Vendas no e-commerce: 6 motivos pelos quais sua loja virtual não vende!

Se você tem uma loja virtual, provavelmente já encontrou dificuldades em manter suas vendas no e-commerce, não é mesmo?

Isso não acontece só com você! Muitos negócios online não conseguem manter suas vendas ao longo do tempo e isso faz com que suas chances se manter no mercado sejam baixas.

Mas não se preocupe: listamos 6 motivos pelos quais sua loja virtual perde vendas e vamos mostrar como evitar esses erros. Confira!

1. Plataformas limitadas

O primeiro passo para ter um e-commerce de sucesso é escolher uma plataforma adequada. Existem muitas opções no mercado. Porém, ao escolher sua plataforma, o ideal é encontrar aquela que:

  • ofereça uma solução robusta;
  • seja personalizável;
  • dê suporte para todo o processo de venda;
  • seja capaz de suportar seu crescimento ao longo do tempo.

2. Identidade ineficiente

Muitos lojistas podem até ter uma loja online bonita, mas a sua estrutura de navegação é ineficiente e não gera vendas. Isso acontece devido à má disposição das sessões e produtos, com botões e informações difíceis de achar, que fazem com que seu consumidor não fique muito tempo na sua plataforma e, consequentemente, não compre.

O design da plataforma deve ser pensado para facilitar a compra do usuário. Use estratégias para proporcionar uma experiência simples e intuitiva aos seus visitantes e não foque somente na beleza da sua loja online.

3. Estratégia de marketing errada

A definição correta da estratégia de marketing faz toda a diferença no volume de vendas do seu e-commerce, afinal, ela é responsável por atrair e se comunicar com o seu público-alvo. O erro mais comum é tentar usar a mesma estratégia de uma loja física. Lembre-se, porém, que o comportamento de compra do usuário online é diferente daquele observado na loja física!

Por isso, o ideal é identificar como o seu público se comporta online e trabalhar seu marketing com base nos insights retirados dessas informações!

4. Falar com o público errado

Outro erro muito comum é tentar vender tudo para todos, como fazem muitos varejistas grandes do mercado. A diferença é que esses grandes varejistas não começaram assim; no início, eles definiram um público-alvo para suas lojas e direcionaram suas ações para conquistá-lo.

Você deve definir o público online ideal para seu e-commerce e pensar na sua jornada de compra completa. Assim, você pode se comunicar de forma adequada com ele.

5. Pós-venda ineficiente

Um erro muito comum é não pensar no que fazer após a venda de um produto. Ao conquistar um novo cliente, você deve fazer com que esse cliente:

  1. retorne ao seu site;
  2. compre novamente;
  3. indique sua plataforma para sua rede de contatos.

Como fazer isso? Usando uma estratégia de Customer Success. Com ela, você aumenta suas chances de fidelizar seus clientes e de ter mais vendas na sua loja virtual.

Agora que você aprendeu como evitar esses erros na sua loja online e está pronto para aumentar suas vendas no e-commerce, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e não deixe de acompanhar as novidades!


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Thiago Távora

Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.

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