Saiba como estruturar processos na sua agência de publicidade

A definição e a estruturação de processos são muito importantes para a gestão de uma agência de publicidade.

Com processos bem definidos você é capaz de visualizar e controlar a execução de todo o trabalho realizado por sua equipe, eliminando erros que podem prejudicar o seu sucesso. Processos bem estruturados também permitem que cada membro de sua equipe saiba o que esperar de si e dos outros, aumentando sua eficiência e escalabilidade.

E se você tem dúvidas sobre como estruturar processos em sua agência de publicidade, fique tranquilo. Neste post vamos dar 6 dicas para você ser bem-sucedido nesse desafio.

1. Identifique os objetivos do processo

Para que a estruturação dos processos em sua agência seja eficiente, é muito importante identificar os objetivos de cada um deles.

Entenda qual é o papel de cada processo na execução dos trabalhos de sua equipe, quais benefícios ele poderá gerar e comunique isso para todos os membros do grupo. Dessa forma, você garante o engajamento de todos, o que vai facilitar a gestão.

2. Priorize os processos mais importantes

Em uma agência de publicidade não existe apenas um processo. São várias ações que precisam ser realizadas simultaneamente e que vão ajudá-lo a atender aos desejos de seus clientes.

Por isso é muito importante que você identifique quais processos devem ser priorizados e quais devem gerar mais resultados no médio e longo prazo.

3. Mapeie cada etapa do processo

O próximo passo para construir processos eficientes é criar subsídios para que você saiba exatamente como está o seu andamento e quanto falta para ele ser finalizado.

E para fazer isso é preciso que você crie uma lista de atividades e defina a ordem em que elas devem ser realizadas. É muito importante também que você faça uma descrição destas atividades e dos caminhos lógicos que sua equipe deve seguir.

Com o mapeamento de cada etapa do processo você terá uma visão macro de sua execução, permitindo a identificação de falhas e problemas com maior facilidade.

4. Treine sua equipe

O treinamento é uma peça chave para a estruturação de processos bem-sucedidos. Por isso, toda sua equipe precisa estar ciente de cada detalhe do processo, bem como as melhores práticas a serem seguidas.

Este treinamento deve ir além da correta utilização das ferramentas de trabalho; ele abrange como se comportar em cada situação.

5. Documente cada processo da agência de publicidade

Um erro muito comum na criação de processos em agências de publicidade é a falta de documentação. Sem que cada etapa do processo esteja documentada e acessível para todos, é natural que alguns passos sejam omitidos, o que pode prejudicar o resultado final.

Não deixe de documentar em detalhes todo o processo. A estrutura de fluxograma é muito útil nestes casos, permitindo que ele seja visualizado de forma rápida sem abrir espaço para diferentes interpretações do que precisa ser executado.

6. Melhore o processo sempre que possível

Nenhum processo é infalível. Mesmo que sejam bem construídos e sigam uma lógica bastante clara, é natural que sejam realizados ajustes nos processos criados para sua agência.

Esteja sempre atento para localizar inconformidades, pontos que geram atrasos e outros gargalos que podem ser otimizados para garantir melhores resultados.

Algumas ferramentas, como o ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act), matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) e o diagrama de Ishikawa podem ser utilizadas para identificar os aspectos que podem ser melhorados para ajudar sua agência crescer.

Agora que você já sabe como estruturar processos na sua agência de publicidade, siga os perfis da iSET no FacebookTwitter e no LinkedIn e receba mais dicas para otimizar sua gestão.


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Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.