Sétimo Passo – Escolha os mecanismos de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento pode ser um diferencial de sua loja virtual. Os clientes gostam de ter várias opções como cartão, débito em conta, boletos bancários, entre outras possibilidades. Quanto mais alternativas você oferecer, maiores serão as chances de que o cliente irá de fato efetuar a compra.

Também é preciso que estes mecanismos de pagamento sejam seguros tanto para seu negócio como para o cliente. A maior parte dos serviços oferece o checkout transparente, que permite ao cliente pagar a compra sem ser direcionado a outros sites, pois integra as operações com o carrinho da sua loja online. Certifique-se desta opção de segurança antes de contratar qualquer serviço.

Os mecanismos de pagamento para e-commerce funcionam em operações diretas com os bancos e operadoras de cartão de crédito, ou de forma terceirizada, quando a loja contrata uma integradora de meios de pagamento. Confira a seguir os principais mecanismos de pagamento para seu e-commerce e seus prós e contras para escolher a melhor opção para seu negócio.

Boleto Bancário

O Boleto Bancário é uma das formas mais utilizadas para efetuar pagamentos online, pois além das pessoas que não possuem cartão de crédito há também os desconfiados que preferem não colocar os dados bancários na internet. O boleto é gerado no final da compra e o comprador fica a cargo de pagá-lo da forma que preferir. Sua loja recebe a confirmação da operação e já pode providenciar o envio do produto. É considerada como uma forma de integração direta de pagamento. O custo para os lojistas é em média de 4% por operação, mas varia de acordo com o contrato com o banco.

Cartão de Crédito

Outra forma de integração direta de pagamento bastante utilizada são os cartões de crédito. O cliente fornece as informações de seu cartão em uma conexão segura estabelecida junto ao sistema da operadora. Certifique-se de oferecer várias bandeiras para atender um público mais amplo! O pagamento é processado e você recebe a confirmação de crédito para enviar o produto. Uma vantagem para o consumidor é a possibilidade de parcelar o valor da compra. Já a loja virtual se quiser antecipar a retirada deverá pagar uma taxa extra à operadora. O benefício direto para seu e-commerce é que a avaliação de crédito do consumidor é feita pela própria empresa. Você pode negociar a porcentagem sobre o valor da compra, que gira em torno de 5%. Além desse valor as operadoras de cartão de crédito cobram uma tarifa mensal pelo serviço.

Transferência

Na Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) o cliente entra no site do próprio banco que se encarrega da segurança da operação. O consumidor autoriza a transferência do valor da compra para a conta do lojista e a transação é rapidamente efetuada. O banco apenas confirma o crédito na sua conta e o pagamento está feito. Nesta opção a quantia é paga à vista, por isso vale a pena considerar ofertas e descontos para estimular a compra nesta modalidade. O custo para o lojista pode ser de 50 centavos por cada transferência, mas este valor não é fixo, podendo ser negociado com o banco no ato do contrato.

Integradora de meios de pagamento

Também é possível contratar uma intermediadora de pagamentos. A grande vantagem desse formato é que seu e-commerce não precisa de fazer convênios diretos com os bancos ou operadoras de cartão, uma vez que delega esta função à integradora. Estes serviços também oferecem garantia contra fraudes e pagamento antecipado de compras parceladas sem taxas adicionais. Internacionalmente o mais conhecido é o PayPal. No Brasil algumas provedoras de internet desenvolveram seu próprio sistema. O UOL criou o Pagseguro e o Grupo IG lançou o Moip, que significa Money Over IP. Outra opção nacional é o Bcash, desenvolvido pelo Buscapé. A desvantagem de usar estes sistemas é que eles representam um passo adicional para o cliente efetuar a compra.

Quais os meios de pagamento você já oferece na sua loja virtual? Já tinha considerado algum destes outros? Conte nos comentários!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *