O que é cross docking e como implementar no e-commerce?

Para quem está começando a vender pela internet, um dos principais desafios talvez seja a logística. A partir do momento em que o cliente clica em finalizar a compra, surgem muitas expectativas. Porém, se ele recebe a notícia que aquele produto não está disponível em estoque, vem a frustração.

Esse tipo de situação pode ser evitada com um bom sistema de logística. Para te ajudar nesta etapa, vamos te explicar o que é cross docking e como ele pode ajudar seu e-commerce a oferecer um serviço de entrega eficiente. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é cross docking?

Cross docking é uma modalidade logística em que o lojista não precisa, necessariamente, ter um centro de distribuição (CD) para armazenar seus produtos. Assim que um pedido é realizado na loja virtual, ele envia uma solicitação para o fornecedor que, por sua vez, enviará o produto ao lojista.

Recebendo os produtos em seu CD, o lojista simplifica os processos internos, pois não precisa mais armazenar, já que os produtos já foram vendidos. Ele precisa apenas conferir a sua doca de entrada para avaliar possíveis divergências. Feito isso, pode passar para a etapa de separação dos itens do pedido e o fluxo seguirá normalmente.

Portanto, cross docking é o processo de cruzar as docas entre a loja virtual e o fornecedor, com o intuito de diminuir os custos operacionais do seu estoque.

Quais as vantagens do cross docking?

Agora que você já entendeu o que é cross docking, vamos para as vantagens que esse modelo de logística oferece. Além de diminuir o risco com produtos que ficam “encalhados” — afinal o fornecedor só envia o produto quando ele for vendido — essa operação reduz muito o custo com logística.

O espaço necessário para montar o centro de distribuição neste caso, é bem menor, afinal não será necessário armazenar produtos. Além disso, haverá maior rotatividade de estoque.

Não podemos esquecer da agilidade que esse sistema oferece. O objetivo do CD é gerar eficiência, preparando e reenviando a mercadoria recebida pelo fornecedor o mais rápido possível para o cliente. A preocupação em ter ou não os produtos em estoque também acaba, pois a responsabilidade fica por conta do fornecedor.

O que avaliar antes de implementar este sistema?

Apesar de parecer simples, esse processo exige um alto nível de complexidade e a integração com todos os setores. Antes de implementar o cross docking no e-commerce é fundamental que o lojista se atente a alguns pontos.

O cross docking necessita de um forte investimento inicial para realizar as integrações entre os sistemas — loja virtual e fornecedores. Se o controle dos fornecedores for mal feito, isso pode acarretar na quebra de estoque, o que prejudicará o consumidor final.

Apesar da agilidade interna, em alguns casos o prazo de entrega pode aumentar, uma vez que é preciso esperar os itens chegarem no centro de distribuição para dar continuidade ao processo.

Diferentemente do modelo tradicional, em que o pedido com o fornecedor é feito apenas uma vez por mês, no cross docking este custo vai aumentar. Isso porque serão necessárias várias entregas durante o mês. Além disso, o lojista terá menos poder de negociação, pois algumas responsabilidades ficam por parte do fornecedor.

Como implementar o cross docking na loja virtual?

Depois de entender o que é cross docking e suas vantagens e desvantagens, chegou o momento de implementar o método em sua loja. Para isso você precisa seguir alguns passos.

Invista em um ERP de qualidade para que a operação funcione perfeitamente. Monte uma equipe altamente capacitada para realizar o processo junto aos fornecedores. Pesquise seus parceiros e fornecedores, afinal além do melhor preço você precisa confiar neles.

Fique preparado para imprevistos e sempre pronto para atender as dúvidas dos clientes. Crie seu CD e otimize o espaço para que ele seja funcional no dia a dia. Faça testes antes de começar a vender de fato e busque sempre alternativas para melhorar o sistema com o passar do tempo.

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Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.