Nono Passo – Faça seus perfis nas redes sociais e monte um blog

Atualmente a presença digital de um negócio não se dá exclusivamente pelo registro do domínio, resultados nas buscas e anúncios. É preciso “frequentar” os mesmos lugares que seus consumidores. As redes sociais são espaços importantes para estar presente e veicular a marca da sua loja virtual.

Atenção deve ser constante

Além de se mostrarem como um importante canal de comunicação com os clientes, as redes sociais possibilitam também interação entre os consumidores, como por exemplo a indicação de sua loja ou produto. Muitas vezes elas são uma forma de marketing praticamente gratuito. Mas como diz o ditado, nem tudo são flores. Por isso é preciso tomar algumas precauções, pois os clientes podem também utilizar as redes sociais para reclamar de seu atendimento, do prazo de entrega, ou de qualquer outro fator de insatisfação. Por isso, além de ter um perfil nas redes é preciso também realizar a gestão destas mídias sociais. Saiba como!

Gestão social

Não basta simplesmente criar um perfil de sua loja nas principais redes sociais como Facebook, Instagram, Google+, Youtube, Twitter, entre outros, e deixá-los às moscas. Isto inclusive pode ser prejudicial à sua marca, pois demonstra um descaso com a imagem da loja.

Por isso é importante não somente criar estes perfis como realizar sua manutenção. Para tanto é interessante delegar a função a alguém de sua equipe, preferencialmente da área de comunicação e marketing. Esta pessoa criará uma campanha, estabelecerá a frequência e os temas das publicações junto a você, gerando relatórios de acesso e outras informações para medir a eficácia da sua atuação nas redes sociais. Lembre-se que as mídias sociais podem ser utilizadas para promoções relâmpago, oferta de brindes e outras ações de vendas. É possível traçar uma estratégia de fidelização de clientes e promoção de sua marca para aumentar as vendas.

Além de veicular conteúdo, estas mídias são uma forma de comunicação com e entre os consumidores. Inclua os botões das redes sociais no seu site para que os clientes possam compartilhar e recomendar seu conteúdo, além de marcarem preferências e destacarem produtos de sua “lista de desejos”, por exemplo. Estas são algumas das ações possíveis que os usuários realizam quando as redes sociais estão integradas à sua loja online.

Produzindo conteúdo

Estude a possibilidade de incluir um blog à sua loja virtual. Afinal, se você vai investir em recursos humanos para manter o perfil de seu e-commerce ativo nas redes sociais é possível ampliar esta atuação com o blog. Esta ferramenta de conteúdo é ideal para veicular informações relevantes sobre produtos ou temas relacionados a seu e-commerce. Além disso, o blog é outra forma de ter contato direto com os clientes, saber sobre suas opiniões e preferências. Todo o conteúdo veiculado no diário servirá como excelente fonte para as publicações nas redes sociais.

Estas estratégias de marketing digital de conteúdo geram resultados diretos para seu e-commerce. Além de aumentar o número de visitantes, esta exposição se converte em vendas. Para comprovar esta eficácia, faça o acompanhamento dos relatórios sociais, verifique quais promoções geraram mais visualizações e invista nessas formas de comunicação para garantir o sucesso de sua loja online.

A sua loja já está presente nas redes sociais? Tem alguma outra dica para aproveitá-las ao máximo? Compartilhe suas idéias e experiências nos comentários!

 


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