Qual a importância dos termos de uso para seu e-commerce?

Geralmente, quando alguém decide montar uma loja virtual, as primeiras preocupações que surgem são: estoque, formas de pagamento, entrega… Claro que esses fatores são importantes, mas garantir a segurança no seu e-commerce é primordial sendo necessário dedicar uma atenção especial para definir termos de uso e política de privacidade do site.

Os termos de uso

Os termos de uso são uma espécie de contrato entre você (empresa) e os clientes. Nesse “documento”, estarão expostos todos os direitos e deveres que envolvem ambas as partes na utilização do e-commerce. Essas regras são muito importantes para evitar possíveis conflitos judiciais e oferecer mais segurança para você e para os seus clientes.

Os pontos dos termos de uso

Confira alguns pontos que são obrigatórios nos seus temos de uso:

As regras de conduta

Se você pretende apagar comentários agressivos, com palavrões, por exemplo, deve informar que o e-commerce não aceita esse tipo de comportamento.

O frete

Explique de forma detalhada como é calculado o frete e se existem situações em que os valores podem ser alterados (com promoções, por exemplo).

O prazo de entrega

Fale sobre os prazos e quais são as possíveis eventualidades que podem causar o atraso, como greve dos Correios ou ausência no estoque, por exemplo.

O estorno

Explique como funciona a política de reembolso, o prazo para solicitação e em quais casos ele pode ser solicitado. Importante: fique atento para estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Os programas de descontos

Deixe claras quais são as regras das promoções, as datas e que a loja não se responsabiliza por itens que foram adquiridos após o período informado.

Outros pontos

  • Regras de garantia;

  • formas de pagamento;

  • juros;

  • canais disponibilizados para contato.

É fundamental que esse documento seja realizado com calma e que contenha todas as especificações do seu negócio. Procure a ajuda de um advogado, que vai oferecer um apoio especializado e garantir a qualidade dos termos.

A política de privacidade e segurança

Assim como os termos de uso, a política de privacidade garante a segurança do e-commerce e do cliente e deve conter todas as informações relacionadas aos dados dos consumidores, como são armazenados e como o site se protege de possíveis fraudes.

É muito importante garantir ao cliente que qualquer transação que ele realizar em seu site será segura, e que seus dados não serão disponibilizados sem a sua permissão.

Confira algumas informações que devem constar na política de privacidade e segurança:

  • A tecnologia usada na proteção do site;

  • quais dados são armazenados e para qual finalidade;

  • orientação sobre quais tipos de e-mail o e-commerce costuma mandar para que o consumidor tenha conhecimento caso receba e-mails falsos usando o nome da empresa;

  • quais são as situações em que os dados do cliente são compartilhados (por exemplo: transações com parceiros);

  • o que são cookies, como eles influenciam na experiência com o site e como desativá-los, caso seja do interesse do consumidor.

É importante disponibilizar o máximo de informações para que o seu e-commerce passe segurança e credibilidade ao cliente. Você, como empreendedor, também precisa dos termos de uso e da política de privacidade para guiar seu trabalho de forma ética e transparente.

Agora que você já conhece a importância dos termos de uso para uma loja virtual, que tal ler o post “Sua loja virtual está segura contra fraudes? Descubra agora como protegê-la!”?


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

2 comentários em “Qual a importância dos termos de uso para seu e-commerce?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *