Terceiro Passo – Registre um domínio

As estratégias e ações digitais que você desenvolve têm o objetivo de gerar tráfego para o seu site estimulando as vendas. O domínio da sua loja online é o endereço dela, e para realizar compras o consumidor precisará acessá-la da forma mais simples possível.

Se o domínio registrado for complexo, não tiver semelhança com sua marca ou associação ao segmento, suas chances de ser encontrado podem ser prejudicadas. Por isso, a escolha deste endereço requer muita atenção!

Tipos de extensão de domínios

O habitual “.com” é utilizado para fins comerciais. Quando isolado trata-se de um domínio global. Acompanhado por “.br” remete a um endereço brasileiro. Contudo, você já deve ter visto domínios diferentes do tradicional www.meusite.com.br e se questionado qual o critério de escolha ou o que significa, certo?

  • -.org: para organizações sem fins lucrativos;

  • -.info: sugere que sejam sites com grande volume de informações, seja para assuntos específicos ou não;

  • -.biz: voltado para negócios, remete ao significado da palavra em inglês business;

  • -.net: indicado para empresas envolvidas em negócios na Internet.

Existem também extensões de domínios para segmentos específicos e profissionais liberais como:

  • -edu.br: para entidades de ensino superior;

  • -gov.br: voltado para entidades governamentais;

  • -med.br: para profissionais liberais de medicina;

  • -mus.br indicado para músicos.

Dicas para escolher o melhor endereço para a sua loja

O melhor domínio para a sua loja é o nome dela. Caso isto não seja possível ou não seja a melhor estratégia para o seu negócio, você deve pensar neste endereço como uma identidade digital da sua marca. Por isto ele deve ser simples, curto e de fácil compreensão para ser gravado. Para a melhor escolha fique atento a questões que possam dificultar a memorização como:

  • Escrita diferente da pronúncia;

  • Letras repetidas;

  • Excesso de consoantes;

  • Nomes extensos;

  • Acentos que dificultem a pronúncia, logo a memorização;

  • Nenhuma associação ao nome da marca, produto ou segmento.

Como registrar um domínio no Brasil

Após a escolha do endereço o próximo passo é validar se ele está disponível. Desta forma, é sempre bom ter algumas cartas na manga.

Para fazer esta verificação separe os domínios de interesse e acesse http://www.registro.br/. Se preferir você pode fazer isto aqui em nosso site. É simples! Basta inserir o endereço e escolher a extensão. Caso o endereço esteja livre basta dar continuidade aos passos da ferramenta para adquirí-lo.

Considere o registro de endereços alternativos

Seja para redirecioná-lo ao domínio em que seu site for hospedado ou apenas como estratégia para que a concorrência não os utilize, considere a compra de domínios que possam causar dúvidas ao cliente como nomes similares em extensões diferentes ou endereços com termos mais genéricos que remetam ao seu segmento e tenham alto volume de buscas.

Os custos para registrar um domínio são baixos e podem ajudar a cercar o cliente que busca por sua marca ou mercadoria.

Agora que você já tem todas as dicas para escolher um domínio avalie as possibilidades e registre a melhor opção para a sua estratégia. Se ainda restaram dúvidas, não se esqueça de compartilhá-las aqui nos comentários!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *