O que é API RESTful? Entenda aqui!

Você sabe o que é API RESTful? Resumidamente, é uma API (interface application program) que utiliza requisições HTTP para extrair, inserir, postar e deletar dados. Mas antes de partirmos para os detalhes, é importante definir alguns conceitos.

Neste post vamos explicar o que é um API, qual é a função disso e então detalhar a API RESTful — e também mostrar por qual motivo você deve se preocupar com isso e quais são os benefícios para seu negócio. Continue lendo e confira!

O que é API?

Uma API nada mais é do que um código programável que permite que dois softwares diferentes comuniquem-se entre si.

As APIs são construídas por dois elementos diferentes. O primeiro é uma especificação que descreve como a informação é trocada entre os programas. O segundo é um software de interface, escrito especificamente para esse propósito e publicado para ser utilizado.

O software que pretende acessar as funcionalidades e capacidades de uma API é descrito como “call”, já o software que cria a API é descrito como “publish”.

Qual é a importância das APIs para as empresas?

Softwares e aplicações que anteriormente era desenvolvidos para funções específicas, hoje incorporam APIs que permitem a utilização de muitas novas formas, reduzindo o tempo de desenvolvimento e mitigando os riscos de erro.

As APIs melhoraram significativamente a qualidade dos softwares na última década. O crescente número de aplicações em nuvem também encoraja a utilização de APIs, afinal, quanto mais os programas conversarem entre si, mais troca de informações haverá e, consequentemente, melhor usabilidade para usuários finais, gestores e tomadores de decisão.

Quais são os tipos de API?

As APIs possuem basicamente três formas: local, baseada em web e baseada em programa.

Lembrando do resumo feito no início do post sobre o que é API RESTful, é uma API baseada em protocolo HTTP, logo, é uma API baseada em web. Hoje em dia, devido à utilização de aplicações em nuvem, esse formato vem tornando-se o padrão de uso.

O que é API RESTful?

A API RESTful tem como base a tecnologia REST (representational state transfer), um tipo de arquitetura e comunicação muito utilizado no desenvolvimento de serviços web.

O REST utilizado pelos browsers de internet pode ser imaginado como a linguagem da internet. Com o aumento da utilização da nuvem, o REST é uma escolha lógica para a construção de APIs que permitem ao usuário conectar e interagir com aplicações na nuvem. APIs RESTful são usadas por sites como Google, Amazon, LinkedIn e Twitter.

O que tudo isso significa para sua empresa?

Se você oferece alguma experiência ao usuário como uma loja virtual ou uma plataforma de algum tipo de serviço — algo que necessite da interação do usuário com seu website —, você precisará desenvolver ou adotar uma API RESTful.

Agora que você sabe o que é API RESTful, também compreende que a qualidade dessa API é essencial para que a interação do usuário com a aplicação que você possui seja boa. Portanto, fique atento para quem vai desenvolver essa API — é bom contar com profissionais especializados.

Se você gostou do artigo e achou as dicas úteis, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em primeira-mão nossos novos artigos e dicas!


Comentários

Comentários

Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.