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Afinal, o que é uma plataforma mobile?

 

Plataforma Mobile é feita apenas para se adaptar à tela de Smartphones, criada de fato pensando nas telas destes dispositivos e em como as pessoas costumam de interagir com seu telefone celular. A plataforma Mobile é basicamente um catálogo secundário, com infraestrutura independente, mas totalmente integrado à sua loja virtual.

 

Das muitas vantagens que uma plataforma mobile pode oferecer, uma delas certamente está relacionada ao fato de o conteúdo do site ser veiculado na tela de um smartphone sem qualquer distorção.
Isso quer dizer que tanto faz se o usuário realiza acessos via desktop ou dispositivos móveis, porque a disposição das informações, em ambos os casos, não fica comprometida. Afinal, a plataforma mobile oferece uma infraestrutura compatível com diferentes aparelhos.

 

Neste post, explicaremos como funciona esse tipo de sistema e ainda destacaremos como pode ser útil ao seu negócio. Acompanhe!

Afinal, o que é uma plataforma mobile?

Trata-se de uma nova forma de acesso ao endereço eletrônico da empresa, que é adaptada para funcionar em qualquer dispositivo móvel, seja ele um smartphone, seja um tablet. Logo, não é considerada um aplicativo, uma vez que não está disponível para ser baixada e instalada em um dispositivo.

 

Como normalmente a criação de uma plataforma mobile ocorre após a existência de um site corporativo, é muito interessante que o desenvolvimento seja feito em um novo endereço, comumente com um “m.” na frente. Por exemplo, se o site é chamado “sitedaempresa.com.br”, o novo endereço será “m.sitedaempresa.com.br”.

 

No entanto, não se preocupe: é papel do programador criar as funções que descobrirão a fonte do acesso e, assim, apresentar o endereço correto para o usuário.

Qual a importância de uma plataforma mobile para sua empresa?

A aparência de um site faz toda a diferença no contato dos clientes com uma marca, principalmente na primeira vez.

 

Páginas que são criadas para funcionar apenas em ambiente desktop aparecem com um zoom maior quando a tela do dispositivo é menor. Em outras palavras, isso dificulta a visualização do conteúdo se o acesso for realizado por meio de um smartphone.

 

Perceba que, nos dias atuais, esse tipo de readequação é imprescindível, sobretudo no mundo dos negócios. O acesso à internet por meio de dispositivos móveis é crescente e praticamente dobrou no Brasil de uns anos para cá. Isso influencia consideravelmente o comportamento do consumidor, que utiliza esses equipamentos também para comprar.

 

Só para que você tenha uma ideia, aproximadamente 75% das vendas online efetuadas no último trimestre de 2017 partiram desses aparelhos. Portanto, construir um ambiente favorável a isso é fundamental, inclusive, para ganhar créditos entre os motores de buscas — cujos algoritmos favorecem, prioritariamente, os sites denominados mobile friendly.

 

Com uma plataforma mobile criada, a experiência do usuário será melhorada independentemente do tipo de tela em que esteja visualizando o site. Como as pesquisas nos informam, é preciso estar presente no mundo mobile, pois é lá que as pessoas consomem conteúdo atualmente.

O que considerar antes de escolher ou criar uma plataforma mobile?

A experiência do usuário nunca esteve tão em voga como nos dias atuais. Hoje, para construir um site, você precisa ir além do aspecto visual, ou seja, considerar fatores como navegabilidade, interação, URL amigável, conteúdo relevante, carregamento rápido e imagens flexíveis.

 

Enfim, cada pormenor deve ser tratado com a máxima diligência, pois disso também depende a experimentação do cliente. De nada adianta a melhor estratégia se o site não oferece condições de usabilidade.

 

Dito isso, os lojistas ou empreendedores, de modo geral, não têm outra escolha a não ser tornar responsivas as plataformas que utilizam. Isso implica ajustar o tamanho das telas, melhorar a conexão e investir em segurança ― as fraudes ainda são entraves para os compradores virtuais.

 

É claro que, ao tentar definir o tamanho da tela, nos deparamos com um impasse inevitável, já que hoje em dia contamos com dispositivos em tamanhos variados. Mas, mesmo assim, não há um padrão determinado sobre isso.

 

Contudo, é importante testar e implementar resoluções variadas (240×320, 768×1024, 480×640,1024×768), pois assim fica mais fácil atender a todos. Mas não se esqueça de trabalhar a proporção em cada uma delas, a fim de que a distribuição dos elementos seja otimizada — com alinhamento proporcional e respiro entre os espaços.

Quais as vantagens de ter uma plataforma mobile?

Com um site adequado, a empresa poderá se beneficiar de todas as vantagens de estar inserida no mercado mobile. Vamos ver alguns dos benefícios encontrados:

Maior velocidade no acesso

Como o site estará totalmente propício para funcionar em dispositivos móveis, suas páginas serão carregadas com mais velocidade. Os arquivos de montagem funcionam somente naquele ambiente e são construídos pensando na capacidade desses aparelhos.

Personalização da página

É possível, via programação, exibir ou ocultar elementos visuais da página, dependendo de onde está vindo o acesso.

 

Um banner ou menu, por exemplo, que é apresentado em um tablet, pode ter seu tamanho ou posicionamento alterado quando for aberto a partir de um smartphone, que possui uma tela menor.

 

Nesse ambiente, a liberdade que designers e programadores têm é visível e muito benéfica para o projeto.

Redução na taxa de rejeição

A interação nos meios digitais é um fator muito importante para que seu site apareça mais na internet, pois se o Google entende que as pessoas não interagem, ele perde posições.

 

Nesse caso, a plataforma responsiva contribui para que haja diminuição de usuários que acessam a página e a abandonam sem qualquer indício de contato. Então, dê motivos que para eles permaneçam e interajam mais.

Melhora na conversão de leads e vendas

Se sua empresa utiliza muito as redes sociais ou qualquer outro canal para promover as ações da marca, ter um site responsivo é essencial para atrair e vender mais. A chance de alguém se inscrever, compartilhar ou simplesmente passar mais tempo navegando certamente aumenta.

Quais são as tendências do momento?

Proporcionar a melhor experiência para o cliente é a melhor forma que você tem de retê-lo e fidelizá-lo. Por isso, as ferramentas responsivas são construídas no sentido de atender às exigências das demandas atuais. Estas são apenas algumas das novidades que serão intensificadas com o uso de plataformas mobile:

 

  • programa de fidelidade: frete gratuito, cupons de oferta, brindes promocionais, descontos progressivos. Ou seja, a plataforma precisa estar equipada com ferramentas que favoreçam essas e outras ações estratégicas;
  • user experience ou experiência do usuário: interface intuitiva, formulários curtos e carregamento rápido são algumas das propostas que farão você vender mais;
  • aplicativo web progressivo: ecrãs de splash, páginas animadas e notificações push fazem parte das novidades que prometem trazer mais personalização para os consumidores;
  • design funcional: linhas, padrões e formas geométricas vão proporcionar mais equilíbrio e funcionalidade para a página;
  • mobile friendly: conteúdos relevantes, conexão rápida e interação constante estão entre as prioridades dos motores de busca;
  • deslocamento e animações avançadas: estratégicos, minimalistas ou educacionais, tais recursos serão usados para dar mais leveza ao site, a fim de proporcionar uma experiência memorável.

 

Ter uma plataforma mobile certamente aumenta a visibilidade da marca na internet e ainda potencializa suas chances de conquistar mais leads. Como vimos, a experiência do usuário vem assumindo um papel notável na implementação de ações e constituição de novas tecnologias. Portanto, se você quiser se destacar nesse meio, deve fazer parte desse movimento de inovação.

 

Gostou de saber o que uma plataforma mobile pode trazer em vantagens para o negócio? Então, confira agora mesmo a importância de ter um e-commerce mobile para conquistar mais clientes!

 


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