Saiba como otimizar suas campanhas no Google Shopping

O Google Shopping já se tornou uma ferramenta quase indispensável para quem realiza compras online. De forma resumida, a plataforma consiste em listas de anúncios de produtos que aparecem acima ou ao lado da pesquisa quando alguém realiza a busca por um produto.

Ele também pode ser acessado diretamente, sendo uma ferramenta muito interessante de comparação de preços. Isso facilita a vida do cliente e traz alguns desafios para as empresas.

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Como iniciar campanhas

Para anunciar nessa plataforma, sua empresa deve ter duas contas funcionando em conjunto: Google AdWords e Google Merchant Center. Essa última é onde os dados sobres seus produtos são armazenados e compreendidos de uma forma que faz sentido para o Google. A plataforma utiliza esses dados para criar os anúncios e para saber onde eles devem aparecer.

Contudo, é no Google AdWords onde você irá, de fato, gerenciar as campanhas no Google Shopping. Lá, você poderá definir os orçamentos diários, os lances e os grupos de produtos.

Como otimizar campanhas

O gerenciamento e a otimização dessas campanhas são muito semelhantes a um trabalho de SEO. Contudo, diferente dos anúncios tradicionais, você não pode especificar exatamente as palavras-chave que deseja aparecer.

Ao invés disso, o Google estuda seu feed no Merchant Center e determina as palavras-chave que fazem sentido para seus produtos. Por isso, é muito importante fornecer dados completos para o Google. Veja a seguir algumas dicas importantes.

Imagens

O Google é implicante com as imagens dos anúncios — e por um bom motivo. Ele busca uma consistência para a plataforma e previne que empresas enganem os clientes com logos, marcas d’água e textos promocionais.

A foto do produto deve, necessariamente, ser uma foto em um fundo branco e só. Logos e imagens apenas se estiverem presentes no produto. O produto também deve estar bem visível e centralizado na foto.

Descrições

As descrições de seus produtos não precisam ser grandes. Você não terá melhores resultados se escrever bem e de forma persuasiva.

Isso significa que não adianta escrever algo como “jaqueta bonita e de boa qualidade”. Aproveite o espaço da descrição para adicionar possíveis palavras-chave e atributos do produto que seus clientes podem procurar.

Concorrência

Estude o que os seus principais concorrentes estão fazendo em suas campanhas. Veja como os que possuem melhor posicionamento estão se diferenciando e extraia alguns insights para otimizar e melhorar as campanhas de sua empresa.

Confira, também, se os seus preços estão de acordo com a média do mercado. Se seus preços estiverem muito acima da concorrência, fica difícil ter competitividade e atrair o consumidor.

Lances

Você sabe quais são os melhores produtos de sua empresa, quais possuem melhor potencial e quais são mais atrativos para os clientes. Foque seus lances nesses produtos, pois, assim, você terá um retorno melhor e mais rápido do que em produtos menos vendidos.

Agora, você está pronto para iniciar e otimizar as campanhas no Google Shopping! Lembre-se de que, ao realizar os anúncios nessa plataforma, o volume de clientes irá aumentar. Por isso, você não deve descuidar do atendimento de qualidade ao cliente, item que você pode conferir aqui no nosso blog!


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Camila Coelho

Consultora de E-commerce da Empresa iSET - Internet, Soluções e Tecnologia - Formada em Publicidade e Propaganda, adora fotografia e meu sonho é viajar pelo mundo.

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