O que é um plano de marketing e por que a sua loja precisa de um?

Contar apenas com feeling ou tino comercial para ter sucesso nos negócios nem sempre dá resultados. Para garantir que sua empresa cresça, aumente as vendas e dê lucro, é preciso planejar. Como? Registrando algumas estratégias em um bom planejamento de marketing! Hoje vamos dar algumas dicas sobre isso!

Não é preciso ser um profissional da comunicação para elaborar este documento. Basta ter disposição para pesquisar e entender o mercado em que seu e-commerce atua, pois muitas informações sobre a empresa você já tem.

Mais do que apontar a melhor forma de trabalhar a publicidade da sua loja virtual, o planejamento de marketing vai auxiliá-lo no desempenho do negócio, no controle de gastos, no relacionamento com clientes e na aplicação de todas as ações que envolvem sua empresa.

Isso porque é no plano de marketing que você vai traçar estratégias para aumentar as vendas, diminuir gastos, implementar novos ou melhorar processos e relacionar-se com seus clientes. Não sabe como começar? Então fique de olho nestas dicas do blog da iSET.

Analise os seus pontos fortes e fracos

Em primeiro lugar, pense nos fatores internos e externos que podem influenciar o desenvolvimento da sua empresa. Um dos mecanismos usados para isso é a chamada análise SWOT, sigla que, em português, significa forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

As forças e fraquezas são as variáveis que partem da sua empresa, em comparação com outros negócios que atuam no mesmo ramo. Por exemplo: sua equipe tem qualificação? Sua loja virtual costuma respeitar o prazo de entrega? Conta com várias formas de pagamento? Como anda sua receita?

Já as oportunidades e ameaças tem relação com o mercado e a concorrência. Para isso, faça perguntas como: o setor em que você atua está em crescimento? Um concorrente lançou um novo produto ou serviço?

Verificando estas quatro variáveis, você consegue traçar um cenário empresarial, o que ajuda bastante para planejar seus próximos passos em médio e longo prazo.

Calcule o quanto você pode investir

No plano de marketing, registre quanto capital você tem disponível para aplicar em ações de comunicação. Isso porque de nada adianta planejar uma campanha que vai lhe custar mais do que você tem em caixa, certo?

É preciso trabalhar com ideias viáveis, por isso, seja criativo e faça uma pesquisa das ferramentas disponíveis mais em conta.

Mídias online são uma delas. Já pensou em produzir conteúdo e dar um up nas redes sociais do seu e-commerce?

Procure conhecer seus clientes

Tenha foco no seu público alvo ao preparar o plano de marketing. Isso parece meio óbvio, mas não basta apenas saber idade, gênero e local onde os consumidores estão, é preciso ir além. Isso porque é por meio dos seus clientes que você vai verificar as demandas e o potencial do negócio e prever uma taxa de crescimento.

Para empresários que tem um ponto de venda físico, a melhor pesquisa de mercado consumidor é o balcão. Porém, quem trabalha com loja virtual tem de pensar em outras formas para conhecer e entender seu público.

Quer uma sugestão? Prepare uma pesquisa com algumas perguntas simples com o objetivo de identificar como, por que e quando seus clientes consomem na sua loja. Depois, envie esta pesquisa via e-mail e ofereça um desconto, brinde ou outra vantagem para aqueles que responderem.

Pesquise a concorrência

No comércio eletrônico, a concorrência é ainda mais acirrada. Sabe por quê? O raciocínio é simples: se o internauta não ficar satisfeito com a sua empresa, uma simples busca no Google vai mostrar centenas de lojas virtuais que oferecem o que ele está procurando em questão de segundos.

Para não ficar para trás, saiba quem são e como atuam os seus concorrentes. Eles podem estar trabalhando com benefícios e soluções que você até pensou em oferecer, mas achou que não daria certo ou ficou com receio de arriscar.

Defina estratégias e ações

Quem faz um planejamento deve ter um objetivo bem definido. Pensar apenas no aumento de vendas é um pouco genérico. Defina em quanto você quer aumentar sua taxa de conversão e em que tempo. Só assim você vai conseguir definir a melhor estratégia e as ações certeiras para o seu negócio.

Saber de onde vem o faturamento das vendas é bacana para identificar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se é melhor buscar novos consumidores.

Acompanhe os seus resultados

Ok, você já sabe quais são seus objetivos e o que tem de fazer para alcança-los, mas o trabalho não para por aí. Depois de colocar no papel as ações que serão realizadas, quanto elas vão custar e o tempo de duração de cada uma, é preciso identificar como será o monitoramento dos resultados.

Dessa forma, você saberá o que deu certo e o que precisa ser revisto e atualizado no seu plano de marketing.

Agora é só fazer o seu planejamento. Depois, conte para a gente quais resultados sua loja virtual alcançou!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *