Quer vender mais? Aprenda a utilizar o SEO para e-commerce

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O SEO para e-commerce é uma das ferramentas mais práticas e econômicas para impulsionar as suas vendas na internet. SEO é uma sigla que corresponde ao termo em inglês Search Engine Optimization, ou seja, trata de estratégias de otimização para mecanismos de busca, como o Google. O objetivo dessa técnica é atrair tráfego qualificado para o seu site.

Quer saber como vender mais com técnicas de SEO para e-commerce? Continue a leitura!

Entenda como funciona o SEO para e-commerce

O Google tem atualmente o objetivo de oferecer o melhor resultado para aquilo que os usuários buscam. Por isso, tende a valorizar alguns sites em relação a outros. Como já é comprovado que as pessoas não passam dos primeiros resultados da busca, estar bem posicionado é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

Veja algumas formas básicas de melhorar a sua posição:

Além das dicas acima, que são de extrema importância e já são utilizadas pela maioria das lojas virtuais, é preciso inovar! Há estratégias de SEO mais avançadas que podem ajudar a vender mais. Falamos delas a seguir.

Pense em palavras-chave de long-tail

A estratégia de SEO começam com a pesquisa e escolha das palavras-chave, ou keywords, que podem ser divididas entre head-tail (palavras mais procuradas e abrangentes) e long-tail (palavras mais específicas e direcionadas).

Quem está começando deve investir principalmente em long tails. Nesse caso, o número de pesquisa é menor, mas a conversão tende a ser maior porque atrai justamente o usuário que está mais próximo da decisão de compra.

Veja alguns exemplos:

  • Head tail: alimentos;
  • Long tail: alimentos funcionais com óleo de coco.

Recheie as páginas de conteúdo

Utilize diversos formatos de conteúdos nas suas páginas, como imagens, vídeos, sugestões de uso, avaliações, perguntas e respostas, infográficos e simuladores. Quanto mais informações, mais tempo o usuário fica na página, e isso ajuda o Google a entender que a sua loja é relevante.

Mas fique atento: quantidade não é qualidade! O conteúdo precisa ser realmente interessante para o seu público.

Preocupe-se com a arquitetura do site

A arquitetura do site é a maneira como o conteúdo está organizado e como as páginas do site se relacionam. Essa organização é imprescindível para que o usuário navegue de forma rápida e agradável, e isso resulte em mais visitas.

Para tanto, planeje bem a criação de categorias e subcategorias de produtos e utilize breadcrumbs — “trilhas” que mostram o caminho percorrido pelo usuário.

Invista na velocidade de carregamento

Há alguns anos o Google informou que a velocidade de carregamento dos sites entraria para o seu algoritmo de ranqueamento. Afinal, isso interfere diretamente na experiência do usuário e faz com que ele fique mais ou menos tempo navegando.

Dica: acesse o PageSpeed Insights, fornecido pelo próprio Google, que traz várias sugestões de melhoria.

Não desative URLs antigas

É comum que algumas empresas desativem as páginas dos produtos que já não estão mais em linha: um grande erro que prejudica muito a sua estratégia de SEO. É que as páginas mais antigas ajudam a dar credibilidade ao seu site, melhorando o posicionamento no Google.

Uma sugestão é criar formulários para que o usuário preencha com seu endereço de e-mail para receber informações de quando o produto voltar ao estoque. Outra alternativa é direcionar o usuário para páginas com produtos semelhantes.

O SEO para e-commerce exige dedicação, mas é atualmente uma das melhores estratégias para se destacar no Google e atrair tráfego para o seu site. Quer saber outra forma de gerar mais visitas? Clique e acesse nosso post que fala sobre como criar promoções para a sua loja virtual. Boa leitura!


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