Marketing nas redes sociais: descubra o que fazer para aumentar suas vendas

Você começou seu negócio online, mas precisa melhorar as vendas. Sua loja virtual tem alguns clientes fiéis, porém, é necessário tornar o seu e-commerce mais conhecido. É aí que entra o marketing nas redes sociais.

Essa é a ferramenta mais adequada para apresentar sua empresa ao público-alvo e atrair clientes. No entanto, como tudo no mundo corporativo, é preciso ser certeiro e tomar boas decisões para alcançar o sucesso.

É por isso que criamos este post. Nosso objetivo é indicar como o marketing deve ser feito nas redes sociais e como pode aumentar suas vendas. Para isso, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • o poder das redes sociais;

  • a melhor mídia para minha empresa;

  • as estratégias para aumentar as vendas;

  • qual mídia paga usar nas redes sociais;

  • os tipos de post que geram mais engajamento.

Então, que tal descobrir o que é mais adequado para o seu negócio e a estratégia que trará mais resultados? Basta continuar lendo!

O poder das redes sociais

No seu dia a dia, você já parou para pensar quanto tempo passa nas redes sociais? Um estudo divulgado pela revista Exame mostra que o Brasil é o segundo país que mais acessa essas mídias. A média diária é de 3h23 por pessoa.

Sabe o que esse dado significa? Que sua empresa tem um grande potencial disponível. Por meio das redes sociais, é possível se comunicar com mais eficiência e criatividade, uma estratégia interessante para atrair e conquistar clientes.

Em outras palavras, as redes sociais se tornaram verdadeiros cartões de visita, que podem alavancar ou prejudicar um negócio, dependendo da postura adotada.

Para comprovar essas afirmações, vamos listar a seguir alguns motivos que justificam o investimento em redes sociais:

Relação custo/benefício

As ações online são baratas, mas trazem um ótimo retorno para o crescimento e o fortalecimento da marca. O objetivo é ter atitudes inteligentes e simples, que possam estreitar o relacionamento com os clientes.

Tenha em mente que o principal intuito é oferecer uma comunicação ágil e leve. No entanto, os resultados serão melhores se você contar com uma equipe bem treinada para gerenciar a fan page e criar conteúdo.

Praticidade

A comunicação nas redes sociais é mais direta e imediata. Ou seja, as ações recebem seu feedback rapidamente, assim que são lançadas. Esse é um grande benefício, porque assim é possível ver o que deu certo e o que deve ser ajustado.

Ao mesmo tempo, essa agilidade e praticidade aumentam o sentimento de valorização do cliente, porque ele percebe que obtém um retorno personalizado e eficiente a suas reclamações, dúvidas e elogios.

Análise da concorrência

As empresas estão nas redes sociais — inclusive seus concorrentes. Isso significa que todos disputam a atenção do público, porém é possível analisar as ações e identificar os pontos fortes e fracos das companhias rivais.

Esse conhecimento oferece uma vantagem, já que, assim, você pode traçar estratégias mais eficazes. O único cuidado que se deve ter é que, além de avaliar a concorrência, é indicado monitorar o que falam sobre a sua marca. Essa é uma maneira de receber feedbacks e evitar crises.

Conquista de mídia espontânea

As marcas que têm um bom posicionamento nas redes sociais alcançam esse ponto positivo, que é a divulgação ou propaganda de sua marca sem precisar investir em anúncios.

A mídia espontânea surge quando o cliente está satisfeito e se torna um fã da marca. Esse sentimento é derivado da vontade do consumidor de fazer parte da história da sua empresa e compartilhar suas experiências positivas. Por isso, aposte no bom atendimento e estabeleça uma relação de confiança.

Aproximação e interação com os clientes

Esse é um dos principais objetivos das redes sociais, já que a aproximação gera engajamento e a conquista de novos clientes. Procure criar postagens mais humanizadas e que repassem conceitos, histórias e sentimentos despertados pela sua marca.

Lembre-se de que seu e-commerce é feito por pessoas — e esse deve ser o foco das suas ações para que seu produto ou serviço alcance visibilidade e as vendas aumentem. Aproveite para explorar a criatividade e o bom planejamento nos posts de redes sociais.

Assim, é possível despertar o interesse e a curiosidade, além de chamar a atenção do público. Por exemplo: que tal criar enquetes, campanhas, promoções e usar memes nos seus posts? Brinque com as situações para gerar mais envolvimento e participação.

A melhor rede social para minha empresa

Esse é um ponto extremamente relevante. Afinal, suas ações e estratégias darão errado se você escolher a mídia inadequada para o seu negócio.

Existem diversas opções disponíveis, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn… Então, qual é o cuidado estratégico necessário para atingir seus objetivos? Veja o que levar em consideração:

Analise seu público

O primeiro passo para escolher a rede social é avaliar o perfil e as preferências do público-alvo da sua loja virtual. Esse é o principal direcionamento das outras estratégias, inclusive a seleção da rede social mais adequada.

O objetivo é descobrir quais mídias os consumidores mais frequentam e os tipos de conteúdo com os quais têm mais engajamento.

A partir disso, você pode criar personas, que representam os perfis de clientes ideais — ou seja, que interagem com a marca e têm questões a solucionar. Verifique as mídias sociais mais utilizadas por elas e, então, elabore um planejamento de conteúdo efetivo.

Conheça as características de cada rede social

A comunicação com o seu público pode ocorrer de diferentes maneiras. Pense qual é a fatia de público com quem deseja se comunicar, porque esse fator pode ser determinante para fazer uma abordagem no Facebook ou no Snapchat, quem sabe em ambos.

Perceba que a rede social mais adequada pode mudar conforme o que é necessário para o negócio. Portanto, conheça as peculiaridades do seu e-commerce e da sua audiência, a fim de tomar decisões estratégicas sobre a mídia mais interessante.

Analise suas necessidades

A rede social é um canal de marketing e, por isso, precisa suprir as demandas do planejamento elaborado. Isso significa que a escolha da mais apropriada deve se basear na alternativa que o direcionar ao seu objetivo.

Dois exemplos simples são uma empresa que deseja fortalecer seu visual e a inspiração de seus produtos e outra que pretende ter uma relação melhor com os consumidores. No primeiro caso, o Instagram pode ser mais interessante. Já no segundo, o Facebook é mais indicado.

Considere os recursos

As redes sociais têm diferenças fundamentais. Algumas são mais voltadas para as imagens, outras para o relacionamento com os consumidores e ainda há aquelas direcionadas à troca de informações.

Devido a essas características, é preciso considerar os recursos oferecidos em cada caso. Avalie quais tipos de conteúdo são permitidos em cada mídia, se há contato fácil com a audiência e como a interação ocorre. Com isso, fica mais fácil delimitar o que deve ser realizado.

As estratégias para aumentar as vendas nas redes sociais

As redes sociais são um investimento barato, que não exige uma quantia elevada para que se alcancem bons resultados. No entanto, é preciso traçar uma estratégia elaborada e direcionada para ser possível atingir os objetivos.

Por isso, é importante que você:

  • descubra o interesse do seu público: saiba sua faixa etária, preferências, gênero, comportamento e região em que vive;

  • defina sua meta: verifique se o intuito é divulgar um serviço, aumentar as vendas ou promover promoções e combos, por exemplo;

  • conheça a concorrência: use as estratégias dos concorrentes para repensar as suas ações. Analise linguagem, temas, horário de postagens, entre outras informações que achar relevantes;

  • tenha periodicidade e ritmo: poste sempre. Mostre aos seus seguidores que sua empresa se preocupa com a página. Aprimore e aumente, com o tempo, a quantidade de posts;

Então, o que fazer? Veja algumas estratégias que dão certo:

Aprenda com os Millennials

Essa geração é composta pelos nativos digitais, ou seja, pessoas que já cresceram com acesso à internet. Por isso, essas pessoas podem contribuir e dar dicas sobre os tipos de conteúdo que fazem sucesso e que incentivam os usuários a seguir a sua marca.

Potencialize o impacto dos posts com imagens

As publicações com imagens têm um apelo maior e geram mais engajamento. Porém, você pode maximizar o retorno dos posts acrescentando textos e links. O objetivo é ter um impacto maior sobre o público e direcionar melhor o tráfego.

Aposte nos infográficos

A grande sacada desse recurso é oferecer informações de forma simples e visual, que pode ser facilmente entendida. Os infográficos ainda podem ser aprimorados com designs diferenciados e cores, o que tende a elevar o interesse do público sobre o conteúdo.

A tentativa é incentivar o usuário a ler o conteúdo e fazer cliques — é aí que você pode vender mais. O infográfico pode ser feito por você mesmo (por meio de ferramentas) ou por um designer. O importante é trazer dados relevantes sobre um assunto que seja de interesse do seu público.

Participe de conversas

O contato com o seu cliente pode ser feito rapidamente, mas é necessário primeiramente saber onde ele está, isso é, em qual rede social ou fórum ele está presente. Aproveite essa informação para conectar-se com o consumidor, ouvir o que ele tem a dizer e tentar acrescentar algo para agregar valor.

Além disso, responda às dúvidas de usuários, compartilhe a experiência positiva de um cliente com a sua marca e crie ações para trazer o público para sua página. Em resumo: use a sua fan page para estar em contato constante.

Revise sua estratégia em redes sociais

Os objetivos a serem conquistados devem ser sempre repensados. Essa prática passa pela avaliação dos resultados atingidos, identificação do que precisa ser ajustado e, então, por fazer a alteração necessária.

Você pode automatizar as postagens em redes sociais, a fim de aumentar sua presença nelas e ter mais eficácia no direcionamento de tráfego. Além disso, é recomendado sempre seguir a regra de planejar, medir e corrigir a estratégia, para aumentar os resultados alcançados.

Uma medida muito simples e que pode trazer diversos benefícios à sua estratégia é criar um calendário de conteúdo, que definirá os posts a serem publicados durante determinado período de tempo. Por exemplo: na segunda-feira, você foca o produto. Na terça, o comportamento. Na quarta, traz uma curiosidade. Na quinta, uma dica de uso. E por aí vai.

Teste sempre

Sua estratégia de marketing pode ser melhorada. A dúvida é: como saber isso? Testando. Essa prática evita que você perca o investimento de recursos e continue aplicando dinheiro em táticas inadequadas.

Uma dica é usar o Google Analytics para testar e descobrir as estratégias que trazem melhores resultados com o seu público-alvo. Depois disso, você ainda pode testar as redes sociais para verificar o impacto de imagens, links e textos. É uma ação complexa, mas que vale a pena.

Considere o Twitter

O microblog é uma rede social que tem força e exige mais do que apenas fazer postagens. É preciso pensar em quem seguir, se é melhor favoritar um tweet ou retwittar uma informação, ou se é mais adequado incluir uma URL ou uma hashtag para ampliar o alcance da publicação.

O próprio Twitter traz informações para empresas. No entanto, tenha em mente que o objetivo é aumentar a base de seguidores por meio de interesses comuns com os usuários.

Uma dica é aproveitar o recurso Twitter Cards, que permite acrescentar imagens, vídeos e links nos posts para direcionar o tráfego. Assim, você acrescenta valor para o seu seguidor.

Compartilhe no Instagram

A vantagem dessa rede social é ser bastante visual, já que é focada no compartilhamento de fotos e vídeos. Por isso, se o seu público-alvo acessa o Instagram, é importante apostar nessa mídia, que chama muito a atenção dos clientes. O resultado é a conquista de mais seguidores e — por que não — clientes.

Pense sobre o Facebook

Nesse caso, é relevante verificar se você está compartilhando o que seus clientes querem saber e em quais horários eles estão online. Veja ainda se você consegue direcionar o tráfego para o seu blog ou site e converter usuários em clientes.

De acordo com as suas respostas, você pode ajustar a sua campanha de marketing no Facebook. Lembre-se de falar com as pessoas certas, considerar o que elas desejam e quais estratégias pode adotar para que esses usuários façam o que você quer, por exemplo: clicar em um botão específico, comprar, preencher um formulário etc.

Estimule o compartilhamento de conteúdo

Uma boa maneira de a sua loja virtual ser conhecida é por meio do compartilhamento de conteúdo. Gere posts com engajamento e que sejam engraçados ou interessantes. Essa é uma boa maneira de atingir seu objetivo.

Atualize-se

A evolução constante da tecnologia e das redes sociais exige atualização também constante para que você alcance seus objetivos com a sua campanha de marketing. Esteja atento às novidades e ferramentas oferecidas. Você ainda pode fazer um curso específico ou ler posts como este, que trazem dicas mais práticas.

Reaproveite os conteúdos bem-sucedidos

O post que fez mais sucesso e trouxe recorde de compartilhamentos e curtidas deve ser reaproveitado. Isso significa que você pode aprofundá-lo ou modificá-lo para gerar mais engajamento. Uma estratégia é fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto. O importante é aproveitar o que já deu certo para ter outros resultados positivos.

Mídia paga nas redes sociais: qual devo usar?

Os anúncios pagos são uma maneira efetiva de atrair mais clientes em um curto espaço de tempo. De modo geral, as próprias mídias têm seus recursos, mas você precisa saber utilizá-los para ter um bom retorno.

Por isso, vamos explicar algumas das funcionalidades mais conhecidas e que podem trazer bons resultados para a sua empresa. Confira:

Facebook Ads

Essa ferramenta veicula anúncios publicitários dentro do Facebook e ainda auxilia a criar campanhas mais eficazes. O primeiro passo é conhecer os 10 tipos de post que podem ser veiculados:

  • reconhecimento de marca: objetiva atingir pessoas que podem ter interesse pelos seus produtos ou serviços;

  • alcance: tem a finalidade de alcançar o maior número de pessoas possível e controlar a frequência com que elas visualizam os anúncios;

  • tráfego: direciona o usuário para uma página externa, como uma oferta, download de conteúdo, para conhecer outro produto ou serviço etc.;

  • envolvimento: pode ser com a publicação, participações em evento e curtidas na página. É um bom recurso para promover um post para aumentar o número de curtidas. Por isso, vale a pena apostar em imagens;

  • instalações do aplicativo: serve apenas se a sua empresa tiver um app, já que o post direciona para a página de instalação;

  • visualizações de vídeo: divulga um vídeo, recurso que costuma ser bem-aceito pelos usuários;

  • geração de cadastros: visa a obter atenção das pessoas interessadas no negócio e coletar informações para entrar em contato com elas;

  • conversões: tem a finalidade de analisar o índice de conversão dos anúncios a partir de métricas mais sólidas. É ideal para promover uma página e incentivar a compra, promover o download de um conteúdo e capturar leads e aumentar o tráfego do seu site;

  • vendas do catálogo de produtos: mostra os itens à venda;

  • visitas ao estabelecimento: direcionado para empresas físicas ou eventos locais e usa o recurso de geolocalização.

Depois de definir o tipo de post, é importante seguir alguns conceitos. O primeiro passo é definir o público, especificando:

  • localização;

  • idade;

  • gênero;

  • idioma;

  • outros dados demográficos;

  • interesses;

  • comportamento;

  • conexões.

Se você ainda não sabe muito bem como especificar, use o Facebook Audience Insights, ferramenta que ajuda a criar o público e mostrará dados relevantes e interesses comuns.

Você ainda deve definir o orçamento, que pode ser diário ou vitalício (quando o valor total aplicado será gasto durante toda a vida útil do anúncio). Por fim, é importante definir se o anúncio será otimizado para Custo por Clique (CPC) ou Custo por Mil Impressões (CPM).

O primeiro tem um custo mais alto por clique, mas o Facebook entregará o anúncio a pessoas mais propensas a se engajar. Por isso, é melhor quando você deseja ter envolvimento com o público. O segundo tem um investimento mais baixo, mas é indicado para anúncios de reconhecimento de marca.

Instagram Ads

Seu funcionamento é parecido com o do Facebook Ads, tanto que é possível postar por meio do Business Manager, do Facebook. Para otimizar os anúncios nas duas ferramentas, você precisa:

  • ter um objetivo claro;

  • usar páginas responsivas, quando o anúncio direcionar para outra página;

  • planejar seu anúncio;

  • criar sua audiência.

Para o Instagram especificamente, ainda é preciso cuidar com a imagem e inserir as hashtags, que trabalham como hiperlinks.

Twitter Ads

A estratégia, aqui, pode focar: aumento de seguidores, captura de leads para transformá-los em clientes, condução dos usuários para outras plataformas e uso do Twitter como intermediário entre as outras redes sociais.

Para ter mais sucesso, siga as dicas:

  • use o poder do agora: esteja presente no local exato para aproveitar as oportunidades. Essa é a premissa do Twitter;

  • use palavras-chave, localização e hashtags: objetiva deixar as estratégias mais precisas, para incentivar a interação com os usuários;

  • use os influenciadores: tem a finalidade de chamar a atenção dos usuários e trazer um público mais qualificado para a sua página;

  • teste imagens e texto: veja o que traz mais engajamento, dá certo e errado e faça os ajustes necessários.

Os tipos de post que geram mais engajamento nas redes sociais

Quer mais dicas práticas para ter sucesso nas suas publicações? Então, veja os posts que geram mais engajamento:

Citações

Ajudam a gerar curtidas e, principalmente, compartilhamentos. Têm um caráter motivacional, humorista, didático etc. Utilize citações de pessoas relativas ao assunto ou área da sua empresa.

Perguntas

Usar frases interrogativas é uma maneira de incentivar o usuário a responder. Assim, o total de comentários aumenta. Tente formar sentenças breves, porque isso ajuda a atrair a atenção do público.

Dicas

Utilize as dúvidas principais do público-alvo para apresentar a resposta a algum problema que o seu usuário tem. Isso ajuda a atrair mais pessoas.

Participação do usuário

Essa é uma maneira de obter mais engajamento e comentários. A ideia é postar uma frase como: “Qual legenda daria para essa imagem?”. Deixe as pessoas usarem sua criatividade e tente colocar uma imagem divertida, que gere mais compartilhamentos.

Outra possibilidade é solicitar que o usuário termine a frase. Essa é uma maneira diferente de tentar atraí-lo e incentivar a interação.

Memes

São uma boa maneira de alcançar bons índices de engajamento, por serem engraçados e estarem em alta. Esteja atento às novidades, que aparecem quase diariamente, mas se lembre também dos tradicionais, como o “forever alone” e o Freddie Mercury dançando.

Temas relevantes

Esteja atento aos assuntos que estão em alta na internet. Eles podem gerar boas postagens. Uma dica para fazer esse acompanhamento é usar o Google Trends.

Imagens

Aumentam o engajamento, mas é preciso que complementem o texto ou venham acompanhadas de links. Também podem ser usadas sozinhas, com o conteúdo dentro da própria figura. O maior benefício é chamar a atenção do usuário. Encaixam-se nessa categoria os infográficos, fotos, montagens e elementos promocionais.

Vídeos

Têm a maior taxa de compartilhamento, especialmente por conta do autoplay, que inicia a reprodução automaticamente e chama a atenção do usuário. É mais interessante postar os vídeos diretamente na rede social, em vez de linkar para outros sites, como o YouTube.

Com todas essas dicas, fica mais claro o que você deve fazer para aumentar as suas vendas nas redes sociais e ter mais sucesso, não é mesmo?

Então, que tal aproveitar as sugestões de marketing nas redes sociais e começar a aprimorar seus resultados agora mesmo? Aproveite para aprofundar seu conhecimento e ver como fazer sua loja virtual bombar no Instagram!

 


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Camila Coelho

Consultora de E-commerce da Empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia - Formada em Publicidade e Propaganda, adora fotografia e meu sonho é viajar pelo mundo.