Pequeno guia de fluxo de caixa

Você sabe administrar o caixa da sua empresa? Ainda hoje, muitas pequenas empresas não têm um controle sólido das suas contas nem uma projeção de futuro. E isso é muito perigoso para qualquer negócio! Por outro lado, fazendo um controle eficiente de Fluxo de Caixa, você pode ter uma visão clara de como está a saúde financeira da sua empresa e conseguir mais informações para planejar o futuro dela. Ficou interessado? Então veja como fazer o seu neste guia e saiba como essa ferramenta pode mudar o jeito que você vê sua empresa!

O que é o Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que te permite analisar a movimentação financeira da sua empresa em determinado período. Esse controle é feito comparando suas receitas (recebimentos) e despesas (contas a pagar). Siga nosso passo a passo para saber como fazer um controle fluxo de caixa eficiente e preciso!

Passo 1: Preparando o terreno.

O objetivo aqui é preparar o terreno e ter uma visão clara de como está a parte financeira da empresa hoje. Para isso, vamos começar com um registro simples dos seguintes dados:

  • Saldo inicial do dia: Registre quanto a empresa tem em caixa no início do dia.

  • Receitas: Registre as receitas do dia divididas em categorias. Você pode definir uma categoria para cada tipo de produto que a empresa oferece.

  • Despesas: Tudo que você gastou no dia de forma detalhada. Separe as contas por origem como aluguel, gastos com pessoal, custos administrativos, fornecedores, telefone, internet entre outras.

Esse controle deve ser feito diariamente ou até semanalmente, dependendo se a empresa tem movimentações de caixa mais frequentes ou mais espaçadas, mas o importante é fazê-lo sempre!

Após um mês fazendo o Fluxo de Caixa de forma constante, você pode analisar qual foi o resultado real do seu negócio, se ela obteve lucro, quanto foi e de onde ele veio! Registre tudo e compare bem para conhecer a fundo cada detalhe da sua empresa e estar preparado para o segundo passo.

Passo 2: “Prevendo” o futuro.

O segundo passo é projetar a sua empresa baseando-se nas informações que você obteve com o Fluxo de Caixa. Mais do que analisar a situação presente, é importante fazer as previsões de receitas e despesas para o próximo mês. Esse processo é chamado de “Projeção de Fluxo de Caixa”. Faça os seguintes registros:

  1. Registro de caixa: Quanto a sua empresa tem em caixa.

  2. Previsões de recebimento: Quanto sua empresa tem para receber em cada dia do próximo mês.

  3. Previsões de pagamento de despesas: Qual a previsão de pagamento das suas despesas, pagamento de salários, contas da empresa e o pagamento de fornecedores. Tente se aproximar o máximo da data possível do pagamento.

  4. Comparar pagamentos e recebimentos: Agora que está tudo separado por datas, compare o volume de recebimentos com as contas mais importantes em cada dia do mês.

Qual é o objetivo?

O objetivo da projeção de fluxo de caixa é detectar um desarranjo no seu planejamento mensal. Por exemplo: no dia 15 de determinado mês, a empresa terá que arcar com uma dívida de 3.000 reais com um fornecedor. Se até lá o seu saldo não for o suficiente para pagar essa fatura, você deverá agir para aumentar sua captação de recursos, como incentivar vendas a vista, ou até negociar a dívida com seus fornecedores.

Fazer o fluxo de caixa te conduz a tomar medidas simples para solucionar possíveis problemas, mas é essencial que o controle seja feito para detectá-los antes que aconteçam. Por mais que esse processo seja uma “previsão”, você irá notar que a sua projeção vai ficando cada vez mais precisa à medida que você a faz.

O fluxo de caixa te leva a conhecer as características do seu negócio e te fornece dados para projetar o futuro, sendo o passo inicial para várias mudanças na sua empresa. Então o que você está esperando? Tire as ideias do papel e faça o seu controle! Gostou do nosso artigo? Comente!

 


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *