As tendências de consumo que estão transformando o mercado

Você também acha de que a vida tem passado rápida demais nos últimos anos? Pois saiba que essa sensação é comum e tem muito a ver com o ritmo acelerado que a sociedade vive. Esse fenômeno tem forte influência do avanço da tecnologia, já que ela está cada vez mais presente na vida das pessoas, mesmo nas classes econômicas mais modestas.

Para exemplificar, observe o que ocorre em nosso país: apesar de ainda haver grande desigualdade social aqui no Brasil, já que ocupamos a 79º posição entre 187 nações consideradas no índice de desenvolvimento humano da ONU, somos o 5º país que mais consome internet em laptops e desktops. Também somos a 4º nação que mais investe em smartphones e estamos entre as 10 que mais compraram tablets no último ano.

Esses dados explicam muita coisa. Por exemplo, porque o consumo por aqui, como no restante do mundo, está cada vez mais influenciado pelo universo digital. Da mesma forma, quem vende precisa se adaptar ao novo consumidor que tem emergido e, pelo visto, tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos. No post de hoje separamos as 3 principais tendências de consumo que têm transformado o mercado. Confira:

Internet determina decisões

Sem dúvidas, essa é a tendência-chave, já que abre reflexão para as demais. Com a expansão da internet, hoje o canal se tornou um verdadeiro oráculo. Observe se você se enquadra em, pelo menos, uma dessas situações:

  • Já pesquisou algum sintoma na internet para “descobrir” a doença antes mesmo de consultar um médico?
  • Foi chamado para uma entrevista de emprego e automaticamente pesquisou os antecedentes e qualificações da empresa? Procurou fóruns de discussão em redes sociais para atestar a boa reputação com os ex empregados?
  • Antes de comprar um produto de beleza, visitou blogs e resenhas sobre o item para ver a opinião de blogueiras e também os relatos nos comentários?
  • Antes de fechar a viagem de férias você pesquisou desde as promoções nas áreas até os melhores pacotes de hospedagem?
  • Não importa o que você pensou em comprar, se uma casa ou uma coleira nova para o seu cachorro, você decidiu sua compra não apenas pelo custo-benefício, mas foi fortemente influenciado pelos relatos que leu na internet.

Recomendações sociais x publicidade

Diante das situações observadas acima, fica claro que o consumidor atual não é passivo como nas décadas passadas. A era offline limitava o consumo à publicidade, que de forma quase agressiva, empurrava conceitos e ditava o que as pessoas deveriam comprar, sem permitir muita reflexão.

Apesar de a publicidade ainda ser uma ferramenta forte, hoje ninguém compra um carro só porque viu no comercial que ele é o melhor. Certamente quem adquirir esse veículo vai buscar informações adicionais além do “compre porque sou o melhor”. É aí que as recomendações sociais entram em cena, porque um blog atualizado de um especialista automotivo oferece muito mais argumentos do que os 30 segundos de publicidade no horário nobre.

Consumidor cada vez menos manipulável

Sim, ao contrário do que ocorria no passado, o consumidor atual não é mais uma “presa fácil” do vendedor. Quando um cliente chega hoje a uma loja, seja física ou e-commerce, ele já está 60% convencido de que vai adquirir um determinado item. Os 40% restantes são dúvidas com relação às marcas disponíveis ou funcionalidade desse produto. Nesse cenário, o vendedor que “empurra” produtos está fadado ao insucesso e a melhor forma de agir é oferecer todas as informações necessárias para que esse cliente fique satisfeito o suficiente para não fechar a venda com o concorrente. A manipulação está com os dias contados. Estamos na era do engajamento!

Entender que um novo perfil de consumidor está dominando o mercado é uma etapa importante para se adaptar a este novo mundo. Com as rápidas transformações na sociedade, quem não se adapta, fica para trás!

Você já está pronto para lidar com este novo cenário? Compartilhe sua opinião conosco, nos comentários!


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