User Experience: 5 problemas de usabilidade que atrapalham o seu negócio

Você já reparou em como um bom site é importante para a experiência do usuário? Muitas empresas ainda ignoram esse detalhe, oferecendo algo incompleto e desbalanceado, que pode estar contribuindo para que o usuário não volte nunca mais. 

Você já ouviu falar em user experience? No artigo de hoje, vamos falar sobre a experiência do usuário e cinco fatores que podem atrapalhar a usabilidade do website do seu negócio. Confira!

Navegação

Quando apontamos problemas de navegação em um website, estamos mostrando deficiências na interface, algo que atrapalha a experiência do usuário. Partindo do ponto em que estamos lidando com um e-commerce, é fundamental que tudo aponte para a solução do problema: a compra de um produto ou serviço.

Dessa forma, tudo precisa estar dividido entre categorias bem visíveis, dispostas de forma acessível. Caso contrário, o usuário pode até realizar o negócio, mas dificilmente voltará para comprar novamente.

Design

Parte muito importante de um website, o design é responsável por criar um padrão de estilo e uma hierarquia visual que será seguida em toda a sua extensão. Ele precisa ser eficiente, mostrar ao usuário o que ele realmente precisa a cada página visitada. Um design mal estruturado contribui para uma experiência ruim, com o usuário precisando procurar a cada página novas informações e formas de prosseguir.

Conteúdo

Quando pensamos em conteúdo, estamos falando de tudo o que o usuário deve encontrar quando se envolve com um website. São as informações contidas nesse objeto diante dessa pessoa. Esclarecido esse aspecto, é fundamental que um e-commerce fique atento em ser objetivo.

Se o usuário deseja informações sobre um produto que deseja adquirir, não adianta adicionar informações não relacionadas ao que ele precisa. O que ele deseja são as informações do produto, formas de pagamento e valor do frete. Não fuja da objetividade, vá direto ao ponto.

Usabilidade

Quando falamos sobre usabilidade, estamos pensando em formas de deixar um produto ou serviço mais acessível ao usuário, mais fácil de usar. Não importa se são oferecidas dezenas ou centenas de opções se ele acaba se confundido com tudo aquilo, não é mesmo? É preciso existir ordem para que o uso seja feito de maneira satisfatória. Pense em como a compra de um item online funciona em forma de blocos, da página inicial até a conclusão da compra.

Percebe como nenhum site de vendas tenta reinventar a roda? Isso é feito pois, caso uma alteração seja feita, há uma quebra de usabilidade. Procure pensar no essencial, não tente adicionar funcionalidades que não são chave para a experiência do usuário, caso contrário, são grandes as chances dos clientes simplesmente não conseguirem efetuar uma compra.

Otimização

Ter um website coeso e bem estruturado são itens fundamentais para qualquer negócio que deseja ter sucesso na internet. Caso não haja equilíbrio entre os itens citados acima, as chances de ter o retorno esperado diminuem muito! 

Felizmente, hoje em dia é possível encontrar soluções e empresas especializadas que oferecem ao empresário tudo o que ele precisa para ter um e-commerce profissional e com alta usabilidade, além de toda uma estrutura para trabalhar o marketing digital da nova página.

Gostou do artigo de hoje? Para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog, não deixe de assinar a newsletter!


Comentários

Comentários

Equipe iSET

Somos os maiores especialistas em e-commerce no Brasil! Quer começar sua loja virtual? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *