Loja virtual de eletrônicos: como tornar o atendimento um diferencial competitivo

Hoje em dia, com um mercado cada vez mais competitivo, atender bem não é uma opção — é uma obrigação para quem não deseja ficar atrasado em relação à concorrência. E no e-commerce isso é ainda mais importante, pois ainda existem barreiras na mente do consumidor em relação às compras on-line. Por isso preparamos este post: para te ajudar a tornar o atendimento da sua loja virtual de eletrônicos um diferencial competitivo. Confira!

A importância do atendimento em uma loja virtual

O suporte deve ter um papel de destaque no ambiente virtual, já que a falta de uma estrutura física pode fazer o cliente se sentir um pouco inseguro, especialmente se ele ainda não tiver o costume de comprar pela internet. Nesse momento, é o atendimento que reforçará a comodidade e a segurança da loja virtual, tranquilizando o consumidor.

Até por ser o único contato humano dentro da operação, é preciso se dedicar de verdade, passar uma sensação de confiança e deixar claro para o cliente o que a loja pode fazer por ele — seja resolver uma simples dúvida ou registrar uma reclamação.

Como tornar o atendimento um diferencial competitivo

Existem várias ferramentas muito úteis para tornar o seu atendimento excepcional e conquistar os consumidores. Veja algumas delas:

Tenha um chat integrado ao site

Essa talvez seja uma das melhores opções de atendimento on-line, pois permite prestar ajuda ao cliente no momento em que ele está escolhendo a melhor opção para as suas necessidades e no instante em que estiver considerando se comprará o produto. Uma resposta mais demorada pode não ser suficiente nesse tipo de situação, dependendo da urgência ou da impaciência da pessoa.

Use as redes sociais

Além do chat, pode ser muito bom usar seus perfis nas redes sociais para tirar dúvidas ou responder a outros tipos de chamado. O tipo de ambiente rápido e de comunicação fácil é perfeito para esse tipo de interação com o público, além de deixar os usuários da web mais próximos da sua marca.

Automatize o que não muda

Não há motivo para responder as mesmas dúvidas sempre. Isso toma tempo valioso que poderia ser usado para melhorar outros aspectos do SAC e do negócio como um todo. Assim, crie uma seção de perguntas frequentes ou outro tipo de base de ajuda com as respostas já publicadas sobre seus procedimentos e produtos.

Quais são os benefícios do bom atendimento

Ao usar o atendimento como diferencial e realmente se dedicar a oferecer ajuda relevante, verá os seguintes benefícios:

Consumidores satisfeitos

Mesmo quando tem uma experiência negativa (entrega atrasada ou produto com defeito, por exemplo), o cliente pode ficar satisfeito e voltar a fazer negócio com a sua loja. Mas acontece desde que seja bem tratado e tenha seu problema resolvido de maneira adequada. O contrário também é verdade: se for mal atendido — mesmo que a compra tenha sido um sucesso —, pode escolher um concorrente na próxima vez.

Conquista de novos clientes

Outro detalhe muito importante é: as pessoas conversam. Sendo assim, a sua loja , bem como a assistência que ela presta , pode ser mencionada nas redes sociais ou mesmo em rodas de amigos. Isso significa que atender bem é também um investimento em divulgação, pois novos compradores surgirão se ouvirem boas coisas a seu respeito.

Para tornar o atendimento um diferencial competitivo, sua loja precisa pensar constantemente em novas maneiras de deixar os clientes felizes, além de oferecer produtos de qualidade e um atendimento diferenciado.

Como você tem atendido os clientes em sua loja virtual? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências em nossos comentários!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *