Rastreamento de objetos e formas de entrega: conheça as melhores práticas!

O rastreamento de objetos oferece ao cliente uma grande segurança, uma vez que, com ele, é possível saber o status da entrega. O código é fornecido pela transportadora ou pelos Correios no despacho da encomenda.

O envio pode ser feito basicamente dessas duas maneiras, além de sua agilidade variar de acordo com o serviço, influenciando no preço final. Essas questões são muito relevantes para donos de e-commerces, e estar por dentro do assunto é importante para oferecer sempre a melhor entrega.

O conteúdo a seguir trará tudo que você precisa saber sobre envio e rastreamento de produtos, proporcionando o melhor ao cliente. Confira!

Conheça as principais formas de envio

Os donos de e-commerces devem prezar por um envio seguro, tanto relacionado à integridade do produto, quanto ligado à prevenção contra roubos e furtos. A principal maneira de evitar isso é escolhendo a forma de entrega adequada.

Além disso, há também o compromisso de o produto chegar ao destinatário em um período razoável, sobre o que às vezes a própria loja não tem controle, então, é preciso ser bem claro e especificar qual o prazo.

Correios

Os Correios são uma empresa pública, sendo a principal responsável por entrega de correspondências e objetos no Brasil, atendendo todos os estados e regiões. Ele é o serviço mais escolhido pelas lojas, tendo em vista que seu custo é mais baixo.

É possível fazer um contrato em que os Correios cobram todos os envios mensalmente, com um abatimento nos custos, ou optar por pagar cada encomenda na boca do caixa.

A precificação dos serviços é feita da seguinte forma:

  • CEP: de acordo com a localidade de envio;
  • peso: de acordo com o peso do objeto;
  • peso cúbico: de acordo com a área do objeto, visando prever quanto espaço ele ocupará no transporte;
  • serviço: de acordo com a agilidade do serviço escolhido.

Para os e-commerces, há 4 opções de envio atualmente:

  • PAC: opção mais em conta, com um tempo estimado maior. Limita encomendas de 30 kg a nível nacional e 50 kg a nível estadual;
  • Sedex: mais caro que o PAC e mais rápido (entre capitais pode chegar em 1 dia). Permite o envio até 30 kg;
  • Sedex 10: mais caro que o Sedex e a encomenda chega no destinatário até as 10h do dia seguinte, dentro do limite de 10 kg;
  • Sedex Hoje: o serviço mais caro de todos, mas que garante a entrega até às 18h do dia da postagem, dentro de 10 kg;

Descontinuidade do e-Sedex

O serviço era voltado para os e-commerces e não opera mais desde junho de 2017. Ele era mais barato para as lojas, além de oferecer uma entrega mais rápida, especialmente entre capitais. Sua extinção acarretou em preços maiores de produtos, já que a despesa maior das lojas precisa ser compensada.

Transportadora

O serviço de transportadora é mais caro, podendo, também, variar no tempo de entrega. O interessante é que ele seja oferecido como uma opção a mais para o cliente, mas não como o único serviço de entrega disponível.

As vantagens das transportadores é que elas não limitam o peso, não restringem área, entregam diretamente sempre, têm mais flexibilidade na hora de negociar valores e também não apresentam riscos como greves, algo muito comum nos Correios.

Entenda a vantagem do rastreamento de objetos

Independentemente da escolha de frete, o rastreamento está disponível em ambas, sendo uma ferramenta que traz um controle melhor e mais seguro, seja para o cliente, seja para a loja.

Por meio do rastreamento, é possível ver cada etapa da entrega, desde a postagem até o momento em que o item chega ao destinatário. Além disso, por ele, é possível verificar se há algum problema, caso a entrega demore a chegar.

O rastreamento é fundamental para que o e-commerce não precise se preocupar frequentemente com o andamento da entrega, já que o cliente pode verificar, evitando ligações ou e-mails para a consulta do status do serviço. Isso aumenta muito a confiança entre cliente e loja.

Gostou de saber mais sobre rastreamento de objetos e métodos de envio? Agora ficou mais fácil escolher o melhor para sua loja! Quer mais conteúdos como este? Siga-nos nas redes sociais! Facebook | Twitter | LinkedIn | Instagram


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