Dicas para manter a contabilidade do seu ecommerce em dia

Mexer com contabilidade pode não ser o sonho de todo empresário, mas é inegável que ela é uma parte muito importante de qualquer negócio! As questões contábeis sempre geram muitas dúvidas ao empreendedor, principalmente no e-commerce, que é uma atividade relativamente nova no mercado brasileiro. Mas saiba que uma maior eficiência nesta área pode fazer toda a diferença no controle financeiro da sua empresa!

A verdade é que sob o ponto de vista tributário e legal, uma loja de comércio virtual não é muito diferente de uma loja física normal, pois nela é obrigatório emitir de notas fiscais, prestar contas, lidar com funcionários e impostos como qualquer outra empresa. Confira as nossas dicas valiosas para manter a contabilidade em dia e transformá-la na solução para seu negócio!

Mantenha a escrituração em dia

Manter um processo de escrituração diário é o primeiro passo para ter uma contabilidade eficiente. A escrituração é o registro de todas as receitas ou despesas da sua empresa. Esse processo é feito em uma planilha chamada de Livro Caixa, onde deve ser registrada toda movimentação financeira com os seguintes dados: data, o saldo anterior, o crédito ou débito que foi feito, o saldo atual, e o motivo dessa entrada ou saída de caixa de forma detalhada. É importante registrar tudo, inclusive suas retiradas para a conta-corrente da empresa.

É importante que esse registro seja o mais preciso possível! Abrir exceções, deixando de registrar dados, pode fazer com que o caixa do dia não bata com seus registros, gerando informações incorretas. Com esses dados em dia, você pode saber exatamente qual é o faturamento da sua empresa, seus gastos e sua margem de lucro real, o que é de suma importância para seu controle de fluxo de caixa.

Se mantenha atualizado sobre o assunto

Todo ano surgem novas adequações no sistema de contabilidade brasileiro. Desde 2007, as empresas de contabilidade utilizam o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que é um programa de prestação de contas online que imprimiu várias mudanças, como o eSocial (registro de funcionários) e a NF-e (nova nota fiscal eletrônica), que exige a adequação da contabilidade de todas as empresas.

A tendência no Brasil é que os modos de prestação de contas se tornem cada vez mais informatizados, substituindo a papelada por arquivos eletrônicos. Essa modernização é boa por um lado, por que facilita a prestação de contas. No entanto, é preciso ter mais atenção com os prazos, por que os novos sistemas geram multas por atrasos de forma automática. Por isso, não deixe de ler sobre o assunto e estar sempre por dentro das novidades!

Substitua planilhas por programas

As planilhas do Excel são muito úteis para os registros contábeis. No entanto, quanto maior for o seu banco de dados, mais difícil fica manter todas essas informações organizadas. Por esse motivo, no ramo empresarial, as planilhas estão sendo cada vez mais substituídas pelos programas de gestão empresarial.

Hoje é fácil encontrar um programa completo que integre a emissão de notas fiscais, até o controle de fluxo de caixa e de estoque – essencial para seu e-commerce – em uma só plataforma. Uma boa pedida é procurar programas que possuam o armazenamento em nuvem, em que o programa pode ser usado em qualquer computador, aumentando a mobilidade e praticidade do seu controle.

Bons exemplos de programas para esse gerenciamento são o ContaAzul, o ZeroPaper e muitos outros disponíveis no mercado. Programas assim podem facilitar – e muito – sua contabilidade.

Acha muito complicado? Terceirize!

Se você acha a contabilidade um assunto muito complicado, uma boa opção pode ser terceirizar! Um serviço de assessoria contábil pode ser muito útil para sua empresa, pois eles entendem a fundo a questão fiscal, e estão sempre atualizados sobre alterações na lei e nos sistemas.

Além de contar com a experiência dos contadores, esse serviço pode ser contratado a um custo bem atrativo, te liberando para cuidar dos outros aspectos da sua empresa. Mas, atenção! Apesar de que hoje a maioria dos documentos pode ser enviado online, é recomendável escolher um serviço de contabilidade que seja sua cidade para facilitar o envio de algum documento físico eventualmente.

Uma empresa que tem um controle e registro eficiente das suas informações conhece seu passado e seu presente, fazendo com que planejar o futuro fique muito mais fácil. Aplique essas dicas e tome o controle da sua empresa! Gostou do nosso artigo? Comente!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

2 comentários em “Dicas para manter a contabilidade do seu ecommerce em dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *