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Calendário 2014 do E-commerce: Como impulsionar as vendas de sua loja virtual.

Como provavelmente você já sabe, algumas datas comemorativas do ano como: Dia das Crianças, Dia dos Pais, Natal, são mais significativas para o varejo, pois normalmente são responsáveis pelo crescimento no faturamento para muitos comerciantes.

Embora estas sejam datas importantes, o ano não se resume somente a estas. Na verdade o calendário é repleto de comemorações especiais, algumas bastantes específicas é claro. Mas, com um pouco de criatividade você pode aproveitar algumas datas para impulsionar seu negócio.

Para ajudar a você, o blog da iSET selecionou algumas datas especiais que podem alavancar as vendas de sua loja virtual.

Janeiro

26 – Dia da Gula

Pode ser uma data importante para quem vende alimentos. Uma boa dica é explorar o layout com banners promocionais exclusivos para a data.

30 – Dia da Saudade

Esse sentimento tão brasileiro pode ser demonstrado também por meio de um presentinho, por que não?

Fevereiro

19 – Dia do Esportista
Profissional ou atleta de fim de semana, não importa! A ideia é incentivar a prática de esportes e, claro, a venda de artigos esportivos.

14 – Dia da Amizade
Há dois dias parecidos no ano, que são dedicados aos amigos. E os dois são comemorados especialmente nas redes sociais.

Março

4 – Carnaval
De viagens a fantasias, passando por opções de passeios para os que não curtem a folia e preferem sossego, as oportunidades de vendas nessa época são variadas.

8 – Dia Internacional da Mulher
Não é só de flores que a mulher gosta. O importante é ser lembrada, o mimo vai da criatividade de quem o está oferecendo (e das ofertas que sua loja vai fazer!).

10 – Dia do Sogro
Desde que mundo é mundo, agradar ao sogrão não é tarefa fácil. Um presentinho para ajudar na missão é sempre uma boa ideia!

15 – Dia Mundial do Consumidor
Sempre bom se lembrar dele, que paga suas contas, né?!

20 – Início do Outono
Mudança de coleções. Hora de começar a se preparar para vendas mais “frias”.

Abril

20 – Páscoa
Já faz um bom tempo que as lojas aproveitam a data para vender mais do que ovos de chocolate. Tem gente que vende até produtos diet como alternativa aos tradicionais ovos.

25 – Dia do Frete Grátis
Data exclusiva do e-commerce, existe há cinco anos nos Estados Unidos, onde é chamado de Free Shipping Day. Na última sexta do mês, lojas online oferecem a entrega como cortesia ao cliente. Mas atenção: faça as contas para não tomar prejuízo.

28 – Dia da Sogra
Acredite, há muita gente que gosta da sogra! E um presentinho na data pode provar isso!

Maio

11- Dia das Mães
O Dia só perde para o Natal (em número de vendas no varejo). Em 2013, o e-commerce faturou 1 bilhão de reais com a data. Portanto, não durma no ponto!

Junho

12 – Dia dos Namorados
Moda, informática, turismo, beleza, eletrônicos e por aí vai. Todos os setores podem faturar com a data. Neste ano, a estimativa do setor para a data foi de 1 bilhão de reais em vendas.

21 – Início do Inverno
Mais uma mudança de estação, e mais uma vez é hora de rever estoques e estratégias.

Julho

10 – Dia da Pizza
E como no Brasil tudo sempre acaba em pizza, nada mais justo que uma data dedicada a ela. E não são apenas pizzarias que podem lucrar com a data. O e-commerce de presentes iBacana, por exemplo, aproveitou a data, neste ano, para oferecer kits de produtos relacionados ao tema.

13 – Dia Mundial do Rock
A data possibilita infinitas ações bacanas utilizando bandas e músicas. Coloque a cabeça para funcionar e let it rock, let it roll!

15 – Dia do Homem
Sim, eles também têm uma data exclusiva. Apesar de ser pouco conhecida, esse foi o dia escolhido para os homens do Brasil. O Dia Internacional é 19 de novembro.

19 – Dia Nacional do Futebol
As lojas de ramo esportivo podem aproveitar mais, mas dá para outros setores também faturarem com o dia, mesmo que em menor escala.

20 – Dia do Amigo
Lá no começo do ano, dissemos que havia dois dias dedicados à amizade. Esta aí o segundo. Se perdeu a chance no primeiro, não vacile desta vez!

