidade do tecido, modelo e acabamento,  antes de fazer o pedido.

É importante não se deixar levar apenas pelo preço atrativo do atacado. O ideal é considerar fatores como nosso clima tropical e, mesmo no inverno, escolher roupas adequadas para o Brasil. Caso contrário, você terá um estoque inchado e pode não obter o retorno que deseja.

Sempre leve em consideração a estação, mas também fique de olho nas datas comemorativas. No Carnaval, regatinhas e shorts fazem sucesso, no Natal não há quem abra mão do brilho e no Ano Novo os tons claros costumam ser a bola da vez.

Diversifique o estoque

Diversificar sem perder o foco. Eis uma dica que todo negócio, virtual ou não, deveria seguir. Não adianta vender de tudo um pouco, a menos que se trate de um e-commerce de grande porte, como os magazines e lojas de departamento.

Se a sua loja é de roupas, foque nesse segmento! Há como diversificar sem que o seu empreendimento pareça uma verdadeira miscelânea. Variedade é o seu objetivo? Então aposte na diversidade de modelos, cores e tamanhos. Ofereça ao seu cliente muitas opções de vestidos, shorts, calças, camisas e bermudas, pois um leque variado de produtos não só aumenta a taxa de conversão da loja como também o valor individual de cada pedido.

Outra dica fundamental é controlar o estoque, para que o cliente tenha acesso aos itens que realmente estão disponíveis no momento. Essa medida também permite que o empreendedor tenha uma visão ampla do negócio, pois fornece uma noção mais precisa dos lucros, além de indicar quando o e-commerce demanda um reabastecimento de peças.

Ofereça diferenciais no atendimento

Além de oferecer um atendimento ágil e solícito, as lojas virtuais de roupas devem apresentar algo a mais, já que a concorrência nesse segmento é enorme.

Se você quer aumentar as vendas e fidelizar os clientes é indispensável investir nos SACs multicanais (e-mail, redes sociais, telefone). Entretanto, mesmo essa sendo uma medida eficaz, ela não é suficiente. É necessário inovar e ir além!

Muitas empresas virtuais já oferecem consultoria de moda, planos de fidelidade, descontos progressivos, convênios com outras lojas, brindes e muito mais. Você deve analisar as alternativas que melhor se encaixam no perfil e orçamento do seu negócio, mas esteja certo de que oferecer mais do mesmo na internet não funciona.

Atualize as mídias sociais

As redes sociais podem ser grandes aliadas na divulgação da sua loja, sobretudo se elas forem de fato um canal de comunicação e interação com os clientes. O ideal é que o espaço que elas oferecem não seja usado exclusivamente para a publicidade direta.

Dicas de moda, fotos das clientes com as roupas da loja e pesquisas de opinião também são mais do que bem-vindas. Conteúdos variados e de qualidade, postados com frequência, tornam as redes sociais mais atrativas e com maior índice de engajamento.

Capriche na “vitrine”

Assim como em uma loja física, a aparência do seu negócio é extremamente importante. Você deve ter um layout que, além de bonito, dialogue com o conceito e proposta da loja.

Use fotos bem produzidas, opte por imagens de excelente resolução e capriche na descrição dos produtos. O cuidado com esses itens certamente será responsável por causar uma ótima primeira impressão.

Aposte nas ofertas personalizadas

Se há uma coisa que pode transformar sua loja de roupas em um sucesso na rede é fazer o cliente se sentir único. Quem não gosta de perceber que aquele produto é direcionado especialmente para você? Para isso, é preciso conhecer o público-alvo, entender seus anseios e necessidades.

Em posse desse conhecimento e com o perfil do consumidor traçado, é importante investir nas ofertas personalizadas. E-mail marketing, box de promoções, tudo é válido para o cliente se sentir especial.

Estabeleça políticas de  frete e troca

Tenha as políticas de frete e troca bem definidas, a fim de evitar qualquer mal entendido ou insatisfação. O frete grátis é mais atrativo e pode determinar o aumento das vendas. Contudo, se sua loja não tiver condições de arcar com essa despesa, ofereça várias opções de entrega para o cliente e cogite arcar com ao menos 50% do transporte ou cobrar um frete fixo via PAC. Outro ponto relevante é cumprir os prazos de entrega previamente combinados. Caso ocorra algum imprevisto, sempre mantenha o cliente informado e demonstre que você se preocupa com ele.

Se a encomenda chegar dentro do prazo mas não ficar do jeito que o cliente imaginou, seja flexível! Ele não provou a peça antes, merece e tem o direito de trocá-la se desejar. O bom atendimento durante a troca é tão importante quanto durante a venda, por isso, dê um prazo limite caso o consumidor se decida por isso, estabeleça regras e opte por transportadoras que ofereçam logística reversa sem custo para o cliente.

Agora que você já sabe como fazer a sua loja conquistar o sucesso, só nos resta desejar que o seu e-commerce chegue muito, mas muito longe no mercado de moda. Bom trabalho e boa sorte!

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