Como tornar o frete grátis mais lucrativo no e-commerce

Nos últimos anos, o e-commerce ganhou um fôlego especial e a internet se tornou uma das principais opções de compra para os consumidores que querem economizar tempo e dinheiro. As vitrines virtuais atraem cada vez mais clientes e as compras no mercado digital crescem a todo vapor. Para uma grande parte dos consumidores, a internet é o meio mais prático de comprar e os fatores decisivos para a compra costumam ser a reputação da loja virtual, o preço do produto, a agilidade na entrega e, claro, a política de frete.

Segundo recentes pesquisas conduzidas pelo Boston Consulting Group, 74% dos e-consumidores americanos mencionam o frete gratuito como o maior atrativo para realizar compras online. Isso significa que os lojistas online devem ficar atentos às oportunidades trazidas pelas formas de entregar o seu produto.

Quer saber como usar o frete gratuito a favor do seu negócio e evitar perdas financeiras por conta desse tipo de promoção? Então continue lendo o nosso post e confira as dicas que preparamos para você!

Destaque o aviso de frete grátis

Se você quer atrair leads, gerar mais compras e aumentar o ticket médio da sua loja virtual através da política de frete, é fundamental que essa informação apareça em destaque no seu layout. Não se esqueça de colocar um asterisco, deixando claro que essa promoção é válida em condições especiais. Assim você evita mal-entendidos e caracterização de propaganda enganosa.

Faça uma precificação justa

Para não sair perdendo com a promoção de frete grátis, é preciso encontrar o ponto de equilíbrio na hora de estabelecer os preços. Aumentar o valor do produto para compensar o preço do frete é uma via de mão dupla, pois seu preço fica menos competitivo diante da concorrência. Por outro lado, se o acréscimo for mínimo, o cliente tende a pensar: estou pagando um pouco mais caro, mas o frete é grátis. Em todo caso, o que não vale é oferecer frete gratuito e acabar perdendo todo o seu lucro. Para evitar que isso aconteça, antes de precificar é necessário levar em consideração os custos do produto, as despesas de envio e também os gastos operacionais.

Defina os termos da política de troca

Deixe claro que a logística reversa, em caso de defeito no produto, fica por conta da loja, mas que as trocas por conta de numeração ou porque o cliente não gostou, ficam a critério do comprador. Já pensou se você tiver que arcar com as despesas de envio da empresa para a casa do cliente e da casa do cliente para a empresa repetidas vezes? Mais do que perder os lucros, você terá grandes prejuízos.

Ofereça frete grátis acima de um determinado valor de compra

Costuma ser extremamente vantajoso oferecer frete gratuito em grandes compras, afinal, você tem um lucro real em cima de cada peça e o frete acaba funcionando como um brinde, um mimo para o cliente. Para descobrir o valor ideal a ser estabelecido, é importante que seja calculado o ROI dos resultados almejados x Incrementos dos custos.

Dicas extras para sair ganhando em promoções de fretes grátis

  • Ofereça fretes grátis em produtos específicos. Assim você pode limpar o estoque de um item encalhado ou colocar determinado lançamento em destaque, aumentando assim a taxa de conversão;
  • Faça ações de frete gratuito por um período determinado. Aproveite as épocas de baixa demanda para fazer esse tipo de oferta;
  • Disponibilize frete grátis para regiões próximas à sede de estoque da empresa. Desse modo, você garante menores gastos;
  • Ofereça fretes gratuitos com prazos mais longos de entrega. Se o cliente quiser maior agilidade, os custos de envio devem ser arcados por ele;
  • Faça boas parcerias com os Correios, transportadoras e outros serviços logísticos. Pesquise os melhores preços e procure encontrar as melhores condições para você e para o cliente.

Por fim, fique atento à realidade do seu negócio e defina a sua própria política de frete. Não se esqueça de voltar aqui para nos contar os resultados. Até a próxima e continue de olho no blog!

 


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