Facebook Ads para e-commerce: saiba como iniciar suas campanhas

O marketing digital oferece diversas estratégias para divulgar um negócio, o que pode causar dificuldades para os empresários que têm pouca experiência com o assunto. Porém, para aumentar as vendas e a base de clientes de uma loja on-line, é interessante investir em anúncios no Facebook para e-commerce.

O site, criado por Mark Zuckerberg, conta com uma enorme base de usuários, que, para fazerem parte da plataforma, fornecem uma série de dados pessoais. Essas informações permitem que as empresas segmentem seus anúncios e direcione-os ao seu público-alvo, o que aumenta as chances de chamar a atenção e fazer novos negócios.

Se, por exemplo, a sua loja virtual é focada em camisas com estampas da cultura pop, então, você pode direcionar seus anúncios na plataforma para jovens que gostem de séries e filmes e que residam em sua região. É justamente essa função que torna o Facebook para e-commerce uma ferramenta essencial.

Além disso, é possível criar anúncios dinâmicos, que desenvolvam um modelo de propaganda que use imagens e detalhes que estão no seu feed de produtos para divulgar mercadorias. E mais: esse mecanismo é uma excelente opção para o remarketing, ou seja, impactar as pessoas que já demonstraram interesse em seu negócio.

Nos próximos tópicos, vamos explicar como desenvolver estratégias para o Facebook para e-commerce. Ficou curioso? Continue lendo!

Defina objetivos

Sempre que for realizar uma campanha nas mídias sociais, é preciso estabelecer metas e objetivos a serem cumpridos. Essa escolha é importante para orientar quais métricas você usará, de qual forma segmentará o seu público e o que precisará fazer para alcançá-lo.

Um e-commerce, por exemplo, pode desenvolver campanhas para fortalecer a sua marca, aumentar o número de seguidores nas mídias sociais, crescer o volume de acessos ao seu site ou conquistar mais negócios. Cada uma delas exigirá um trabalho específico.

Direcione corretamente a campanha

O Facebook oferece diversas possibilidades de segmentação de público, o que permite criar estratégias com alto grau de retorno. Saber direcionar corretamente a campanha é essencial para atingir quem vai se interessar realmente pelo seu negócio. Veja algumas opções:

  • local: direciona anúncios de acordo com região, cidade, CEP ou, até mesmo, locais mais específicos, como uma rua;
  • idade: define uma faixa etária para receber a propaganda;
  • gênero: envia comerciais para pessoas de gêneros específicos, assim como pode escolher enviar para todos;
  • interesses: o público é alcançado de acordo com seus interesses;
  • demografia: dados, como locais em que estudaram, eventos que participaram e outros, são usados para chegar até as pessoas;
  • comportamento: perfil de compra, dispositivos que usa para acessar a internet, dentre outras possibilidades, são usados para direcionar os anúncios;
  • conexões: os anúncios são direcionados para pessoas com perfis semelhantes aos seguidores da sua página.

Seja criativo nos anúncios

Quando o assunto é marketing digital, a criatividade se apresenta como um elemento de grande importância. As pessoas não estão nas mídias sociais para comprar, mas para interagir e encontrar entretenimento. Portanto, é necessário criar anúncios leves, descontraídos e que consigam despertar o interesse delas.

Na hora formatar uma campanha, escolha imagens e textos que não sejam invasivos ou apelativos e que possam conquistar a atenção do cliente. Afinal, você precisa aparecer em meio a uma quantidade de informações.

Acompanhe as métricas

Você pode ficar atento a todas as dicas que demos nos tópicos anteriores, mas a principal garantia de que está indo no caminho certo é acompanhar os resultados de cada campanha que fizer no Facebook. É por meio da análise de métricas que você entenderá qual segmentação, linguagem e imagem convertem mais.

O Facebook dispõe de uma ferramenta chamada Gerenciador de Anúncios, que gera relatórios detalhados sobre o andamento das suas campanhas e dos resultados alcançados. Assim, é possível acompanhar como andam as suas ações de divulgação.

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Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.