Quinto passo – Crie a identidade visual do seu site e sua marca

Para entendermos melhor a importância da identidade visual para o site da sua loja, tracemos um paralelo com uma loja física. Imagine uma loja bem cuidada, com os produtos dispostos organizadamente nas prateleiras, boa iluminação, corredores amplos e limpos. Provavelmente com esta descrição você até se lembrou de alguma boa loja que já visitou.

Agora imagine uma loja de corredores apertados, onde é difícil se locomover e mais difícil ainda localizar o produto que você procura, que está sempre em alguma prateleira inconveniententemente alta ou escondida. Além disso, o lugar é mal cuidado, tem lâmpadas queimadas e manchas nas paredes. Provavelmente esta descrição também te lembra alguma loja que você já visitou.

Os fatores que fizeram você ter uma experiência agradável na primeira loja e desagradável na segunda não são apenas a beleza do lugar. São o conforto, facilidade de encontrar o que se precisa e a sensação de confiança que ela passa. Sua loja virtual também deve comunicar todos estes valores.

Queira você contratar um designer para ajudar com esta tarefa (o que é uma ótima idéia) ou levá-la a cabo você mesmo, separamos algumas dicas para tornar tudo mais simples. Acompanhe:

Coloque a funcionalidade em primeiro lugar

Antes de escolher cores, fotos e formas, desenhe toda a funcionalidade do site. Se coloque no lugar do seu consumidor. Imagine o que ele terá que fazer para localizar um produto, ler uma descrição, ampliar uma foto e, principalmente, fechar a compra! Estas questões são relacionadas à usabilidade da sua loja.

Se você possui botões difíceis de serem encontrados, campos de texto não aparentes e funções confusas, pode acabar perdendo clientes. Uma pessoa que não consegue usar um site não persiste por muito tempo, ela simplesmente procura um outro que seja mais fácil.

Pesquise seu mercado

O passo seguinte é avaliar como os seus concorrentes se posicionam. Determinados layouts e cores passam mensagens diferentes ao consumidor. Porém, esta informação é bastante dependente de contexto. Quer dizer, o que é bom para um mercado é péssimo pra outro. Entender como seu mercado está hoje é fundamental para apresentar algo novo para ele.

Nesta pesquisa você certamente encontrará muitas imagens interessantes, sites bonitos e ideias legais. Resista à tentação de copiá-los! A pesquisa é para se inspirar e para entender melhor o contexto do seu negócio. Além de ser uma postura antiprofissional, o plágio é visto com péssimos olhos pelos consumidores e pode ruir a credibilidade da sua marca em um piscar de olhos.

Nunca vá com a primeira ideia

Uma regrinha de ouro, que vale para qualquer processo de criação: a sua primeira ideia nunca é a melhor. Faça diversos esboços diferentes, experimentando combinações de cores, por exemplo. Quanto mais opções você avaliar, mais clara será a sua visão de qual é a melhor delas.

Após escolher a sua favorita, refine o projeto. Adicione detalhes e examine cada um deles. Assim você chegará a um modelo final bem acertado, para enfim colocá-lo em produção!

Esteja você trabalhando sozinho ou acompanhando o trabalho de um designer, seguindo estes passos você poderá ter uma loja que além de ser agradável aos olhos do seu público-alvo, é fácil e agradável de usar. Todas as características que permitem que o comprador faça negócios e sempre volte a você quando precisar novamente!


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Equipe iSET

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