26 – Dia da Avó
A data está ganhando mais visibilidade e adeptos da comemoração ano a ano. Afinal, vó é mãe duas vezes!

31 – Dia do Orgasmo
As lojas virtuais para adultos podem alavancar vendas no dia! Com alguma criatividade, lojas de outros ramos também.

Agosto

10 – Dia dos Pais
Mais uma data que em 2013 faturou mais de 1 bilhão de reais em vendas no e-commerce. Não dá para deixar passar!

15 – Dia do Solteiro
Em um mundo cada vez mais difícil de encontrar o “par perfeito”, os solteiros precisavam ter uma data para celebrar! Produtos para zoar com a galera ou azarar um pretendente são uma boa pedida!

Setembro

5 – Dia do Irmão
Essa relação, quase sempre entre tapas e beijos, merece uma homenagem. Se vier acompanhada de um presente, melhor ainda!

6 – Dia do Sexo
Mais uma chance de o mercado adulto faturar! Escolhido propositadamente, o dia 6/9 é uma comemoração recente, proposta por uma marca de camisinhas. Há quem diga que em 2013 ela foi comemorada por muita gente!

23 – Início da Primavera
Hora de florir as prateleiras virtuais e apostar em novos produtos para a estação!

30 – Dia da Secretária
Em 30 de setembro de 1850, nasceu Lilian Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever. O dia foi escolhido para homenagear essas dedicadas profissionais. E vamos combinar que chega de flores, né! É hora de comprar outras lembranças, as lojas virtuais estão aí para isso. . .

Outubro

4 – Dia do Cão
Hora de as lojas de pet aproveitarem! Dá para oferecer presentes bem legais para os donos darem aos seus cães!

12 – Dia das Crianças
Já entrou para o calendário de datas mais importantes para o e-commerce. Em 2013, o faturamento girou na casa de 1 bilhão de reais!

15 – Dia dos Professores
Na data dedicada aos mestres também dá para aproveitar, mesmo que o tíquete médio não seja alto (normalmente, é só uma “lembrancinha”).

29 – Dia Nacional do Livro
As livrarias têm uma boa desculpa para lançar e-mails marketing e fazer call to actions comemorativos.

31- Halloween
A comemoração americana também virou mania aqui no Brasil há alguns anos. Além das vendas, dá para brincar com customização de site, e-mails e até embalagens!

Novembro

28 – Black Friday
Tradição americana, a sexta de descontos agressivos após o Dia de Ação de Graças acontece desde 2010 no Brasil. De lá para cá, o faturamento aumenta ano a ano. Em 2013, a projeção era de 390 milhões de reais em vendas.

Dezembro

1- Cyber Monday
A segunda-feira que segue a Black Friday também é coisa da gringa que aterrissou (e ficou) por aqui. Data exclusiva para o mercado on-line, é o momento de os clientes anteciparem as compras de Natal aproveitando bons descontos.

8 – Dia Nacional da Família
Se tem Dia dos Pais, Mães, Avós e Irmãos, nada mais justo que um dia para a família toda! E de bebê a velhinhos, dá para criar muita ação legal com a data!

22 – Início do Verão
Ah, o verão chegou! Praia, sol, colorido. Sua vitrine e seu mix de produtos já estão preparados para a estação?

25 – Natal
A data que mais vende no varejo. Mais de 3 bilhões de reais foi o faturamento da data no último ano. Mas não se esqueça de que é preciso se preparar com antecedência, senão o tiro sai pela culatra.

26 – Boxing Day
Está aberta a temporada de queima de estoque! Este é o dia em que as lojas promovem grandes liquidações para acabar com os remanescentes do Natal e se preparar para receber novas mercadorias.

31 – Réveillon
O ano só acaba quando termina! Dia 31 esta aí para provar isso. Para a virada do ano, tem muita gente ainda à procura de produtos na internet.

 

Confira nosso Webinar sobre como planejar uma Black Friday!


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Gerente de Marketing da empresa iSET. Formado em Gestão de Marketing. Especialista em Marketing DIgital e Mídias Sociais. Atuando como Gerente comercial e Negócios. Experiência profissional de mais de 10 anos na área de Internet. Apaixonado por esportes, filmes de ficção científica e amante de música eletrônica.
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