Como tirar fotos incríveis para o Instagram da sua loja

Uma imagem vale mais que mil palavras. O provérbio chinês resume bem o que é necessário para se dar bem no Instagram. E, para quem deseja usar a rede social para e-commerce, a atenção com esse recurso precisa ser dobrada, uma vez que as fotos precisam estar bem chamativas e no formato ideal.

Veja no post de hoje algumas dicas que vão te ajudar a fazer fotos incríveis para a rede e a conquistar ótimas vendas online. Acompanhe:

Pense na composição da foto

Por ser uma rede social com muito apelo visual, o trabalho de imagem de cada foto deve ser avaliado com cuidado. Logo, tirar fotos com boa configuração dos elementos é o primeiro passo para fazer um bom conteúdo no Instagram. Alguns princípios básicos de composição:

Menos é mais

Focar em um elemento específico ajuda o usuário a identificar do que se trata a foto. Lembre-se de que você tem poucos segundos para captar a atenção dos seus seguidores durante a navegação.

Evite o meio

Tendemos a sempre centralizar as fotos. Isso faz com que elas acabem ficando iguais e sem movimento. Dessa forma, pode ser interessante fazer fotografias com alinhamentos laterais ou diagonais. Para facilitar, utilize a regra dos terços, dividindo a área da foto em três partes. Trabalhe os elementos usados dentro dessa variação e você verá novas possibilidades que enriquecem suas imagens.

Pense no cenário

Faz parte da dica menos é mais. No entanto, é um ponto especial a ser olhado. Você pode criar padrões para que os seus fãs reconheçam mais facilmente o seu conteúdo. É importante salientar que o cenário nunca deve chamar mais atenção do que o produto em si.

Aposte no contraste de cores

Escolher as cores certas podem ressaltar o produto na foto, além de também ajudar na criação de uma identidade de atuação.

Opte por tirar fotos sem o flash

Evite o uso do flash na hora de tirar as fotos. O ideal é utilizar iluminação natural ou de luzes quentes, pois esse recurso costuma tirar o contraste das fotos, deixando-as sem graça.

Utilize os filtros mais adequados

Hoje o Instagram oferece, além dos já famosos filtros, diversas outras ferramentas para a melhoria das fotos. Os filtros ajudam a trazer determinados “sentimentos” para as fotos. Rise e Kelvin tendem a deixar as imagens mais quentes e vivas. Já Sutro intensifica contornos, ajudando no contraste do objeto fotografado. Walden trabalha o aspecto mais polaroide, saturando algumas cores.

O uso do filtro requer uma certa sensibilidade. O objetivo do seu e-commerce no Instagram irá te ajudar a ter essa percepção. Caso seja necessário, você pode diminuir o nível de aplicação do filtro quando o efeito ficar forte demais. Efeitos como o Tilt desfocam as bordas da foto, trazendo maior atenção ao centro da imagem assim como a Vinheta, que aplica um leve sombreado nas bordas.

Vá além dos recursos do Instagram para editar as suas fotos

Além das ferramentas que o próprio Instagram oferece, existem outros aplicativos para smartphone que irão ampliar a gama de configurações de suas fotos. O Pixlr é um deles. Com um leque de filtros e recursos, nele você pode inserir textos, criar mosaicos (ótimo para mostrar uma série de produtos em apenas uma foto), aplicar bordas, entre outros. O Afterlight consegue dar um ar ainda mais profissional, regulando saturação, contraste e outras condições da imagem.

O importante é ir experimentando para refinar a sua sensibilidade e senso estético ao explorar essa incrível rede social.

E aí, pronto para fazer bombar as suas fotos no Instagram? Aproveite para ler sobre 3 coisas que podem estar faltando na sua loja virtual! Até a próxima!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *